A esmaltação preta é uma das mais básicas, pelo menos no gosto da galera. Com certeza, combina com qualquer tom de pele e é muito fácil de combinar com diferentes looks.

Mas, a esmaltação preta só tem um defeito: qualquer erro fica muito mais evidente. Por isso, dominar técnicas de aplicação do esmalte preto é muito importante para quem ama a cor.

E também, claro, para quem trabalha como manicure.

Mas, como fazer uma esmaltação preta com um acabamento perfeito?

Dicas de esmaltação preta

É isso que a gente vai mostrar para você aqui: dicas para fazer uma esmaltação preta impecável e mais. A gente também ensina a retirar o esmalte preto das unhas sem deixar manchas.

Aí sim! Vamos ver?

Mantenha as cutículas hidratadas

Cutículas hidratadas facilitam a esmaltação preta. Na verdade, facilitam a esmaltação no geral e a de esmalte preto em particular.

Isto acontece realmente e não importa se você tira ou não a cutícula.

O importante aqui é que elas estejam muito bem hidratadas para evitar aquela mancha de esmalte preto bem onde a cutícula está com uma pele solta, sabe?

Aliás, mais adiante a gente vai dar algumas dicas sobre como retirar a esmaltação preta sem deixar manchas. Então, continue a leitura!

Lixe um pouco a ponta do palito de madeira

A gente já falou aqui no Blog da Nati sobre a importância de uma boa palitação para a esmaltação perfeita.

Se você faz as unhas em casa, basta seguir esta dica quando comprar um palito novo. Mas, se você é manicure, muito provavelmente utiliza palitos descartáveis de madeira.

A dica é a seguinte: lixar de leve a ponta do palito. Por quê? Porque o palito, quando está afiado demais, pode retirar pouco esmalte em cada passada, fazendo com que seja necessário passá-lo mais vezes.

E, como você deve saber bem, quanto maior a quantidade de vezes que você passa o palito, mais chances de acontecerem pequenas imperfeições na esmaltação.

Então, quando tiver um palito novo com a ponta muito afiada, passe ele na lixa de unha bem de leve, só pra deixar a ponta um pouquinho mais cega.

Sele a pontinha da unha

Uma forma de dar um acabamento perfeito para sua esmaltação preta é passar o pincel bem de leve na borda livre das unhas.

Isso fará com que a esmaltação pegue bem as pontas das unhas, sem deixar um trecho sem cobertura.

Esse detalhe também ajuda a evitar que o esmalte descasque, pois deixa bem selada a pontinha da sua unha.

Algumas pessoas preferem fazer a técnica das unhas cariocas, uma forma de fazer a mesma coisa. Só que, as unhas cariocas funcionam retirando um pouco do esmalte das pontas das unhas.

Tem gente que ama este acabamento, embora outras pessoas prefiram selar a pontinha com esmalte. O que você prefere?

Preste atenção na quantidade de esmalte no pincel

Dosar a quantidade ideal de esmalte é fundamental. E isso você vai melhorando com a prática.

De qualquer forma, procure controlar a quantidade de esmalte para que a pincelada cubra a unha sem deixar manchas de falta de cobertura.

Ao mesmo tempo, evite os excessos de esmalte, pois isso pode fazer com que a pintura saia com mais facilidade.

Prefira esmaltes com pincel big brush

O pincel tipo big brush possui mais cerdas do que o esmalte comum. O número maior de cerdas proporciona pelo menos duas vantagens:

  • você consegue pegar mais produto em uma única pincelada, o que é ótimo para manicures, pois aumenta a produtividade do trabalho;
  • também é possível cobrir toda a unha com menos trabalho, pois as cerdas alcançam uma área maior da unha.

Mas não é só esta a única diferença entre este modelo de pincel e os outros.

Outro diferencial do pincel big brush é o recorte arredondado das cerdas, que ajuda a esmaltar bem rente às cutículas e levar o esmalte preto até os cantinhos das unhas, onde costumam acontecer as falhas na esmaltação.

A linha Color Fix da Nati está inteira com esmalte big brush.

Use um esmalte preto com uma boa cobertura

Quem é manicure sabe que uma boa cobertura é o ponto-chave de uma esmaltação com bom acabamento.

O esmalte sem cobertura é bom para dar uma finalização às unhas, mas no dia a dia, os esmaltes bem pigmentados são os melhores.

Entre as vantagens deste tipo de esmalte estão:

  • economia: afinal, eles permitem que você alcance uma esmaltação ótima com menos produto;
  • praticidade: menos demãos de esmalte é igual a menos tempo na esmaltação, ou seja, mais produtividade;
  • menos manchas: sem dúvidas, menos demãos de esmalte diminui a quantidade de manchas.

O preto Na Pista, da linha Color Fix é perfeito para quem busca cobertura, sem dúvidas! Ele é aquele preto que cobre com uma camada só.

Como remover a esmaltação preta sem manchar

A hora de tirar a esmaltação preta é uma das mais tensas. As chances de ficar tudo manchado de preto, inclusive debaixo das unhas, pode fazer muita gente evitar este tipo de cor.

Mas, se você ama esmalte preto, então com certeza concorda comigo: vale muito a pena!

Agora, o melhor de tudo é que evitar estas manchas não é tão trabalhoso. Veja como retirar a esmaltação preta sem deixar manchas:

Como tirar esmalte preto sem manchar a unha passo a passo

Primeiramente, passe uma base por cima do esmalte para amolecer. Esta etapa é totalmente opcional, mas quem testar vai saber que ajuda muito!

Depois, passe o Ultra Secante Color Fix da Nati em volta das unhas, nas cutículas, laterais e embaixo da unha. Este passo, além de evitar manchas, protege sua pele do removedor.

Em seguida, separe 5 tufos de algodão molhados com removedor de esmaltes e coloque cada um deles sobre uma unha, Tome cuidado para cobrir completamente a esmaltação, para que o removedor possa agir.

Então, deixe agir por 5 minutos se o esmalte for cremoso. Porém, se for esmalte com glitter ou metálico, deixe uns 10 minutos.

Finalmente, após o período indicado, retire os algodões limpando as unhas! Fácil, né?

Para retirar os detalhes, use um palito com algodão e removedor e passe embaixo das unhas, se necessário.

Mesmo depois de seguir o passo a passo, suas unhas ficaram amareladas? Veja:

E aproveita pra passar lá no Instagram e seguir a Nati para ficar por dentro das novidades!