Aumentar as vendas de esmaltes em 20% pode melhorar o faturamento de qualquer lojista da área de cosméticos! Isso porque os produtos para as unhas são responsáveis por grande parte do faturamento de um estabelecimento deste setor.

E não é para menos. O mercado brasileiro de esmaltes é o 2° maior do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. É uma imensa oportunidade de negócio que pode encher seu bolso. 

Aumentar vendas de varejo tem a ver com otimizar a sua loja para vender mais. São várias ações que, se praticadas ao longo do tempo, podem garantir um aumento de, no mínimo, 20% nas suas vendas de esmaltes.


 

Índice: clique e vá direto ao assunto

Como aumentar as vendas de esmaltes?

A conexão é a chave

Mais que loja, uma máquina de vendas

Os pilares do marketing de varejo

Com vocês, o esmalte!

Precificação sem sofrência?

Lei da Oferta e da Procura

Raio X do Esmalte

O que considerar na precificação?

Turbinando as vendas

Como fazer uma promoção?

OBJETIVO

PÚBLICO-ALVO

PRAZO

COMUNICAÇÃO

CUSTO

METAS

Dica de Ouro

Gatilhos mentais

Tipos de promoção

Datas comemorativas

Ponto de Venda

5 categorias de produtos que o cliente costuma comprar

Vitrine: O canto da sereia

Uma coisa de cada vez

5 elementos para fazer uma vitrine atrativa com pouco dinheiro

Layout da loja

Tipos de Layout

Disposição de produtos na loja

O esmalte dentro da loja

7 Fatores que mais levam os usuários a comprarem em lojas físicas

Verticalização de produtos

Posicionamento de produtos na gôndola

Pontos extra

Uma mina de ouro

Ações na loja

Pessoal de vendas

Blog da Nati

Métrica: A matemática do sucesso

Vai time!

A reunião faz a força

Não pode faltar na reunião

Storytelling

Criatividade é ouro

Tempestade de ideias

Veja 10 dicas para melhorar suas vendas

Como você vende o que você vende?

Estude um case próprio

Parcerias que geram vendas

O que avaliar em um fornecedor?

Fique de olho na concorrência

A análise que é uma gracinha

Cuidado para não morder a língua

Venda é processo: AINDA

Pirâmide de Maslow

Sua loja tem que ir onde o povo está

Canais de contato com o cliente

Tripé da presença on-line

Delivery

Fique atento

Prova Social

Zele pela reputação da sua loja

10 Dicas para responder comentários de clientes sobre sua loja

Perto de mim

O novo consumidor: 5 tendência que ninguém pode ignorar

Influência

Como escolher um influencer?

Cupons digitais são vistos como importantes influenciadores

Fidelização

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

Trabalho consistente gera resultados progressivos

Ciclo sem fim

Introdução ou Visibilidade no Mercado

Ascensão

Maturidade

Pesadelo na Cozinha, uma aula de cegueira seletiva

5 materiais poderosos para o lojista de sucesso

Espelho, espelho meu

Autoavaliação versus auto-engano

Você quer ver o faturamento da sua loja crescer em 20%?

 


Como aumentar as vendas de esmaltes?

aumentar vendas de esmaltes

Setor de beleza e cosméticos têm crescido, mas ao mesmo tempo, o consumidor brasileiro está menos leal a produtos, marcas e canais varejistas.

Por isso, é cada vez mais urgente a tarefa de seguir as principais tendências de marketing de varejo. Desta forma, as chances de se destacar diante dos clientes aumenta muito.

A conexão é a chave

Se você está disposto a criar uma nova realidade para a sua loja daqui para frente, este Guia Completo certamente será muito valioso para você.

Aqui, vamos falar sobre técnicas clássicas de marketing específicos para lojistas, além de abordar as estratégias que despontam como tendências certas para o futuro. Ao combinar estas duas vertentes de atuação em seu dia-a-dia na loja, com certeza, os rendimentos vão crescer!

Agora, para começar entender o que faz diferença na hora de aumentar as vendas de esmalte, você precisa não apenas conhecer seu consumidor, é preciso gerar uma conexão real com ele. 

conexão com cliente aumenta vendas

Por exemplo, de acordo com o levantamento da Nielsen, 87% das mulheres afirmam que a perfumaria é um local no qual elas pensam mais em si mesmas, no seu cuidado próprio e sua satisfação. Já pensou em usar esta informação na hora de se comunicar com suas clientes?

Olha só o depoimento de uma das consumidoras:


“Eu gosto de me cuidar, gosto de ritual, quando não estou me sentindo muito bem, eu compro um creme de cabelo, compro um tonalizante, eu me cuido e isso me faz bem. Então, sempre eu visito uma perfumaria quando eu não estou muito bem”.


Em um primeiro momento, pensar que a cliente vai até você quando ela não está muito bem pode parecer ruim. Mas, se você pensar bem, é uma grande oportunidade de conquistar esta pessoa para a sua marca.

Quando a cliente está em sua loja ela está passando por uma transformação em seu estado de espírito. Ela busca seus produtos e serviços para ficar bem, para cuidar, para buscar os ingredientes do seu ritual de amor próprio. Se sua loja gerar uma experiência positiva, ela certamente vai associar o ato de se cuidar ao hábito de frequentar a sua loja.

Mas como se destacar em meio a tantos outros? Como marcar o dia dessa mulher e fazer com que ela sempre volte?

Veremos aqui as principais estratégias do marketing de varejo para dar a você as ferramentas necessárias para conquistar não apenas o bolso, mas os corações e mentes de suas clientes.

Você quer isso de verdade?

Então, vem com a gente!

Mais que loja, uma máquina de vendas

aumentar vendas perfumaria

Como organizar a sua loja para vender mais? 

O marketing de varejo é o conjunto de estratégias que o lojista utiliza para aumentar suas vendas. 

Ter uma loja sem saber nada sobre marketing de varejo pode estar causando a maioria dos seus problemas na empresa.

O marketing é tão importante para o varejo que deixar ele de lado para fazer as coisas “do seu jeito” ou seguindo sua “intuição” é como tentar acender uma churrasqueira usando o atrito de um graveto de madeira no outro, ignorando a praticidade de um palito de fósforo.

É sério, o marketing de loja pode facilitar sua vida e fazer sua empresa funcionar bem mais redondinha. E a principal vantagem é que você vai aumentar suas vendas!

Antigamente essas estratégias de otimização de resultados estavam centradas apenas no PDV, mas, com o crescimento da internet e das redes sociais, outras formas de marketing de varejo que estão além da loja entram em cena.

Independente destas novas tendências, a essência do marketing continua a mesma: como transformar sua loja de forma a otimizar o processo de compra. 

Os pilares do marketing de varejo

O marketing de varejo oferece um olhar especial e atencioso para cada um dos elementos da sua loja. Pensando em cada um deles cuidadosamente, estabelece ações para otimizar tudo para vender mais.

Os pilares do marketing de varejo são estratégias que envolvem os principais elementos que interferem nas vendas em sua loja. Existem vários destes elementos, mas, em resumo, temos os principais para o mercado de atual: 

  • Produto;
  • Preço;
  • Ponto De Vendas (PDV);
  • Promoção;
  • Pessoal de vendas;
  • Omnishopping;
  • Prova social.

 Agora que você sabe quais são os principais pilares do marketing, vamos mostrar dicas de como utilizar cada um deles para aumentar suas vendas de esmaltes em 20%.

Com vocês, o esmalte!

aumentar vendas esmaltes

O produto que nós indicamos para aumentar seu faturamento são os esmaltes. Eles são baratos, mas possuem um volume grande de vendas.

Justamente por isso, são perfeitos para as compras por impulso, aquelas compras não planejadas, que são feitas de última hora e que aumentam as vendas de pouco em pouco.

Principalmente quando os esmaltes estão expostos de forma a facilitar isso.

O ideal aqui é oferecer mix de produtos bem variado, com diversas opções de valores e funcionalidades. 

Da mesma forma, a venda de coleções, kits ou combos pode ajudar a aumentar ticket médio do cliente. 

Outra ótima opção para agregar na compra são os lançamentos. Segundo a pesquisa da Nielsen, 71% dos compradores afirmam que gostam quando as promotoras de vendas apresentam novidades.

Novidades despertam o desejo do consumidor e facilitam as vendas por impulso. 

Precificação sem sofrência?

aumentar vendas precificação

Precificar pode ser um momento tenso para o lojista. Como determinar a margem de lucro de forma que ele fique com o preço equilibrado, nem muito mais nem muito menos do que o considerado normal?

É essencial considerar, inclusive, o papel que o esmalte, ou qualquer outro produto mais barato, possui na sua estratégia de vendas. O esmalte, por exemplo, pode não ser o que mais vai te fazer lucrar por unidade, mas ele possui outras vantagens importantes para o contexto geral das vendas.

Além de gerar promoções que são muito bem recebidas e trazem satisfação ao clientes, ele também cria muitas compras por impulso, aumentando, de pouco em pouco, o ticket médio do cliente.

Por isso você  precisa determinar de forma inteligente a precificação de seus produtos. E na hora de decidir, não é apenas a margem de lucro que entra na conta, viu?

Existem outras informações tão valiosas quanto que podem garantir tanto o sucesso quanto o fracasso da precificação. A boa notícia é que existe, sim, precificação sem sofrência. 

Para não ficar inseguro, é preciso analisar a demanda que o produto gera para seu público. Além disso, considerar todos os custos envolvidos na compra e armazenamento é essencial. Seu fornecedor de esmaltes faz trocas das mercadorias danificadas? Se não faz, precisa colocar isso no preço. Caso contrário, será prejuízo para você.

Sem contar que o cliente paga pelo benefício que o produto oferece. Então, é necessário respeitar uma convenção social que diz: “O barato sai caro”. Ou seja, produtos muito baratos podem afastar os clientes.


O que considerar na precificação?

Custo da mercadoria;

Preço praticado no mercado;

Benefícios oferecidos pelo produto;

Diferenciais em relação a outras marcas;

Perfil e comportamento do cliente.


Lei da Oferta e da Procura

Produtos de alta rotatividade: custo menor para o lojista, maior demanda e tendem a durar menos, menor margem de lucro, faturamento pela grande quantidade, perfeitos para papa fila, cestos, oferta no caixa. Ex.: esmaltes, batons, máscaras para limpeza de pele, brilho labial, manteiga de cacau, etc;

Produtos de média rotatividade: custo médio para o lojista, demanda menor, maior margem de lucro, faturamento pela constância, ótimos para fazer combos, kits e promoções. Ex: shampus, condicionadores, cremes para pentear, máscaras capilares, bases, pós-compactos, gel UV, tips, etc.;

Produtos de baixa rotatividade: demanda mais baixa, tendem a ser mais caros, duram mais, custo maior para o lojista, maior margem de lucro, faturamento pela qualidade, geralmente exigem formas de pagamento parcelado; devem sempre estar disponíveis pois podem ser mais difíceis de achar. Ex: secador de cabelo, esterilizador elétrico, estufa, lixadeira elétrica para unhas, touca térmica capilar, chapinha, cabine UV, etc.


Raio X do Esmalte

aumentar vendas esmalte

O esmalte é um produto de alta rotatividade e com margem de lucro menor por unidade. Desta forma, é uma mercadoria com a qual se lucra porque se vende em grande quantidade ao longo do tempo. Se ganha no volume de vendas.

É uma opção perfeita para as compras por impulso, aquelas não planejadas, que acontecem nos cestões, na fila e na boca do caixa, sabe?

Se colocados em kits, combos e embalagens de presente, podem ajudar a aumentar o ticket médio. Assim como as promoções de pague 4 e leve 5, por exemplo.

Por todos estes motivos, é importante manter a margem de lucro dos esmaltes um pouco menor para garantir a competitividade da loja

Quanto você pode jogar de margem nos esmaltes? Isso vai depender da marca com a qual trabalha. E também, dos preços e condições de pagamento do fornecedor. Mas, em geral, é bom manter 40% de lucro por unidade, no máximo.

Turbinando as vendas

Fazer uma promoção é uma das formas mais tradicionais de deixar seu estoque mais leve. E, como você deve saber muito bem, estoque é dinheiro parado. Então, quanto mais movimentado ele for, melhor para você.

No caso dos esmaltes, uma promoção que funciona muito bem é a tradicional 4 por 10. Assim, em vez da cliente comprar apenas uma unidade pelo preço normal de R$3,00 ela compra 4 unidades a R$2,50 cada, aumentando o ticket médio de seu cliente para, no mínimo, R$10,00.

Outra ótima opção, principalmente em algumas datas comemorativas, são os kits de presente ou os combos especiais. Vale a pena investir em uma embalagem bacana com a garantia de que o cliente vai levar mais produtos de uma vez.

