Skincare já é rotina para boa parte das aficcionadas por beleza.

Mas, para quem ainda está começando, será que é possível criar um passo a passo simples para não passar metade do dia em frente ao espelho?

Este post é para quem ama estar linda e bem cuidada tanto quanto ama praticidade, afinal, a vida é cheia de coisas e a gente não consegue fazer rituais complexos na maioria das vezes.

Skincare: rotina simples e barata. Existe isso?

Basta colocar “skincare” no YouTube. Aí a gente vê muitos tutoriais, dicas, resenhas de produtinhos mara.

E a lista de desejos só cresce. Só que nem sempre aqueles produtos cabem no bolso.

Nestes casos, o jeito é dar uma adaptada na rotina de cuidados com a pele, não é mesmo?

Só quem é gente como a gente sabe a importância dos produtos acessíveis em nossa vida, amore.

E a Nati é gente como a gente.

Por isso, vamos ver uma sugestão de rotina simples e perfeita pra você. Lembrando que diferentes tipos de pele exigem atenção diferenciada, viu?

Então vamos fazer o seguinte: teremos dicas para peles oleosas, mistas e secas. O desafio é trazer um ritual simples e eficiente com produtos baratinhos. Vamos nessa?

De nada! 😉

Skincare: rotina para peles oleosas

A pele oleosa ou acneica precisa de cuidados específicos. Por isso, vamos pensar em em coisas a evitar e outras a manter no dia a dia.

Coisas a evitar: primeiramente, não lave o rosto várias vezes ao dia. Esfoliação todo dia também não cai bem.

A produção de oleosidade pode ser uma resposta do seu organismo a uma retirada insistente da camada natural de hidratação da pele, sabia? Então, vamos com calma!

Outra informação importante: preste atenção na alimentação. Pode ser que sua pele esteja reagindo mal a algum alimento. O que você come que faz piorar as espinhas e cravos?

Para finalizar, sua pele AMA vitamina C. Então, faz assim: consuma alimentos ricos neste nutriente, ok? Estou falando de tomar limonada, chupar laranja e comer acerola.

Já parou pra pensar que sua alimentação pode entrar na rotina de cuidados com a pele? Pois é, pense nisso.

Skincare passo a passo para pele oleosa

1. Comece com a higienização: use um sabonete líquido próprio para o rosto. Isso já ajuda bastante, pois o sabonete comum pode ser muito agressivo e retirar toda a oleosidade natural, criando o efeito rebote.

2. Use água micelar: este produto é um tônico, então, além de ajudar a equilibrar o pH da pele, também retira impurezas;

3. Protetor solar: prefira os que são livres de óleos, evitando os que possuem FPS menor que 30. Isso já vai ajudar muito.

Agora é só partir para a make!

Á noite, procure seguir esse tutorial simples:

1. Comece com um demaquilante, principalmente o bifásico ou água micelar;

2. Em seguida, faça a limpeza com água e sabonete para o rosto. Faça isso antes do banho e com água fria, de preferência.

3. Use um hidratante leve. Inclusive, há algumas opções de gel hidratante, brumas e séruns menos densos.

Pele mista: skincare rotina básica

skincare rotina simples

A pele mista é aquela que apresenta um acúmulo de oleosidade no chamado “T” que engloba testa, nariz e queixo, principalmente.

Aqui vale a pena investir em uma esponja de silicone baratinha, pois, além de ajudar na limpeza, também pode proporcionar uma distribuição desta oleosidade natural que está muito concentrada.

Rotina de skincare para pele mista

1. Primeiramente, use um sabonete líquido esfoliante leve, pois vai ajudar a limpar a pele das impurezas e retirar resíduos de maquiagem e células mortas;

2. Em seguida, use um tônico facial ou água micelar para finalizar a limpeza e equilibrar a superfície da pele;

3. Se preferir, use um pouco de hidratante para o rosto. Mas que seja leve;

4. Sempre passe protetor solar com FPS de no mínimo 30.

Depois de um dia todo de make, sempre use um bom demaquilante ou água micelar. Lave o rosto com sabonete líquido próprio para isso e durma feliz e tranquila!

Se quiser, aplique um hidratante noturno ou um pouco de óleo de rícino natural bem espalhado na pele. Apesar da textura grossa desse óleo, não precisa se preocupar porque a pele absorve ele muito rápido, apesar do cheiro não ser dos melhores.

Uma vez por mês ou a cada 15 dias, faça uma máscara facial de argila na região do T, pois vai ajuda na oleosidade.

Skincare para homens

skincare rotina para homem

Sim, Brasil! Homens podem, e devem , cuidar de sua pele do rosto.

Pra quem não sabe, a lâmina de barbear pode deixar a pele muito sensível.

Por isso, é importantíssimo cuidar da pele para evitar os terríveis pelos encravados. Além de outras cositas mais.

Vamos ver uma rotina simples e eficiente de skincare, rapaziada?

1. Antes de tudo, limpeza. Procure um sabonete líquido para o rosto que não seja agressivo e trate da oleosidade. A tendência é que os homens tenham, sim, a pele mais oleosa. Inclusive, dá uma olhada nas dicas para peles oleosas aqui no post;

2. Se você for adepto, faça a barba neste momento. Mas, assim, use creme ou espuma de barbear. Estes produtos ajudam a proteger, evitar cortes e irritação na pele.

3. Depois de fazer a barba, o ideal é aplicar algum produto para acalmar a pele. Sim, sua pele é sensível, por mais que você seja durão. Existem muitos sprays para este fim. Mas, se você gostar de algo natural, use chá de camomila para deixar a pele mais confortável.

4. Espere secar bonitinho e finalize com um protetor solar com FPS 30, no mínimo.

Prontinho! Á noite, limpe o rosto com água micelar antes de dormir. É importante tirar a sujeira invisível pra evitar os pelos encravados e acne.

 

Adotar uma ritual de cuidados com o rosto é ótimo. Na verdade skincare pode sim ser uma rotina simples e barata.

Está com animação para começar? Veja mais dicas para cuidar da pele: