As atividades do dia a dia podem ser duras com nossas unhas decoradas. Simples lavagens de louças, sem os devidos cuidados, podem contribuir para cutículas partidas, pelinhas laterais e unhas quebradiças do tipo que vão levar sua manicure à loucura. Mas, ao contrário do que muitos pensam, fugir desses problemas não demanda nada mais do que adotar alguns hábitos bem simples.

O produto certo
É importante que sua escolha pela base ou esmalte não se dê apenas pela cor e preço, mas também pelos cuidados que eles oferecem a sua unha. Bases e esmaltes de tratamento podem oferecer vitaminas que protegem e hidratam desde o início da esmaltação, até o acabamento.
Outros ingredientes que podem ajudar em sua proteção são o cálcio e as proteínas da seda, encontrados principalmente em bases especiais de recuperação.
Caso você seja alérgica, atenção ao rótulo: existem esmaltes que contém tolueno, parabenos e cânfora.

Retirando as cutículas
Amolecedores de cutículas são a melhor opção na hora de retirá-las. Os amolecedores são, normalmente, à base de óleos que hidratam e auxiliam na remoção da cutícula, evitando que aquelas pelinhas dos cantos subam e firam os dedos, além de agirem no fortalecimento da unha. Por sorte, hoje em dia este tipo de produto se encontra muito acessível, o que possibilita nos tornarmos nossas próprias manicures e aplicarmos o produto em casa.

Alimentação
Sabe aquela história de que você é o que você come? Para as unhas ela é a mais pura verdade! Afinal, suas unhas também precisam de vitaminas para ficarem belas e saudáveis.
Se você está sentindo que elas estão quebradiças, por exemplo, o ideal é investir em alimentos com bastante cálcio, como o leite e os vegetais mais escuros. Já para fortalecê-las, a busca é por alimentos com vitaminas como o morango e o espinafre.

Com essas três dicas básicas de mudanças de hábito, suas unhas ficarão muito mais fortes contra as atividades diárias e você se tornará sua melhor manicure! E o pagamento? Unhas muito mais belas e saudáveis.