Designer de unhas é a profissional que sabe fazer unhas decoradas com desenhos artísticos?

Na verdade, é muito mais que isso! Se você está pensando em se tornar uma designer de unhas profissional, saiba que existe um mundo de possibilidades e habilidades a aprender nesta área!

Mas, antes de passar para dicas de como começar neste ramo, vamos entender melhor o que é exatamente designer de unhas, ok?

O que é uma designer de unhas?

Designer é uma palavra em inglês que significa, traduzido ao pé da letra, desenhador ou desenhadora.

Mas, se a gente pensar na designer de unhas como uma profissional que sabe fazer desenhos nas unhas, estaremos limitando essa profissão que abarca muitos outros conhecimentos.

A designer de unhas é uma profissional que cuida da estética das unhas da cliente utilizando diversas técnicas, desde a manicure tradicional, até os mais modernos métodos de alongamentos de unhas.

Quais são os conhecimentos necessários para se tornar uma nail designer?

Entre as habilidades básicas de uma boa nail designer, temos a manicuração, cutilagem e esmaltação. Estes são os pilares de um bom trabalho como designer de unhas.

Além disso, você pode aprofundar seus conhecimentos em alongamentos utilizando gel UV, acrílico, fibra de vidro, acrigel e polygel.

Neste universo dos alongamentos é essencial dominar bem o lixamento técnico, as propriedades de cada produto usado no alongamento e quais os cuidados para manter as unhas naturais saudáveis mesmo com os procedimentos de alongamento.

Além disso, uma nail designer precisa saber muito bem como fazer a manutenção e retiradas dos alongamentos sem prejudicar as unhas naturais da cliente.

Precisa fazer algum curso para ser designer de unhas?

A profissão de manicure foi regulamentada em 2012 e lá está previsto algumas regras em relação aos acordos de prestação de serviços feitos entre o salão e a profissional das unhas.

Nesta lei não existe nenhuma referência a obrigatoriedade de um curso para o exercício da profissão de manicure.

Mas, na prática, o que vemos é que quanto mais tempo dedicado ao estudo e aperfeiçoamento, mais qualidade acaba tendo o trabalho da nail designer.

Por isso, é importante investir tempo para praticar e aprender novas técnicas e, se possível, fazer cursos, oficinas e workshops para se aprimorar cada vez mais.

Dicas para quem quer começar

Com certeza você vai aprender muita coisa nessa jornada. Estas dicas são alguns direcionamentos iniciais para você saber pra qual direção ir.

Aqui no Blog tem muitos outros conteúdos com dicas importantes para sua carreira. Não deixe de conferir!

1. Escolha seus cursos com cuidado

Sempre veja os relatos das ex alunas contando como foi a experiência. Pergunte para outras profissionais quais cursos elas indicam. Observe a didática, os conteúdos produzidos por quem dá o curso.

Também preste atenção a quantidade de aulas, quanto tempo dura cada aula, quais temas abordados e se há materiais de apoio, como aulas bônus e e-books.

2. Seja muito criteriosa com seus materiais

Escolha com cuidado seus fornecedores. Sempre dê prioridade a produtos de qualidade, avaliando custo e benefício.

Ás vezes vale a pena pagar um pouco mais e evitar reclamações de clientes, por exemplo.

E tome cuidado com comprar pela internet, pois existem muito produtos falsificados, especialmente na área de unhas de gel.

3. Invista em equipamentos de bio-segurança

Uma nail designer precisa ter equipamentos de bio-segurança. Não deixe de trocar de uniforme todos os dias, use máscara, touca, luvas e óculos de proteção. Sua saúde e das suas clientes está em jogo.

Outro equipamento essencial para uma designer de unhas são os esterilizadores. Embora a estufa seja mais barata, vale a pena guardar um dinheiro todo mês para comprar sua autoclave.

A autoclave é o equipamento mais eficiente para a esterilização de materiais de uso cotidiano por manicures.

4. Faça um controle de estoque eficiente

A falta de material pode atrasar seus atendimentos ou até mesmo te fazer perder clientes.

Por isso, crie uma rotina de organização do estoque, sempre repondo os materiais no tempo certo.

E lembre-se tudo que fica no seu estoque é dinheiro parado.

Por isso, é sempre melhor fazer compras com mais frequência em pequenas quantidades e ter uma reserva de dinheiro para um imprevisto.

Saiba como fazer isso:

5. Treine todos os dias

Não precisa ser a cliente completa, mas pelo menos uma unha você precisa fazer por dia.

No início vai demorar bastante, então, procure fazer em você mesma. Depois, faça testes em outras pessoas.

Existem dedos artificiais usados para este tipo de treino. Se puder, compre um para treinar.

6. Sempre registre seu trabalho

Sempre tire uma foto das unhas que fez. Pode parecer complicado no início, porque dificilmente você vai amar seus primeiros trabalhos.

