Podologia é uma área de atuação profissional muito próxima da manicure. Inclusive, muitas vezes, as clientes exigem da profissional das unhas um serviço que é típico de podólogos, como desencravar unhas e tratar infecções por fungos, por exemplo.

Esta situação é complicada, pois tanto clientes quanto profissionais podem ficar incomodados.

Se a manicure prefere não desencravar unhas, a cliente pode ficar decepcionada. Por isso, muitas manicures fazem o curso de podologia para dar um atendimento mais completo a sua clientes.

Mas, mesmo nesses casos, é importante que a cliente remunere a profissional pelo serviço adicional prestado. Situação que também pode gerar desconforto.

Como você já deve ter notado, gatona, essa é uma situação delicada. Por isso, preparamos um artigo com informações importantes para manicures que se interessam por podologia.

O que é podologia?

podologia curso

A podologia é uma área da saúde que trata da saúde dos pés. São inúmeras as doenças tratadas e prevenidas pela podologia. As mais comuns e conhecidas, que frequentemente chegam ao salões de manicures são:

  • unha encravada;
  • micose nas unhas;
  • micose nos pés;
  • olho de peixe.

Como são os cursos da área?

Existem cursos de podologia em nível técnico e superior. Os cursos de nível técnico são mais indicados para inciantes, pois são mais breves e o custo é mais baixo. No caso do curso superior, existem algumas faculdades e universidades que disponibilizam essa formação acadêmica ou até mesmo graduação tecnológica na área.

Quanto tempo dura um curso desses?

posologia preço

Os cursos técnicos duram cerca de 1 ano e meio. Já os cursos de graduação tipo bacharel, costumam durar 4 anos. A graduação do tipo tecnológica costuma levar de 2 a 3 anos.

Qual é a faixa de preço de um curso de podologia?

Isso depende muito da instituição de ensino. A maioria das escolas técnicas, faculdades e universidades privadas trabalham com sistemas de mensalidade. No caso de instituições públicas, o curso é gratuito, basta passar na prova.

Para a manicure, vale a pena investir em um curso de podologia?

podologia o que faz

Depende. Para manicures que possuem uma clientela que deseja este tipo de serviço, vale a pena investir. Já para as que não têm demanda, talvez seja melhor pesquisar entre o público-alvo se há interesse ou não.

No caso das manicures que são podólogas ou pretendem ser, com certeza, é essencial separar os serviços de manicure dos de podóloga.

Por isso, quando fizer trabalho de manicure, não se deve atender podologia junto. Da mesma forma, quando a consulta é com a podóloga, os serviços de manicure não são inclusos. Isso vai assegurar sua remuneração justa pelos dois trabalhos. Caso contrário, algum sai de graça, entende?

Por outro lado, também é possível, na hora de agendar o horário, já deixar especificado quais serão os serviços prestados e comunicar para cliente qual é o valor de cada um deles. Por exemplo: pé e mão tem um valor, mas, se precisar desencravar a unha, será incluso uma taxa.

Uma solução interessante pode ser incluir os custos da esmaltação no preço da consulta de podologia. Desta forma, se a cliente quiser a manicuração, você pode fazer sem agregar no preço final.

Se você é manicure e podóloga, comente aqui embaixo como você trabalha respondendo: Como você cobra por seu serviço?

Enfim, manicures iniciantes podem conferir aqui um post sobre unha encravada:

E não esqueça de seguir a Nati no Instagram!