Como fazer uma promoção?

como fazer promoção

Antes de iniciar sua promoção de esmaltes, é necessário fazer um pequeno planejamento. Veja o que considerar nesta fase:

OBJETIVO

promoção definir objetivo

Tenha em mente o objetivo da sua ação. Qual é o principal motivo desta promoção? 

Bater a meta, aumentar o ticket médio do cliente, liberar espaço no estoque, desencalhar mercadorias, promover produtos de lançamento que comprou em grande quantidade. 

Todos esses são motivos válidos e combinam com determinadas estratégias de promoção.

PÚBLICO-ALVO

Outro elemento essencial para colocar na balança na hora de planejar sua promoção é o público-alvo da ação. São clientes que já compram com você? São clientes novos que você quer atingir? Quer aproximar as pessoas que moram perto do seu negócio?

Cada público-alvo também dará o tom do que será sua promoção.

PRAZO

promoção definir prazo

Na hora de escolher a promoção de esmaltes ideal para você, é crucial estabelecer um prazo. Uma promoção não pode ser infinita, se não perde seu significado. 

Desta maneira, é preciso não apenas definir um prazo, mas divulgá-lo o máximo que puder. 

Fazendo isso, você garante um efeito importantíssimo em seu cliente: o de escassez. A escassez é um gatilho mental muito utilizado em técnicas de vendas. 

Ele funciona quando sua comunicação com o cliente transmite a sensação de que, no caso do nosso exemplo, o tempo vai acabar e que, por isso, é preciso comprar logo. 

Além disso, você pode usar frases como: enquanto durarem os estoques, só hoje, último dia, etc. No caso de uma promoção de 24 horas, é possível montar uma contagem regressiva na vitrine ou fachada da loja. Imagina só o cliente ver que faltam apenas 2 horas para acabar a oferta? Isso ajuda a pessoa a partir para a ação.

COMUNICAÇÃO

promoção comunicação cestão

Mesmo que você tenha o objetivo, o público-alvo e o prazo, ainda não está pronto para começar a vender. 

E então, como você vai avisar os clientes de que está acontecendo uma promoção de esmaltes em sua loja?

Sim, pois não adianta pensar em tudo e depois não ter ninguém para comprar ou deixar a promoção abandonada num canto da loja sem ninguém ver, certo?

Dizem que a pata coloca seus ovos de forma silenciosa, enquanto a galinha faz um escândalo. Por isso, uma boa promoção deve ser como uma galinha botando ovos, deve chamar a atenção de todos que estão por perto.

Assim, para garantir o sucesso de sua promoção de esmaltes, é primordial traçar uma estratégia sólida de comunicação. 

Existem várias formas de fazer isso: panfletagem, link patrocinado nas redes sociais, vendedores na porta da loja chamando clientes, uma vitrine bem chamativa, comunicação dentro da loja, levando os clientes até os produtos em oferta, anúncio em parceria com influenciadores digitais, enfim, são inúmeras opções.

Inclusive, mais pra frente a gente vai falar sobre divulgação com mais calma.

CUSTO

Para concluir seu planejamento de promoção, você deve avaliar o custo desta ação.

Quanto vai gastar para fazer a vitrine? Quanto vai gastar diminuindo a margem de lucro do produto, se este for o caso? Quanto vai gastar com divulgação externa, com panfletagem, produção de cupons de desconto, etc?

METAS

promoção metas

Para finalizar seu plano, é preciso estabelecer metas. Quanto precisa vender para cobrir os custos e lucrar com a ação? 

Quanto mais dados você tiver, melhor. 

Por exemplo, se você sabe, pelo cadastro do programa de fidelidade, que 237 clientes compraram esmalte há um mês, você pode entrar em contato com cada um deles para falar da promoção.

Assim, conseguirá trazê-los para a loja e, quem sabe, vender muito mais para eles.

E, de quebra, estabelece uma meta para a quantidade de clientes que comprarão na loja durante a promoção.

Depois da promoção é hora de medir os resultados, avaliar o desempenho e pensar nos pontos de melhoria.


Dica de Ouro

Quando fizer uma promoção, escolha mais dois ou três produtos que podem ser vendidos junto com a mercadoria promocionada e agregue um pouco na margem de lucro deles. Desta forma, você pode vender tudo junto para o cliente e compensar um pouco da margem perdida na promoção.