O ácido hialurônico é um dos queridinhos do mundo da beleza atualmente.

Além de estar presente naturalmente em nosso corpo, ele também pode ser encontrado em forma de cápsula, creme, sabonete e até como substância injetável.

Protagonista da chamada harmonização facial tem sido o preferido de muita gente pois ele não é definitivo.

Quer saber mais sobre o queridinho do momento? Confira este post e saiba o que é o ácido hialurônico, entenda para que serve, veja os principais benefícios e descubra suas versões diferentes no mercado + fotos de antes e depois.

Ácido hialurônico: O que é?

O ácido hialurônico é um biopolímero, ou seja, é uma macromolécula formada por duas unidades estruturais menores. No caso, uma delas é o ácido glucurônico, enquanto a outra é o N-acetilglucosamina.

Estes dois compostos são muito mais do que palavras difíceis de pronunciar. Na verdade, quando combinados eles formam uma substância essencial para o corpo humano.

Quando presente na pele, o ácido hialurônico preenche os espaços entre as células, tornando-a mais lisa e elástica. Com o avanço da idade, a gente tende a perder o ácido hialurônico. E aí, então, começam a se formar as rugas e a flacidez.

E para que serve?

Mas, engana-se quem pensa que ele está só na pele.

Na realidade, essa substância está em todos os órgãos do corpo, ajuda a lubrificar articulações e até influencia no formato dos olhos das pessoas.

Inclusive, sua versão sintética, feita em laboratório, pode ser muito útil tanto para a  medicina e quanto para a estética.

Na medicina é utilizado para o tratamento de artrose, enquanto que na estética é utilizado para realizar pequenos procedimentos. Mais adiante falaremos com mais detalhes sobre os usos estéticos do ácido hialurônico.

acido hialuronico

Quais os benefícios do ácido hialurônico?

  1. Hidratação. É um componente dermatológico altamente emoliente;
  2. Nutrição. Ajuda na retenção da umidade natural das três camadas internas da pele e, por isso, potencializa sua hidratação e nutrição;
  3. Preenchimento. Ocupa o espaço intracelular, e assim, proporciona uma pele mais lisa e mais firme de dentro pra fora.

Cápsula de ácido hialurônico

As cápsulas de ácido hialurônico podem ser utilizadas para aliviar as dores em articulações, pois melhora sua lubrificação. Além disso, ajuda na cicatrização da pele, sem contar os benefícios citados anteriormente.

Creme com ácido hialurônico

Os cremes com ácido hialurônico são, principalmente, os anti-idade. Mas, antes de comprar é sempre bom conferir o rótulo para saber se há a substância ou não no produto.

São várias marcas disponíveis no mercado, com preços e indicações diferentes.

Antes de escolher um de sua preferência, pesquise resenhas e opiniões sobre ele na internet.

Sabonete líquido com ácido hialurônico

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nati Cosmética (@naticosmetica) em

A linha de sabonetes para o rosto da Nati, Make On e Make Off possuem ácido hialurônico em sua composição.

Para criar este composto, a área de desenvolvimento químico combinou 4 tipos de hialuronato de sódio (HA).

Com diferentes propriedades, o HA forma uma rede tridimensional sob a camada superficial da pele retendo água, melhorando a elasticidade e formando uma película protetora na superfície.

Preenchimento com ácido hialurônico

Atualmente a substância já é uma das mais usadas no mundo!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ácido hialurônico injetável é utilizado como recurso estético.

Entre os usos mais comuns estão a injeção para correção de linhas de expressão, rugas e cicatrizes. Além disso também é utilizada nos lábios para devolver o volume para quem perdeu e dar um aspecto mais jovem para o rosto.

Outro uso é para preencher o maxilar e o nariz, suavizando pequenas imperfeições e criando um design mais harmonioso para o rosto. Inclusive, o ácido hialurônico é usado nos procedimentos conhecidos como harmonização facial.

Antes e Depois

Para fazer a aplicação do produto, o profissional de estética precisa fazer um estudo das formas para entender como dar um aspecto mais harmonioso para o rosto da cliente.

A partir do estudo, a substância é aplicada. Após o procedimento, é comum ocorrer vermelhidão, inchaço e irritabilidade leve na pele.

Mas, geralmente, alguns dias depois já é possível observar o resultado da intervenção.

Vamos ver algumas imagens deste tipo de intervenção?

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Harmonização facial (@dranayanepacheco) em

luiza sonza harminização facial

joelma harmonização facial

ácido hialurônico homem

acido hialurônico olheiras

Ácido hialurônico caseiro? Cuidado

Muita gente ouviu falar de um tal ácido hialurônico caseiro. Há, basicamente, duas versões sobre este mito.

A primeira delas é um vídeo que mostra o passo a passo de como criar um poderoso anti-idade aplicando água quente na casca do ovo.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia desmentiu essa receita milagrosa e assegurou: não é possível reproduzir os processos industriais da fabricação de cosméticos em casa. Ainda mais sem conhecimento técnico.

Nicholas Perricone

Isso nos leva ao segundo boato: película de ovo, aquela que fica junto com a clara e a gema do ovo não possui ácido hialurônico.

Esse mito deriva de uma notícia sobre o famoso pesquisador Nicholas Perricone.

Ele diz ter encontrado propriedades nutricionais nesta película e combinou isso com extrato de colostro (o primeiro leite que desce para nutrir o recém-nascido) e junto com outros nutrientes, conforme suas pesquisas.

O OVM é um produto industrial caríssimo, 50 g dele custa mais de 150 mil dólares.

Mas, infelizmente, apenas aplicar a película de ovo no rosto não é eficiente e não contém ácido hialurônico.

Então, cuidado com as receitas milagrosas da internet.

Está a fim de cuidar da pele, mas não tem como pagar por um procedimento estético? Dá uma olhada em nossas dicas de skincare!

E não esquece de seguir a Nati no Instagram pra ficar por dentro das novidades!