Skincare: O que é? Um Guia Básico para Iniciantes

Skincare virou febre, sem dúvidas!

Por isso, até quem nunca ligou muito para os cuidados com o rosto, agora está bem esperta nos cuidados para ter uma pele radiante.

Afinal, cada pequeno gesto de cuidado no dia a dia garante uma pele mais saudável, sem manchas e rugas no futuro.

O que é skincare?

Skincare é uma palavra em inglês que significa cuidados com a pele.

Amplamente seguido por influenciadoras e amantes do mundo da beleza, esse conjunto de práticas diárias de cuidados tem se espalhado por todo o mundo.

Skincare: a origem

Nos últimos anos surgiram várias tendências no mundo da maquiagem: design de sobrancelhas, técnicas de contorno facial para mudar detalhes com efeitos de luz e sombra, além de truques para aumentar os lábios.

Mas, depois de um tempo, como tudo se transforma nessa vida, as tendências começaram a caminhar para uma linha de cuidados.

A ideia aqui é: cuidar  da pele é tão importante quanto ficar bonita.

Essa forma de pensar combina especialmente com os movimentos de alimentação saudável e proteção dos animais.

Por isso, a procura por produtos orgânicos, naturais, veganos e cruelty free explodiram nas lojas pelo mundo todo.

Skincare Routine

Foi na Coreia do Sul que as blogueiras inauguraram as dez etapas da rotina de cuidados com a pele, ou skincare routine, caso prefira em inglês.

Tanto que os tutoriais de maquiagem das influenciadoras americanas começou a criar um novo bordão: “But first, skincare!”, que significa: “Mas antes, skincare!”.

Nos tutoriais de maquiagem, a preparação da pele passou a ganhar cada vez mais destaques. Produtos como máscaras, cremes, loções, demaquilantes, tônicos, vitaminas, probióticos e uma série de “beauty gadget”, os aparatos de beleza começaram a se proliferar.

Hoje em dia a grande tendência não é mais esconder imperfeições ou mudar detalhes no rosto, mas sim cuidar da pele e realçar o que você mais ama em você!

As 10 etapas da rotina das blogueiras coreanas de cuidados com a pele

Se você está entrando agora neste mundo dos cuidados com a pele, investindo um tempinho por dia já é possível ver muita diferença em sua pele, acredite!

Agora, vamos ver as etapas indispensáveis de skincare routine.

1. Remoção da maquiagem e impurezas

Primeiramente, limpe bem a pele utilizando demaquilante ou água micelar. Este tipo de produto ajuda a retirar resíduos que acabam penetrando mais fundo na pele.

Esta etapa é essencial para evitar cravos e espinhas, além de prevenir danos como envelhecimento precoce, causados pelo acúmulo de maquiagem na pele ao longo do tempo.

Sugestão de produtos: Água Micelar e Demaquilante Bifásico Especial Maquiagem à Prova D’água, ambos da Nati.

skincare agua micelar

 

2. Higienização

Em seguida, o procedimento é o de higienização.

Para isso, use sempre um sabonete líquido específico para o rosto.

Já falamos sobre isso aqui no Blog, mas não custa reforçar: sabonetes comuns são muito agressivos para a pele do rosto.

Nossa pele, principalmente por causa do clima mais quente, tende a ser mais oleosa. Por este motivo, busque sempre usar um sabonete suave, que higienize, mas que também promova hidratação.

Por que isso? Produtos muito agressivos, que retiram toda a oleosidade natural da pele tendem a induzir o organismo a produzir ainda mais, criando um efeito rebote.

Dica de produtos: Make On e Make Off, sabonetes líquidos para a pele do rosto com ácido hialurônico, agente hidratante que não agride a pele.

skincare make on make off

 

3. Esfoliação

skincare routine esfoliante facial

 

A esfoliação é uma limpeza feita por meio da fricção de partículas físicas na pele.

Ela ajuda a retirar células mortas e deixa a pele mais macia. As coreanas realizam esta etapa todos os dias, mas elas usam produtos menos agressivos.

Se você quer fazer uma esfoliação caseira, use fubá com água para criar uma pasta esfoliante caseira e bem baratinha. Mas, neste caso, faça esta esfoliação no máximo duas vezes por semana.

4. Tonificação

Mais uma etapa de limpeza! Agora é a vez do tônico, para tirar qualquer resquício de sujeira mais teimosa que ainda esteja na pele.

Sem contar que o tônico possui a função de restabelecer o equilíbrio do pH da pele.

Mas, se você preferir, use a Água Micelar da Nati novamente nesta etapa, pois ela possui ação tonificante.

Como você já deve ter percebido, as coreanas são um pouquinho obsessivas com essa coisa da limpeza.

Não tem problema se você fizer esta etapa apenas nos dias em que se expôs mais à poluição ou carregou mais na maquiagem, especialmente as que são à prova d’água.

skincare passo a passo

 

5. Máscara

Aqui a diversão rola solta. Você pode escolher a máscara conforme a necessidade da sua pele: limpeza, hidratação, nutrição, etc.

E não esquece de tirar uma selfie, postar no Instagram e marcar a Nati! A gente vai amar ver você se cuidando, amore!

Se você quer fazer máscaras caseiras mesmo, olha só esse vídeo da fabulosa Carol Soares e sua irmã Carina Soares com 5 receitas caseiras de máscaras faciais:

6. Sérum

O sérum é um produto com a consistência bem ralinha, como uma aguinha mesmo. Apesar de parecer simples, ele é muito importante para seus cuidados diários com a pele!

O sérum possui a função nutritiva para a pele, ele deve conter vitaminas e outros nutrientes. Procure séruns com vitamina C e/ou ácido hialurônico, por exemplo.

7. Tratamento

Esta etapa consiste, basicamente, no uso do seu produto de tratamento preferido. Pode ser um creme especial, um óleo natural ou qualquer outro queridinho da sua pele.

Existem cremes específicos para a noite e para o dia, dependendo do momento da sua rotina, ok?

8. Área dos olhos

Lembrando que existem produtos específicos para a área dos olhos, onde a pele é muito mais sensível e precisa de atenção especial.

9. Hidratação

Agora sim, o bom e velho hidratante facial. Aproveite para massagear bem a pele e sentir como ela ficou depois desse tratamento tão criterioso!

10. Protetor solar

Se for de dia, use um protetor solar com, no mínimo FPS 30. Se possível use um com FPS 50 ou mais.

Aqui vai depender muito da exposição que sua pele tem ao sol ou lâmpadas que emitem radiação UV (sim, as lâmpadas de luz negra emitem luz UV).

Se estiver fazendo a rotina à noite, use uma máscara noturna.

Uaaau! Quanta coisa, não é mesmo?

Antes de ir embora, conta pra gente: O que você achou das dez etapas de cuidados com a pele das coreanas? Você realmente vai fazer cada uma delas ou vai adaptar um pouco?

Conta pra gente nos comentários, com certeza, vai ser muito bom trocar ideias sobre skincare com quem se interessa sobre o tema!

E para ficar cada vez mais por dentro dessa tendência de autocuidado, veja também:

Outros esmalte Nati você encontra AQUI: www.loja.nati.com.br

Lançamentos Nati Cosmética:

kit com 32 carimbo com necessaire e carimbo
kit com 32 carimbo com necessaire e carimbo

Adquira já o Kit de 42 cores de esmaltes + carimbo para francesinha + nécessaire

 Deu Match
Deu Match

Deixe um comentário