A espátula de unha é um dos equipamentos de manicure mais importantes.

Com a espátula, é possível empurrar as cutículas para melhorar a cutilagem e a esmaltação.

Ao longo deste post falaremos mais sobre o que é e para que serve a espátula de unha.

Mostraremos para você os tipos de espátula de unhas e quais são seus usos mais indicados.

Além disso, veja detalhes sobre amolação de espátula.

O que é espátula de unha?

o que é espátula de unha

A espátula de unha é um dos instrumentos básicos de trabalho da manicure. Mas, também é uma ferramenta essencial para quem faz as unhas em casa.

Para a influencer Sue Marinho,  a espátula é uma ferramenta essencial para uma ótima cuticulagem. Usar para ‘empurrar’ a cutícula ajuda no processo da remoção com alicate!

A espátula pode ser feita de vários materiais, como veremos mais adiante no tópico sobre os tipos de espátula. Porém, a mais comum é a de inox, que pode ser esterilizada em estufa, autoclave e até mesmo afiada com lima.

Para que serve uma espátula de unha?

para que serve espátula de unha

A espátula de unhas serve para afastar as cutículas das unhas.

Muita gente usa a expressão “empurrar a cutícula”. No entanto, o melhor a se dizer é afastar a cutícula.

Afinal, quando a gente empurra a cutícula, podemos causar danos na matriz das unhas, fazendo com que a superfície delas comecem a nascer com imperfeições.

Além disso, o ideal na hora de usar a espátula para unha é apenas descolar a pele da cutícula da superfície das unhas. Isso deve ser feito tanto para facilitar a cutilagem com alicate quanto para o palito deslizar mais fácil durante a esmaltação.

Ou seja: a espátula de unhas contribui para um bom acabamento da manicuração.

Quais são os tipos de espátula de unha?

Existem vários tipos de espátulas de unhas. Os modelos variam principalmente pelo tipo de ponteira do instrumento e também pelo material usado em sua confecção. Temos as espátulas do tipo raspadora, por exemplo. Assim como temos a espátula tradicional.

Vamos ver alguns exemplos?

Espátula empurradora

tipos de espatula de unhas

Esta ponteira é a que serve diretamente para afastar a cutícula. Ela pode ser quadrada ou com formato ovalado sendo que o quadrado de pontas arredondadas é o mais comum.

Espátula raspadora

tipos de espátula de unharaspador de unha

Este tipo de espátula geralmente é mais afiada e pontuda. Ela serve tanto para afastar quanto para ajudar a descolar as peles mais resistentes, que não desgrudam da unha apenas com a outra ponteira.

Espátula de unhas de plástico

espátula de unha de plástico espatula de unha de plastico espatula de unha de uso pessoal

A espátula de unha de plástico pode ser inteira feita deste material ou ter apenas a parte do meio revestida desta forma.

Este tipo de espátula é indicada para uso caseiro, ou seja, pessoal, pois não pode ser esterilizada na estufa ou na autoclave, já que o plástico derrete em altas temperaturas.

Além disso, a espátula que é feita inteira de plástico é muito menos agressiva e perfeita para quem ainda não possui muita habilidade em usar este tipo de instrumento.

Profissional: espátula de unha de inox

espatula de unha de inox espatula de ferro espatula para unha

A espátula de unhas de inox é perfeita para uso profissional, já que pode ser esterilizada normalmente tanto na estufa quanto na autoclave.

O que muda de uma para outra é o modelo da espátula e do raspador. Fica a critério do usuário escolher o modelo com o qual se adapta melhor.

Espátula dupla com pincel de alongamento

espátula para unha de gel

Lembrando que algumas espátulas são vendidas como espátula para unha de gel. Neste caso, não existe uma espátula especial para os alongamentos de unha.

Mas, algumas profissionais preferem o modelo de espátula dupla, que possui a espátula em uma ponta e o pincel de alongamento em outra.

Palito com espátula de unha

palito de inox com espátula palito de madeira com espátula

O palito com ponta dupla, tanto de madeira como de inox, pode ser utilizado como espátula.

No caso o de madeira é mais indicado para uso pessoal e o de inox, por ser esterilizável, pode ser utilizado em ambiente profissional.

Inclusive, se a profissional se adaptar bem, o palito de inox com ponta dupla pode ser uma ferramenta muito econômica para a manicure, pois elimina as despesas com palitos de madeira descartáveis.

Porém, esta ferramente reutilizável só pode ser usada se forem seguidas as regras de bio-segurança.

Como usar uma espátula de unha?

como usar uma espátula de unha

Imagens do curso Manicure Empresária.

Para usar uma espátula de unha, você vai precisar, antes de mais nada, passar um amolecedor de cutículas. Use o amolecedor a base de óleo de cravo ou de óleo de algodão, ambos da Nati.

Agora, se você não tiver um amolecedor em casa, use um pouco de condicionador de cabelos. Vai funcionar também. 😉

Aplique um pouco de produto sobre as unhas e cutículas e deixe agir por alguns minutos.

Em seguida, use a o empurrador para afastar as cutículas e descolar das unhas. Faça movimentos leves e gentis. Aqui o segredo não é a força, mas o jeito.

Depois de afastar as cutículas, use o raspador para retirar qualquer pele que ainda esteja presa à unhas. O ideal é fazer o mesmo movimento da palitação para ter certeza que o palito vai deslizar suavemente na hora da esmaltação.

Em seguida, você pode partir para a cutilagem com alicate de unhas, com lixa elétrica de unhas ou apenas usar um redutor de cutículas, fica a seu critério.

Veja neste post como cuidar das cutículas com mais detalhes.

Pode amolar espátula de unha?

É costume de algumas manicures afiar a espátula de inox. A nail designer Bela Cacineli, por exemplo, às vezes amola suas espátulas para ter um resultado melhor na cutilagem.

O principal objetivo ao amolar a espátula de unha não é fazer com que ela fique afiada como uma lâmina. Afinal, isso é muito perigoso!

As manicures gostam de amolar um pouco a espátula para que ela fique um pouco mais fina, permitindo que se descole a cutícula da unha com mais facilidade. Tanto é que nem costumam amolar com muita frequência.

Esse hábito poupa um pouco do trabalho e ajuda na produtividade das profissionais das unhas. Mas, ao mesmo tempo, é necessário ter muita habilidade ao manipular uma espátula afiada.

E, dependendo do amolador, o resultado pode ficar bem mais afiado do que o necessário. Nestes casos, Bela Cacinele avisa que é melhor tomar muito cuidado. Ela prefere não amolar as dela com tanta frequência e afirma que depende muito de cada profissional.

Uma alternativa para as iniciantes

Já a instrutora de unhas e nail designer Patrícia Francine prefere não arriscar e aconselha que a espátula de unha não deve ser amolada.

Afinal, qualquer erro pode transformar uma ferramenta básica de manicuração em um instrumento de tortura. 😅 Imagina abrir uma fissura na cutícula da cliente? 😨

Por isso, para evitar acidentes, principalmente entre as manicures iniciantes, Patrícia dá uma alternativa: utilizar a espátula com ponteira raspadora, que é uma ótima ferramenta para levantar a cutícula de forma mais segura.

raspadora de unha

Usando a raspadora, você consegue levantar a cutícula à seco, usando as pontinhas laterais e a borda fina do instrumento, que não chega a ser afiada como uma lâmina, mas também não é tão cega quanto a espátula comum.

E aí, o que você acha sobre essa história de amolar ou não a espátula? Conta pra gente!

Para saber mais sobre como esterilizar seus instrumentos, confira este post.

Agora, para ficar por dentro das novidades do Blog da Nati, siga a gente nos Instagram!