Produtividade é uma questão que sempre está na cabeça da manicure.

Seja por pressão das clientes, da dona do salão ou de sua necessidade por ganhar mais, a produtividade é central para determinar os ganhos de qualquer profissional.

Que a pressa é inimiga da perfeição, toda manicure está cansada de saber. Mas, será que toda a tentativa de diminuir o tempo gasto no trabalho tem como resultado a queda da qualidade? Nem sempre.

A produtividade é o equilíbrio entre o menor tempo gasto possível para a realização de um trabalho para que ele seja feito com qualidade. Porém, outros fatores são importantes nesta equação: a experiência da cliente e o bem estar da manicure.


Vá direto ao ponto

Produtividade: Qual é o tempo ideal para fazer mão e pé?

Dicas para fazer + unhas em – tempo

1. Agilize a escolha da cliente
2. Organize o material a ser utilizado
3. Use equipamentos que ajudam a economizar tempo
4. Converse apenas o necessário

É preciso lixar os pés da cliente?


Produtividade: Qual é o tempo ideal para fazer mão e pé?

produtividade para manicures

Qualidade e quantidade são opostos? Com certeza, fazer as coisas com pressa pode prejudicar e muito o resultado final do trabalho. Ao mesmo tempo, precisamos admitis que trabalhar com excelência e de forma mais rápida é possível sim.

A manicure possui várias vantagens em aumentar sua produtividade. Afinal, reduzir tempo gasto em cada trabalho resulta em mais dinheiro, pois a maioria das profissionais das unhas ganham por produção.

Pense bem, se em duas horas você faz mão e pé, por R$45 reais, qual será o valor da sua hora trabalhada? Quanto você fará por dia? Qual será sua renda mensal? Quantas horas você terá que trabalhar por dia pra ter um salário razoável?

Por isso, na hora de pensar sua produtividade, tudo isso conta.

Qualidade é imprescindível, certamente. Mas remuneração digna e cliente satisfeita também contam.

Sem falar que quanto menos tempo você passa fazendo as unhas de uma cliente, menos danos você pode trazer à sua coluna.

Assim, mais produtividade também significa menos cansaço ao longo do tempo.

Mesmo assim, existem algumas clientes que tomam mais tempo. Por exemplo, clientes que costumam demorar mais são as que não fazem as unhas em salão com frequência, não hidratam os pés no dia a dia, possuem cutículas finas e muitas peles nos cantinhos.

Da mesma forma, a demora não depende apenas da cliente, é preciso admitir. Então, como aumentar a produtividade? Veja algumas dicas que preparamos para você:

Produtividade: Dicas para fazer + unhas em – tempo

1. Agilize a escolha da cliente

produtividade

Uma das coisas que pode tomar o tempo de atendimento é a escolha da cor do esmalte e da decoração de unha da cliente, se for o caso.

Para resolver este problema, você pode montar um mostruário físico com as cores das unhas. Você pode usar um disco de unhas ou um mostruário com peças individuais.

Neste caso, é essencial sempre ter todas as cores em estoque. Nada de deixar a cor no mostruário e, só depois da cliente escolher, avisar que não tem. Isso é perda de tempo, não é?

Outra opção muito boa é organizar todos os esmaltes em um expositor. Desta forma, a cliente pode escolher as cores disponíveis, sem risco de não ter no estoque.

Quem trabalha com unhas decoradas pode montar um álbum de fotos no Facebook para a cliente escolher no celular mesmo. Sempre tomando cuidado de manter o estoque em dia.

2. Organize o material a ser utilizado

produtividade

Esta dica parece balela, mas não é. Ter os materiais que você usa para cada cliente em um kit separado, com certeza, vai garantir economia de tempo.

Separe o material de cada atendimento: luvas, lixa de mãe e de pé, alicate, palito, algodão, etc, e coloque em uma embalagem plástica.

Ter tudo à mão economiza tempo. então, se você costuma se levantar várias vezes durante o atendimento da cliente para pegar materiais e equipamentos, isso indica que você pode melhorar muito neste quesito!

3. Use equipamentos que ajudam a economizar tempo

Além de organizar o ambiente para deixar o que você precisa perto de você, é possível usar alguns outros equipamentos para economizar tempo.

O primeiro deles é o borrifador. Com ele você economiza tempo para a aplicação de álcool 70 e água.

Neste sentido, amolecedor de cutículas e hidratante para os pés ajudam muito na hora de ganhar tempo. Para quem prefere se livrar das bacias, as botinhas descartáveis são muito úteis e práticas.

Alicates bem afiados são essenciais para um atendimento com agilidade e qualidade.

E mais: lixação técnica com broca e motor pode ajudar muito na produtividade. Veja mais sobre manicuração russa aqui.

Por fim, esmaltes com cobertura boa, que não precisam de muitas demãos, podem fazer você economizar mais tempo e, também, dinheiro.

4. Converse apenas o necessário

Quem nunca viu aquela placa no ônibus: “Fale com o motorista apenas o indispensável”. No caso dos profissionais do volante, uma conversa pode ser fatal.

Mas, e no caso das manicures, quais são as consequências de um bate papo fora de hora?

Sem dúvida, quanto menos se fala, mais rápido se faz as unhas da cliente. Isso é fato.

Mesmo assim, é preciso manter a qualidade do atendimento.

Por isso, seja simpática e atenciosa, porém, não deixe esqueça o propósito da visita da cliente: ter as unhas bem feitas no menor tempo possível.

Produtividade: É preciso lixar os pés da cliente?

Existem cursos de manicure que já orientam as profissionais a não lixar os pés. Dizem que faz parte da higiene pessoal.

As manicures old shcool não concordam com essa prática. Dizem que é trabalho da manicure fazer toda a higienização dos pés.

Se, por um lado, deixar de lixar os pés pode aumentar a produtividade, por outro, será que prejudica a qualidade do trabalho?

E você, acha que é papel da manicure fazer este serviço? Escreva nos comentários!

O ideal, no caso das que lixam os pés de suas clientes, é analisar cada caso. Pois, existem as que têm necessidade de lixamento, quando está mais grossa a pele ou esfoliação, quando a sola está mais macia.

Porém, no caso de clientes que precisam de um atendimento especial, quando há muita pele grossa acumulada, é preciso cobrar um tratamento à parte. Para isso que funciona o Spa de Pés e Mãos.

E a unha encravada, você acha que a manicure deve ou não fazer? Antes de responder, confira este artigo sobre o tema:

Gostou do post? Fique atenta ao Instagram da Nati para saber das novidades!