O alongamento de unhas pode ser uma forma muito eficiente de complementar a renda da manicure.

Por ser um serviço diferenciado, que exige mais conhecimento técnico e mais trabalho, pode ser utilizado pela manicure empresária para ampliar seus negócios.

Porém, a clientela que gosta de alongamento de unhas é mais exigente e deve estar disposta a pagar mais. Por isso, a manicure precisa ficar esperta na hora de precificar o serviço. Caso contrário, pode sair no prejuízo.

Então, para ajudar a profissional a escolher quais alongamentos vai oferecer para as consumidoras, o Blog da Nati trouxe aqui as 5 principais técnicas de alongamento de unhas.

Neste post você vai saber mais sobre esses tipos de alongamentos, vai ter dicas de precificação e atendimento à cliente.


Vá direto ao assunto

    1. Alongamento de unhas postiças
    2. Alongamento de unhas com tips
    3. Unhas de gel
    4. Unhas de fibra de vidro
    5. Unhas de porcelana

1. Alongamento de unhas postiças

alongamento de unhas postiças com cola

O alongamento que usa unhas postiças é um dos mais tradicionais da área de manicuração. Para a manicure é um dos mais fáceis, já que o material é mais barato e a aplicação não necessita de equipamentos caros, nem de técnicas muito elaboradas.

Para a cliente, é uma solução mais acessível, perfeita para ocasiões especiais, como casamentos, formaturas, festas de debutantes, etc.

As unhas postiças mais interessantes para a manicure são as que levam cola de unhas. Estes modelos vem sem coloração, por isso, a profissional terá de fazer as unhas normalmente, com cutilagem e lixamento, colar as unhas postiças sobre as unhas naturais da cliente, lixar e/ou cortar as unhas artificiais e esmaltar.

Na hora de precificar é preciso considerar o valor das unhas postiças e da cola. Caso elas sejam compradas pela manicure, será preciso cobrar o valor da manicuração completa + serviço de aplicação das unhas (que seria colagem e lixamento técnico).

Se a cliente optar por levar a cola e as unhas por sua conta, então, o valor cobrado será da manicuração + aplicação das unhas.

Por isso, a aplicação de unhas postiças nunca deve ser o mesmo valor de uma manicuração simples. Até porque, se a manicure cobrar o mesmo, sairá no prejuízo.

E se a cliente não quiser pagar?

Bem, neste caso, já existem unhas postiças adesivas no mercado. Estas vem com uma película que fixa as unhas artificiais e não necessita de grandes preparos. Geralmente, já vem coloridas, basta aplicar e sair para o compromisso. No caso, este modelo é mais indicado para a cliente aplicar em casa.

Sempre deixe claro para a cliente quais serão os serviços prestados. Desta maneira, fica mais fácil para ela entender porque o alongamento com postiças é mais caro do que a manicuração simples.

2. Alongamento de unhas com tips

unhas de gel tips

O alongamento de unhas com tips é uma modalidade muito popular. Além disso, é um alongamento que possui diversas variações.

Dependendo das habilidades da manicure, e dos materiais disponíveis para ela trabalhar, o alongamento com tips pode ser combinado com unhas de porcelana e de gel UV.

A principal vantagem destas combinações é a queda do valor do material base. Por exemplo: uma unha moldada apenas em porcelana usa mais matéria-prima cara, ou seja, monômero e pó acrílico.

Já uma unha feita de tips e revestida com porcelana, fica mais leve para o bolso da profissional.

Essa adaptação é perfeita para quem não tem lixadeira com motor. Sem contar que também facilita e muito o procedimento para quem dificuldade em moldar a porcelana.

Quer ver mais dicas sobre aplicação de unhas postiças e tips? Confira:

3. Unhas de gel

alongamento unhas de gel

As unhas de gel são alongamentos feitos com um produto rico em partículas fotossensíveis, que são ativadas por meio da exposição aos raios ultra-violeta.

Esse tipo de alongamento é um dos mais duradouros e pode ser combinado com tips, além de também ser usado nos alongamentos de fibra de vidro.

Para construção do alongamento em gel é preciso ter alguns materiais específicos e um pouco mais caros, como a cabine UV, o próprio gel UV, primer, desidratador, etc.

Por ter uma série de detalhes técnicos e de segurança, é recomendável que a manicure faça um curso antes de iniciar seu aprendizado prático na área, que envolve mais custos.

Mas, em compensação, este alongamento possui um valor agregado dos mais altos. Já que exige uma série de investimentos da profissional.

Veja mais dicas:

4. Unhas de fibra de vidro

alongamento de unhas de fibra de vidro

O alongamento de unhas com fibras de vidro é uma técnica derivada das unhas de gel, porque pode utilizar gel UV em sua construção.

A principal diferença entre as unhas de fibra de vidro são construídas com filamentos de vidro finíssimos e flexíveis. Essas cerdas ajudam a dar mais durabilidade e também um certo ar mais natural para as unhas artificiais.

Apesar de ser um pouco mais cara do que as tips, as fibras de vidro possuem um acabamento muito delicado. Inclusive, em alguns casos, chega a ficar idêntica a uma unha natural.

A durabilidade deste alongamento é tão bom quanto os das unhas de gel.

Quanto a valores, a manicure deve considerar o preço do gel + o da fibra de vidro utilizada em cada alongamento + mão de obra.

Confira alguns macetes sobre unhas de fibra de vidro:

5. Unhas de porcelana

como fazer unhas de porcelana

As unhas de porcelana são um tipo de alongamento de unhas que utiliza uma massa composta de pó acrílico e monômero líquido.

O material deste alongamento é mais duro, ideal para quem gosta de resistência. Porém, para a manicure, é um material mais difícil de trabalhar, pois por ser mais resistente, também é mais difícil de lixar.

As unhas de porcelana possuem uma vantagem para a manicure que está começando agora: não precisa de cabine UV para secar, por isso, apesar de ser mais difícil de lixar, ainda exige um investimento inicial um pouco menor.

Essa técnica da porcelana também pode ser mesclada com as tips ou com a fibra de vidro. Porém, apenas a porcelana é forte o suficiente para segurar a estrutura da unha.

Se você quer aprender a fazer unhas de porcelana, veja este post especial sobre o assunto:

Agora, se você é manicure, não pode perder a oportunidade de ficar por dentro das principais tendências de unhas decoradas. Olha só:

E não se esqueça de seguir a Nati no Instagram para ficar por dentro das novidades.