A esmaltação em gel UV é um estilo de manicuração que agrega diferentes técnicas de alongamentos de unha. Muito popular nos Estados Unidos e na Rússia, esse tipo de trabalho ganhou o Brasil e segue em expansão.

Mas, qual é a diferença entre a esmaltação comum e a de gel? Como tirar esse tipo de esmalte da unha? Como são feitos esses procedimentos?

Neste post você vai ter as respostas às principais dúvidas sobre essa tendência que tem tudo para bombar nos próximos anos. Bora?

O que é esmaltação em gel?

esmalte em gel

Muitas vezes, há uma certa confusão quando as pessoas falam sobre esmaltação em gel. Isso acontece porque quando se diz esmaltação em gel, normalmente se faz referência a dois procedimentos diferentes.

O primeiro é um tipo de alongamento de unhas feito com produtos sensíveis aos raios ultravioleta (UV), que depois de aplicados nas unhas, sofrem uma reação química quando expostos à luz UV, seja ela artificial ou natural, criando uma película resistente.

Esta é a unha de gel, que deve ser esmaltada depois, conforme o gosto da cliente.

Já o segundo é um esmalte em gel, possui uma tecnologia específica que reproduz o efeito gel, com mais durabilidade, mais brilho e cobertura. A coleção Gel Sem Cabine da Nati, por exemplo, possui esse efeito gel.

São produtos que não precisam dos raios UV para formar uma película, pois secam naturalmente formando uma camada brilhante de cor.

Isso significa que depois de fazer as unhas de gel, é possível fazer uma esmaltação em gel para finalizar, entende?

esmaltação em gel passo a passo

O que é esmalte em gel?

O esmalte em gel é um produto que não precisa de luz UV para secar. Ele seca naturalmente sem cabine, tanto de dia quanto de noite. Geralmente é chamado de esmalte efeito gel, mas também há outros nomes, como o Gel Sem Cabine da Nati, por exemplo.

Como tirar da unha?

esmaltação em gel uv

Essa é uma dúvida muito comum, e que aumenta muito a confusão, porque as unhas de gel devem ser retiradas de uma forma e o esmalte em gel de outra.

Mas, vamos então responder à pergunta: como tirar esmaltação em gel da unha, afinal? Bem, as unhas de gel devem ser retiradas por meio da manutenção com lixamento técnico.

É possível retirar as unhas em gel com removedor?

Sim, mas esse processo exige uma quantidade maior de removedor que deve ficar muito mais tempo em contato com a unha para fazer efeito. Esse tempo de exposição pode prejudicar a unha natural, causando seu enfraquecimento.

Por isso o lixamento técnico usando uma lixa elétrica ou manual é mais indicado. Neste caso, permanece cerca de 10% do produto sobre a unha e a partir desta base é feita a manutenção.

No caso do esmalte em gel, não existe este problema, pois ele sai com removedor comum, da mesma forma que o esmalte normal.

Como fazer esmaltação em gel?

esmaltação em gel

A esmaltação em gel passo a passo não é simples e exige um conhecimento grande de todos os detalhes do processo. Mas, para que você saiba o essencial, vamos falar resumidamente sobre a criação das unhas de gel moldadas.

Para fazer a esmaltação em gel com produtos UV, a manicure começa com a preparação da unha e aplicação da base ou primer. Em seguida, usando o molde adesivo, ela começa a moldar as camadas de gel UV e secar cada uma delas na cabine. Após esta fase de modelagem, vem o lixamento técnico, onde a manicure retira as imperfeições e deixa a unha mais natural possível. Para finalizar, a profissional limpa os resíduos da lixação e faz a esmaltação normalmente. Inclusive, é possível usar o esmalte em gel.

Ficou curiosa para saber mais? Então confira este post com segredinhos do processo:

Além desta técnica também é possível trabalhar com tips. Neste caso, veja este artigo com passo a passo:

Como fazer em unha natural

Para fazer a esmaltação em gel em unhas naturais, você vai precisar fazer as unhas normalmente e esmaltar com um esmalte com efeito gel, como o Gel Sem Cabine, por exemplo.

Quanto tempo dura?

Depende. As unhas de gel UV podem durar até 30 dias, apresentando um único problema: a raiz das unhas começa a aparecer. Já o uso de esmalte em gel, pode ficar na unha até 15 dias, dependendo da rotina de quem usa.

Esmaltação em gel faz mal?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que a unha de gel não seja feita sempre, mas apenas em casos especiais, como viagens, por exemplo.

No entanto, as adeptas do procedimento alegam que o uso dos produtos fortalece as unhas, impede que elas quebrem e ainda podem ser uma boa pedida para quem costuma roer as unhas.

Pessoas alérgicas a esmalte comum devem ter atenção especial, tanto com as unhas de gel quanto com os esmaltes em gel.

Compensa fazer curso para aprender a fazer?

Se você é manicure e deseja aprender a fazer unhas de gel, um bom curso pode ser muito importante.

É verdade que hoje em dia há muito conteúdo disponível e qualquer um pode aprender em casa.

O problema é que todas as informações estão soltas e não sistematizadas.

Por isso, quem aprende sozinho pode deixar de aprender alguma lição importante, prejudicando a qualidade do trabalho.

Além disso, em um curso é possível tirar dúvidas e encontrar um conteúdo mais completo e organizado.

 

Agora que você sabe mais sobre a esmaltação em gel, quando fizer suas unhas assim, tire uma foto e marque a Nati no Instagram!

Veja também: