Unhas do pé delicadas e belíssimas. Isso é muito possível e neste post você vai ver como conseguir isso com dicas simples e cuidados básicos.

Se você é manicure profissional, anote as dicas e passe para suas clientes. Aliás, alguns truques que temos aqui podem servir para você dar aquele toque especial na pedicure de uma cliente mais exigente.

Mas, se você mesma faz suas próprias unhas, não tem problema. As dicas aqui são simples e certeiras.

E agora, vamos ao que interessa: unhas dos pés do jeito que a gente mais deseja!


Como cuidar das unhas dos pés em 5 passos
1. Escalda pés
2. Hidratação
3. Esfoliação
4. Corte
5. Lixamento

Saiba clarear unhas do pé

Como usar papel filme para deixar o pé mais macio?

Como fazer unhas do pé?
Preparação dos pés
Corte e cutilagem
Esmaltação
Unhas pé e mão: cores diferentes ou iguais?

Desenho para unhas do pé

Ideias de unhas do pé decoradas


Como cuidar das unhas dos pés em 5 passos

unhas dos pés

Imagem do curso Manicure Empresária.

Manicures profissional sabem muito bem quando a cliente cuida dos próprios pés com carinho e quando apenas vão deixando até não aguentar mais.

Nesta hora, quando os pés já estão em fase crítica, muitas mulheres vão na pedicure. E ainda querem sair de lá com o pé de princesa!

É lógico que a profissional vai conseguir dar um jeito. Mas, com certeza, para ter as unhas dos pés saudáveis e bonitas de verdade, é preciso ter uma atenção diária.

Por isso, cuidar das unhas dos pés precisa ser um exercício constante. É higiene pessoal e também autocuidado, uma forma de se amar.

E quanto mais a gente deixa acumular, pior fica. E não é só a pedicure que sofre, né? Você fica com vergonha de usar uma sandália, um chinelo…

Enfim, esses 5 passos, se praticados com regularidade, vão fazer você ter os tão sonhados pés delicados de mocinha. Confira:

1. Escalda pés

escalda pés

O escalda pés é uma técnica ancestral, que está presente na medicina tradicional de várias culturas. É como se fosse um remédio caseiro e suave para cuidar do corpo e da mente.

Pode parecer bobagem, mas mergulhar os pés em água aquecida é muito relaxante. Até a mente da gente fica mais tranquila.

Para fazer você vai precisar ferver um litro de água e, após isto, esperar que ela atinja uma temperatura suportável para a pele. Em seguida, coloque meia xícara de água oxigenada volume 40, misture bem e coloque os pés para descansar por 15 minutos.

Para finalizar, seque bem os pés.

Esta é uma dica ótima para quem possui problemas com unhas manchadas, chulé, micoses e pele muito grosseira.

Faça escalda pés uma vez por semana para casos mais críticos e, conforme for melhorando, diminua a frequência até cerca de uma vez por mês.

Lembrando que, se você for pedicure, você pode oferecer este tratamento para suas clientes por um preço justo. E também precisa sempre usar um protetor descartável na bacia de cada cliente.

Você pode substituir a água oxigenada por

  • uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma xícara de vinagre de maçã ou meia xícara de suco puro de limão para clarear as unhas, tratar fungos e chulé;
  • meia xícara de amaciante de roupas; uma xícara de condicionador de cabelo ou uma xícara de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco para tratar pés grosseiros;
  • plantas medicinais como erva doce, camomila, erva cidreira, hortelã, babosa, etc.

2. Hidratação

A hidratação é fundamental para ter as unhas dos pés bem cuidadas. Quando você cria o hábito da hidratação, acaba adiantando muitas coisas da sua vida.

Primeiro que o seu pé vai ficar mais macio, segundo que suas unhas e cutículas vão ficar mais saudáveis.

Por isso, depois do banho, sempre seque bem seus pés e passe uma loção emoliente.

Pode ser um hidratante como os da linha BioSegredo da Nati, pode ser um óleo de coco, uma parafina super hidratante ou qualquer outro produto que você tenha em casa ou queira comprar para usar.

Massageie muito bem seus pés, sem esquecer as cutículas.

3. Esfoliação

Outra opção muito interessante é usar esfoliante para retirar todo o excesso de tecidos e células mortas.

Para isso, use um produto pronto ou faça um preparado em casa mesmo. Na hora de aplicar, massageie bem os pés e, sempre que puder, passe uma escovinha com cerdas de náilon nas áreas mais grossas, assim como nas cutículas.

Para fazer um esfoliante caseiro, use açúcar cristal, sal grosso, ou argila, e água.

4. Corte

Um dos maiores segredos para ter as unhas dos pés sempre lindas é saber cortar.

As unhas dos pés, geralmente, são mais curtas do que as das mãos. Por isso, o corte é essencial para evitar o encravamento.

Quem já sofreu com unha encravada sabe o quanto dói e quem nunca sofreu pode ter a aflição de assistir algum vídeo de desencravamento só pra ter um gostinho do suplício.

Mas, como é esse tal corte que previne unha encravada?

É o corte reto das unhas, ou seja, o corte que não entra nas laterais.

Para saber mais, confira:

5. Lixamento

O lixamento das unhas dos pés é essencial para deixá-los lindos e delicados. Para caprichar neste acabamento, siga o formato de corte reto, conforme a gente viu na dica anterior e, além disso, coloque algumas outras coisas em prática.

Use uma lixa bloco para polir a superfície das unhas. O ideal é deixar as unhas lisas e regulares.

Use também uma lixa manual comum para modelar a borda livre, sempre mantendo o corte reto.

Para manter a maciez nos pés, use uma pedra pomes e sempre esfregue gentilmente um pouco os pés e os calos durante o banho.

Saiba como clarear unhas do pé

como clarear as unhas dos pés

Para clarear as unhas do pé, você pode usar esta misturinha: em um recipiente de vidro, coloque uma colher de sopa de água oxigenada volume 10 e uma colher de glicerina.

Depois, aplique essa mistura sobre as unhas, coloque um algodão sobre elas e deixe agir por 15 minutos.

Para finalizar, enxágue com água morna, pegue um pedacinho de palha de aço e esfregue as unhas suavemente.

Para finalizar, lave bem e aplique um hidratante para os pés.

E também como usar papel filme para deixar o pé mais macio

como hidratar os pés

Esse truque é ótimo para quem tem os pés muito ressecados e, com certeza, é muito fácil de fazer. Para essa hidratação potente você vai precisar de plástico filme, hidratante para os pés e meias largas.

Depois de tomar banho ou apenas lavar os pés, aplique o hidratante e massageie bem os pés. Não economize no produto, quanto mais creme, melhor!

Depois, envolva seu pé, ainda cheio de creme, com plástico filme para que ele fique todo protegido. Só tome cuidado para não apertar muito, pois isso pode prejudicar a circulação do sangue.

Por fim, coloque uma meia, de preferência uma bem larguinha, como aquelas que já estão velhinhas, sabe?

Com os pés assim você pode ir dormir. No dia seguinte, retire tudo e lave bem os pés. Você vai ver a diferença!

Esse truque pode economizar muito seu tempo e energia, pois mantendo os pés bem hidratados, a pele não vai engrossar, dispensando o lixamento dos pés.

Como fazer unhas do pé?

Não existe muito segredos sobre como fazer unhas do pé passo a passo. Mas, se você quer saber detalhes e ainda aprender alguns truques, vamos lá!

Preparação dos pés

A primeira coisa a se fazer é higienizar os pés com álcool 70.

Depois, é o momento da hidratação. Você pode fazer isso de várias formas, não importa se está fazendo seus próprios pés ou se é manicure.

Caso seja adepta das velhas bacias, coloque água quente e deixe os pés lá. Inclusive, você pode aproveitar e já fazer um escalda pés, né? Se você for manicure, não esqueça de usar o protetor descartável de bacia!

Os especialistas não recomendam que você lixe os pés, afinal, é melhor prevenir do que remediar. Neste sentido, é muito melhor hidratar bem os pés regularmente e evitar a fadiga de lixar os pés. Até porque, cá entre nós, dá uma canseira lixar, né?

Caso seu pé, ou o de sua cliente, for mais fino e não precisar de métodos muito pesados, apenas use um esfoliante e massageie bem. Se puder, passe uma escovinha de cerdas macias nos dedos e no calcanhar para ajudar na limpeza e retirada de células mortas.

Neste caso vale a pena usar botinhas descartáveis ou até o plástico filme para deixar o produto agindo.  E não esqueça de aplicar o amolecedor de cutículas.

Corte e cutilagem

Imagem do curso Manicure Empresária.

Para esta fase da pedicure, você pode furar a botinha ou o plástico filme para deixar os dedos de fora enquanto o hidratante ainda age no restante do pé.

É neste momento que você deve cortar as unhas, sempre tomando o cuidado de fazer o corte reto que evita unha encravada. No caso de estar atendendo uma cliente, sempre pergunte qual é a preferência de dela quanto ao cumprimento das unhas.

Faça o lixamento de cada unha e, após este procedimento, use a espátula para afastar a cutícula e já vá com o alicate fazendo a cutilagem.

Em seguida, limpe as unhas com água, seque bem e passe álcool 70.  Terminando isto, retire as botinhas ou o plástico filme, limpando o excesso de creme.

Esmaltação

Imagem do curso Manicure Empresária.

Para realizar a esmaltação, use sempre a Base Protetora, duas camadas da cor escolhida e, para finalizar, Extra Brilho. É sempre bom também usar um Óleo Secante para evitar os borrados ou que o esmalte fique amassado.

Veja o passo a passo da esmaltação das unhas dos pés:

  • Primeiro, observe se existem dedos que ficam muito grudados, de forma que prejudique a esmaltação e, nestes casos, use uma bolinha de algodão para afastá-los;
  • Depois, passe uma camada de base em todas as unhas;
  • Em seguida, faça a primeira camada de esmalte, lembrando que não é necessário palitação neste momento;
  • Após isso, passe a segunda camada de esmalte e, agora sim, faça a palitação  para retirar os excessos de esmalte das bordas;
  • Neste momento você pode já limpar os borrados com o palito envolto em algodão e molhado com removedor de esmalte;
  • Só depois de fazer este procedimento, passe para a aplicação do Extra Brilho, com muito cuidado para não errar, pois agora você não precisa usar o palito;
  • Por fim, use o Óleo Secante.

Unhas pé e mão: cores diferentes ou iguais?

Essa é uma dúvida muito comum! Mas, fica tranquila. Afinal, não existem muitas regras em relação à cor mais adequada para as unhas dos pés.

E, mesmo assim, a gente vai te dar umas dicas para você se inspirar com 5 sugestões de cores para das unhas dos pés. Olha só:

  1. Branco;
  2. Nude;
  3. Francesinha tradicional;
  4. Mesma cor das mãos;
  5. Um tom mais claro ou mais escuro do que o das mãos.

unha do pé

Desenho para unhas do pé

A Maiane Martins fez um tutorial em vídeo com um desenho de unhas do pé muito simples e fácil de fazer: rosas delicadas e uma francesinha que é um charme!

Para fazer esse passo a passo, você vai precisar do esmalte Pluma e Paz, os dois da Nati.

Além disso, você vai usar um pincel para decoração de unha número zero e tinta acrílica ou para tecido branca, cor de rosa, vermelha e verde.

Veja só os detalhes de como fazer estas unhas:

Depois de passar duas camadas do esmalte Pluma, faça uma francesinha em cada unha usando o Paz.

Após isso, use o pincel de nail art para fazer as rendinhas com tinta branca na unha do dedão.

Em seguida, desenhe três bolinhas cor de rosa na unha maior e faça os detalhes do botão com a tinta vermelha.

Para finalizar, faça as folhinhas com a cor verde. E passe Extra Brilho e Óleo Secante.

Ideias de unhas do pé decoradas

Você pode fazer unhas do pé pintadas simples, mas também pode apostar na clássica francesinha. Não existem regras, você já sabe.

O que existem são tendências, e uma muito forte nas pedicures no Brasil são as unhas do pé decoradas com flores. Vale carga dupla, one stroke ou flores mais simples. Além disso, as pedrinhas são outro elemento que aparece em várias unhas.

Apesar de algumas pessoas não gostarem , a decoração de unhas do pé mais popular segue sendo as francesinhas com flores.

Entre as cores mais populares, podemos notar o vermelho, o branco, o preto e, claro, o nude.

Outra tendência que têm surgido no Instagram: unhas decoradas dos pés com filha única e gêmeas.

Veja agora muitas fotos de unhas do pé decoradas!

unha do pé com flores

unhas dos pés

unha do pés

unha dos pés

unha dos pés

unhas do pés

unhas do pé

pedicure

unhas dos pés

unhas dos pés

pedicure

pedicure

pedicure

pedicure

pedicure

 

Uau! Foram muitas ideias, não é? Se você alimentou sua inspiração com este post, quando fizer suas unhas dos pés, poste no Instagram e marque o perfil da Nati! Vamos adorar ver como te ajudamos!

E, se você ama estar por dentro das tendências, não deixe de conferir nosso post sobre unhas decoradas 2020: