O sabonete para rosto serve para retirar resíduos de maquiagem, limpar a pele das impurezas como poeira, poluição, etc. Além disso, ele pode ter função esfoliante.

Existe sabonete facial específico para cada tipo de pele. Mas, como saber qual é o perfeito para você?

Bom, para encontrar o sabonete ideal para lavar seu rosto diariamente, você vai precisar experimentar várias marcas.

Mas, mesmo assim, é possível seguir algumas dicas interessantes de acordo com o seu tipo de pele.

Como escolher sabonete para rosto?

sabonete liquido para rosto oleoso

Bem, se você já sabe qual é seu tipo de pele, vai precisar apenas verificar quais componentes são mais adequados para você.

Mas, não é só de componentes que vive a nossa skincare diária. Para escolher o sabonete para rosto, você vai precisar avaliar as texturas e fragrâncias de cada item.

Ás vezes o produto tem tudo que sua pele precisa, mas o cheiro é muito forte e te incomoda.

Por isso, observe quais as especificações de cada produto e experimente várias marcas antes de bater o martelo.

Dicas para escolher sabonete para rosto oleoso

sabonete liquido para rosto pele seca

Como a gente mora em um país tropical, amore, a maioria das pessoas tem pele oleosa. O clima úmido favorece a oleosidade e ajuda na produção de suor e sebo.

A pele oleosa é aquela que tem um brilho natural constante. Geralmente, possui tendência a ter cravos e espinhas.

Bom, se o problema é comum, a solução é mais ainda: use sabonetes com enxofre, ácido salicílico, ácido retinoico e ácido glicoico.

Ativos hidratantes são muito bem vindos, pois eles evitam que a pele produza muita oleosidade.

Produtos muito agressivos, que retiram completamente a camada natural de hidratação de sua pele tendem a piorar a situação.

Isso acontece porque o corpo se sente estimulado a produzir mais oleosidade para repor o que está sendo retirado. Por isso, prefira produtos em gel ou com textura leve.

Uma coisa simples a observar sobre o sabonete: Ele deixa sua pele repuxando depois da lavagem? Você fica com uma sensação desconfortável de ressecamento depois de usar?

Então, melhor evitar esses produtos. Prefira sempre os sabonetes que deixam sua pele com uma sensação confortável após o uso.

Como escolher sabonete para rosto com acne

sabonete liquido para rosto com acne

A pele com acne é uma pele super oleosa e com tendência inflamatória. Cravos e espinhas são muito comuns e podem gerar feridas e cicatrizes.

Então, estamos falando de uma pele muito sensível e que precisa de acompanhamento especial.

O ideal seria procurar produtos específicos para pele com acne. Sabonetes para rosto com textura de gel, propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias são mais indicados.

Ao contrário do que se pode pensar, ativos hidratantes são essenciais, pois a falta deles aumenta a chance da acne atacar.

Da mesma forma como a pele oleosa, a com acne reage bem a produtos com enxofre e ácido salicílico.

Dê sempre prioridade a produtos com óleos de origem vegetal, pois eles tendem a ser mais leves e obstruem menos os poros em comparação com óleos minerais.

Procure um médico para que ele possa indicar medicação ou uma dieta mais adequada. Sim, estamos falando de uma pele que reage ao que você come.

Se você costuma usar maquiagem, prefira sempre as com acabamento matte.

Quer ver mais dicas de cuidados para pele oleosa?

O que um sabonete para rosto com pele seca deve ter

A pele seca é aquela que descama com facilidade. Inclusive é uma pele com tendência a rugas e inflamações.

Geralmente tem tendência a reações alérgicas, dermatites e infecções por fungos.

Tudo que essa pele precisa é de uma ajuda para repor a hidratação natural da camada superficial. Desta forma, ela terá condições de se proteger contra essas inflamações recorrentes e, de quebra, evita a descamação.

Você precisa ter atenção especial em dias secos, ok? É nesses dias que sua pele mais precisa de proteção. Beba muita água e esteja sempre hidratada, amore.

No caso dos sabonetes, procure os que tem ativos hidratantes, como ácido hialurônico, glicerina e bepantenol. Inclusive, sabonetes com aveia, manteigas e óleos vegetais são perfeitos!

Quais sabonete para rosto com pele mista são bons

Amore, você tirou sorte grande.

A pele mista é o verdadeiro sonho pra quem sofre com ressecamento ou acne. Mas, como nem tudo são flores, sua pele tende a acumular um pouco mais de oleosidade no T do rosco: testa, nariz e queixo.

Então, se não cuidar pode dar acne no T do rosto ou dar escamação nas outras áreas. Ou seja, a pele mista é um sonho a ser conquistado com muita dedicação.

Para lidar com essas características mistas, você pode usar produtos para pele seca ou oleosa alternadamente.

Por exemplo

Quando o tempo está mais seco, prefira sabonetes hidratantes, com óleos, ácido hialurônico ou extrato de aveia, por exemplo.

Mas, quando o tempo está mais quente e úmido, busque fazer uma esfoliação com sabonete específico e use um sabonete em gel.

Além do observar o tempo, vale a pena prestar atenção em como sua pele está se comportando. E, a partir disso, usar os produtos necessários para equilibrar as coisas.

Aliás, essa dica de observar a própria pele vale para todos os tipos. É sempre bom observar e ver do que você está precisando, muito mais do que seguir cartilhas, né?

Quer ver mais informações sobre como cuidar de sua pele?