Mas, entenda, observar seu progresso é muito importante.

Observar e desenvolver um olhar crítico para entender onde pode melhorar é a chave do seu desenvolvimento profissional.

7. Desenvolva sua produtividade

Além de tirar fotos, procure também anotar o quanto você gasta de tempo em cada procedimento.

Com os resultados em mãos, observe quais etapas são mais demoradas e pense em formas de economizar tempo sem prejudicar a qualidade de seu trabalho.

Muitas vezes a organização do espaço de trabalho já causa muitos impactos positivos na produtividade.

Quer saber mais? Confira:

8. Não desanime com as críticas

Muitas vezes as pessoas estão acostumadas a dizer o que pensam sem medir as consequências das palavras.

Esteja sempre aberta às críticas construtivas das pessoas sensatas. Este tipo de crítica geralmente aponta questões específicas que podem te fazer melhorar, enquanto que as críticas descartáveis são genéricas.

Por exemplo: “Acho que as camadas de esmalte estão muito grossas”, é uma crítica construtiva. “Tá horrível, não gostei”, é uma crítica descartável, porque não te ajuda a perceber onde está errando.

Sinta orgulho das suas conquistas, cada pequena conquista pode te dar gás para continuar sua jornada. Lembre-se: ninguém nasce sabendo.

9. Estude marketing digital

O marketing digital vai te ajudar a usar as redes sociais como ferramentas de negócio.

Saber divulgas seu trabalho nas redes sociais pode ser o ponto central da sua capacidade de conseguir  mais clientes.

Use principalmente o Instagram, Facebook e WhatsApp.

Saiba mais:

10. Siga profissionais de referência nas redes sociais

A melhor forma de mergulhar neste universo é se cercar desses profissionais. Siga nas redes sociais várias pessoas que trabalham com isso e busque aprender com elas.

O que elas postam? Como divulgam seu trabalho? Tudo isso pode servir de exemplo para você.

11. Entre em grupos no Facebook

Os grupos de designers de unha no Facebook são um espaço importante de trocas de experiências.

Lá você pode tirar dúvidas, ter feedbacks sobre seu trabalho e ver como suas colegas de profissão superaram as dificuldades.

12. Siga hashtags no Instagram

O Instagram é a maior vitrine mundial de desing de unhas.

Lá você pode ficar por dentro das novidades, conhecer técnicas novas e admirar unhas incríveis.

Siga algumas hashtags que tem a ver com seu trabalho: #naildesign #unhasdecoradas #manicureporamor #unhasdegel #unhasdasemana

13. Aprenda a fazer a precificação dos seus serviços

Você sabe quanto vale sua hora de trabalho?

O valor da sua unha deve conter todos os seus gastos, sua hora de trabalho e seu lucro proporcionalmente. Mas, como fazer estes cálculos?

Pode ser fácil, se você ficar calma e fazer uma parte de cada vez. Saiba mais aqui:

Além disso, sempre cobre taxas especiais para serviços especiais. Por isso, decoração de unha demorada deve valer mais, ok?

E, não fique estressada na hora de negociar seu preço, pois você não está fazendo nada de errado ao cobrar o valor justo por seu trabalho.

14. Organize sua agenda

Sempre dê prioridade a clientes fixas. Por quê? Porque em seu negócio sempre vai prevalecer aquilo que você dá prioridade.

Quer ter muitas clientes fixas? Então dê prioridade a elas, cultive esse tipo de relação, mostre para o mundo e ele vai te retornar com o que você plantou.

Sempre se prepare para das comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Ano Novo, etc. Nestes períodos você vai precisar de jogo de cintura pra dar conta de todas as clientes.

Épocas de pagamento também podem ser mais badaladas. Sem contar quando você faz uma unha de noiva e tem a chance de conseguir as madrinhas para fechar um pacotão com você!

Veja, a profissão de manicure tem essas flutuações, ou seja, períodos de mais e menos movimento.

Por isso, quando aumentar a demanda, faça de tudo para honrar seus compromissos e lote sua agenda. Afinal, em algum momento a demanda vai diminuir e você terá tempo para descansar e colocar outras questões em ordem.

Entenda melhor como organizar sua agenda e atender suas clientes com qualidade:

15. Estude técnicas de fidelização de clientes

E por falar em clientes, estude formas de sempre manter as suas por perto.

Além da qualidade do atendimento, fazer pacotes mensais, promoções, dar brindes e realizar sorteios podem ser formas muito interessantes de movimentar essa relação com a freguesia.

É igual no casamento: se cair na rotina, ferrou. Por isso, não deixe esfriar, sempre traga algo novo.

 

Nossa, quantas dicas! Gostou? Escreva nos comentários! E se tiver alguma experiência sua, compartilhe com a gente, vamos aprender juntas!