Como remover unhas de gel sem causar danos ou enfraquecer as unhas naturais?

Esta questão gera muita discussão no mundo das unhas, pois, infelizmente há muita informação incorreta por aí.

Pensando em trazer as melhores informações para você, a gente conversou com Ariani Oliveira e Bela Cacineli, duas Embaixadoras da Nati e super especialistas em alongamentos de unhas para que você fique muito bem informada e não corra o risco de estragar suas unhas.

Ariani Oliveira

Ariani Oliveira, Embaixadora da Nati

 

Na área há 19 anos, a educadora e Nail Designer de Sorocaba (SP), Ariani Oliveira, possui seu próprio espaço de trabalho, onde atende suas clientes com sua equipe. No perfil Engenharia das Unhas no Instagram, compartilha os resultados de suas técnicas e dá dicas para iniciantes.

 

Bela Cacineli

Bela Cacineli, Embaixadora da Nati

 

Bela Cacineli é de Bebedouro, interior de São Paulo. Em seu perfil no Instagram divulga seus trabalhos e parcerias. Trabalha na área há 9 anos e ensina suas técnicas de nail design e alongamento de unhas para suas alunas.

 

Como remover unhas de gel sem causar danos?

como remover unha de gel

Vamos direto ao assunto. Perguntei para as especialistas como remover o alongamento de forma segura.

Cada profissional usa uma técnica, no meu caso desgasto o alongamento com a broca com muito cuidado para não machucar o leito da cliente. Após o desgaste umedeço um algodão com removedor a base de acetona. E enrolo com papel alumínio e deixo ali por meia hora“, explicou Bela Cacineli.

Mas, e a acetona não enfraquece as unhas?, perguntei.

Não, pois ela não vai entrar em contato diretamente com as unhas na hora da remoção pois o gel ainda vai estar lá. E é somente um pouco de acetona que molha no algodão“, orientou Bela.

Sem contar que, se o procedimento de retirada é feito sem muita frequência, as chances de danificar a estrutura da unha diminuem bastante.

Não remova as unhas de gel em casa

A remoção é um procedimento muito delicado. Por isso, não é recomendável que seja feito sem a técnica de uma profissional.

Ariani Oliveira orienta: “É preciso ter paciência e ir tirando com cuidado. E não pode usar objetos como alicates, espátula ou até mesmo na boca. Para lixar a unha em gel, tiramos só o superficial, pois não pode ser lixado a unha natural. E quando retiramos, não lixamos completamente, porque ela vai saindo sozinha“.

Para finalizar, Ariani deixou bem enfatizado: “Não remova as unhas em casa. Ao lixar em casa para retirar o alongamento, você corre o risco de danificar o leito ungueal e prejudicar suas unhas“.

Remoção é diferente de manutenção

remoção de unhas de gel

Estes dois termos causam muita confusão, e tem muita gente que acha que estes dois procedimentos são a mesma coisa.

Mas não são! Primeiramente, na manutenção, feita a cada 15 ou 20 dias, a profissional deve apenas retirar o excesso de produto, nivelar a superfície e tirar um pouco do comprimento do alongamento, entre outros pequenos acertos.

Agora, na remoção, todo o produto deve sair da unha e, para isso, usa-se lixamento técnico e removedor a base de acetona.

Bela Cacineli conta como faz: “Na manutenção não utiliza a acetona, apenas retira o excesso com a broca. Se tiver infiltração precisa ser retirado também antes de aplicar a camada de gel“.

Mas e quando eu não tenho outra alternativa a não ser tirar o alongamento em casa?

como remover unhas de gel hidratação

Neste caso nenhuma profissional especialista vai passar a mão na sua cabeça. Saiba que ao tentar fazer isso você está correndo riscos.

Mas, mesmo assim, a Ariani deu algumas dicas para quem realmente não tem como ir no salão para tirar suas unhas.

Na verdade, nenhum método caseiro é melhor do que arrumar as unhas com uma profissional da área, mas tempos desesperados exigem medidas desesperadas. Por isso, faça a remoção sem usar alicate, espátula, ou o dente…

Para retirar unhas de acrílico ou gel o melhor é usar uma lixa comum para remover, com cuidado para não corroer a unha natural, pois assim vamos danificá-la. Depois de tirar tudo, lixe as pontas para deixar a unha mais curta. Para finalizar, use papel de alumínio, com algodão embebido em acetona. 

Depois de tirar o produto tem que se hidratar muito bem as cutículas com muito óleo de amêndoas e de coco. Passar uma base fortalecedora também pode auxiliar na recuperação das unhas.

E quem quiser evitar a quebra pode fazer um banho de diamante ou verniz que ajuda no processo de renovação”.

Para saber mais sobre tendências de unhas de gel, confira: