“Óleo de banana é bom pra amolecer o esmalte”, dizem uns. “Ajuda a tirar esmalte escuro”, dizem outros.

Com certeza você já ouviu falar sobre as mil e uma utilidades deste óleo no mundo das unhas.

Tem até gente que promete te ensinar a fazer em casa, mas quando você vai ver, é só casca de banana com óleo de soja.

Mas, enfim, apesar de todo este bafafá, vamos nos ater aos fatos.

Nós conversamos com nossa especialista em química de cosméticos da Nati para entender melhor essa conversa de óleo de banana milagroso.

Ás vezes nem óleo de banana tem

como amolecer esmalte velho

Muitas marcas que vendem “óleo de banana”, na verdade verdadeira, sequer colocam o dito cujo na composição dos produtos.

Como assim??? É isso mesmo.

Quando você abre a embalagem da maior parte deste tipo de produto, vem aquele cheirinho bom de banana, não vem? Pois é, mas esse cheiro não é de banana. Muito menos do óleo que vem delas.

Pra começar, o óleo de banana natural não tem cheiro. Ou até tem um cheirinho de óleo, mas não é aquele cheiro de banana madurinha.

Mas, então, o que dá o cheiro do tal produto? Você deve achar que é uma essência artificial. Só que não!

Existe um solvente que tem um nome bem fácil de pronunciar: Acetato de Amila ou Amyl Acetate, em inglês.

Esse queridinho tem um cheirinho que se parece muito muito com o cheiro de banana natural, madurinha e delícia que a gente come com granola.

Então, se você pegar sua embalagem de “óleo” que se vende como um diluente para esmalte, vai ver que sua composição é, basicamente Acetato de Amila, álcool e, quando muito, um pouquinho de óleo de amêndoas doces e corantes.

O que mais deixa a gente espantada é que na embalagem as marcas são obrigadas a colocar que se trata de um diluente de esmaltes com acetato de amila. Algumas sinalizam no rótulo que contém óleo de amêndoas. A única coisa que não se faz é dizer: isto não é óleo de banana.

Aí sim, seria sinceridade completa, né?

Depois dessa verdade bombástica, com certeza, vai começar a pipocar um monte de dúvidas na sua cabeça.

Mas óleo de banana não funciona para amolecer o esmalte?

óleo de banana para esmalte

Bem, na verdade verdadeira, o que ajuda a amolecer o esmalte é o nosso amiguinho cheiroso acetato de amila. O nome do produto, na maioria dos casos é óleo de banana por causa do cheirinho característico.

Porém, se a gente pegasse o óleo verdadeiro da fruta, aquele que é feito à partir da banana e tal, e colocasse no esmalte, ia dar bom?

Segundo nossa especialista em química aqui da Nati, a resposta é um não bem redondo.

O óleo de origem vegetal, assim como o óleo de banana, não seca rápido. Demora muito. Se você misturar o óleo vegetal puro em seu esmalte, a tendência é que ele demore muito mais para secar.

Então, para evitar um desastre na hora de recuperar aquele vidrinho que você tanto ama, o melhor é usar o óleo de banana fake.

O óleo fake na realidade é o acetato de amila com álcool e um tiquinho (bem pouquinho mesmo) de óleo de amêndoa, quando tem.

Esse dá pra usar para amolecer o esmalte, pra deixar bem transparente pra fazer misturinha e tudo mais que sua criatividade permitir. Além disso, ele pode sim ser usado como um removedor de esmaltes.

Pode ser misturado ao removedor comum para “ajudar” na retirada de esmalte escuro? Pode e vai funcionar, porque ele é um solvente.

Mas, veja bem, ele não é óleo de banana de verdade. Tem cheiro de banana, tem cor de banana, mas é acetato de amila.

Como o suco de tamarindo do Chaves…

E pra hidratar as unhas, ele serve?

oleo de banana no esmalte

Então, uma das maiores complicações de chamar de óleo algo que na realidade é um solvente é justamente isso: pode causar alguns transtornos para o consumidor.

Um dos principais transtornos é esse: a questão da hidratação.

Bem, um óleo de banana fake feito de acetato de amila não possui um efeito hidratante. A presença de algum tipo de óleo na composição pode tornar sua fórmula menos agressiva e até hidratante.

Mas, se o que você quer é besuntar suas unhas pra potencializar aquele tratamento top, então, sugiro que você procure um óleo vegetal de banana. Não precisa colocar ele no esmalte, é só passar bem passadinho nas unhas naturais antes de dormir uma vez por semana.

E, se você quiser ver mais dicas de como fortalecer as unhas, confira:

E não esqueça de seguir o Instagram da Nati para ver todas as novidades!