Unhas grandes e fortes não caem do céu. Tudo bem que existem pessoas que tem unhas compridas sem precisar cuidar, mas a realidade da maioria das pessoas é bem diferente.

Não importa se suas unhas ficaram fracas depois de algum procedimento estético, ou se enfraqueceram porque você rói unhas. Essas dicas servem para todas as pessoas. Aliás, temos truques especiais para quem tem o péssimo hábito de roer unhas.

Aqui você vai aprender alguns truques de blogueiras de unhas para deixar suas unhas longas e saudáveis. Apenas se lembre de que não existe uma receita milagrosa.

Na verdade, o que recupera a unha é o cuidado diário. Para tratar suas unhas, busque sempre aderir a várias ações juntas. Sem dúvida, você vai ter que prestar atenção e tratá-las com carinho.

Vamos ao primeiro truque?

1. Usar base de tratamento ajuda a fortalecer as unhas

Como você deve saber, a esmaltação perfeita é aquela em que você passa uma base antes do esmalte com pigmentação.

Existem inúmeras bases no mercado, mas, para quem quer ter unhas grandes, é preciso usar alguma que seja fortalecedora, que traga algum benefício para suas unhas e a ajude a crescer mais forte.

No caso da Nati, temos algumas opções que podem ser perfeitas para você:

  • Base Fortalecedora com Óleo de Cravo;
  • Fortalecedor com Cálcio;
  • Recuperador com Queratina;
  • Unha Dura;
  • Base Casco de Tartaruga com Óleo de Alho;
  • Fortalecedor com D-Pantenol
  • Linha Nati, Me Salva.

Usar qualquer uma destas bases por baixo do esmalte toda semana vai ajudar muito na recuperação e fortalecimento para suas unhas ficarem grandes e saudáveis.

Para quem quiser potencializar ainda mais o efeito desses produtos, vale a pena também manter as mãos sempre hidratadas.


Confira as promoções da Loja Oficial da Nati


2. Parar de tirar a cutícula ajuda a ter unhas grandes

Parar de tirar a cutícula não é sinônimo de desleixo!

Mesmo que você escolha deixar o alicate de lado, ainda precisa cuidar, e muito, de suas unhas. Por isso, parar de tirar as cutículas é mais uma mudança de hábitos. Mas, não é pra abandonar suas cutículas, ok?

As cutículas possuem uma função de proteção da matriz da unha. A matriz é o lugar onde a unha é produzida. Então, quanto mais hidratada e protegida estiver essa área, mais rápido sua unha vai crescer.

Já fizemos aqui no Blog um post mostrando como cuidar das cutículas sem usar alicate. Já viu?

Cuidados com a cutícula para ter unhas grandes

Para cuidar das cutículas sem tirar, você precisa massagear a área todos os dias, empurrar as cutículas com uma espátula, sempre fazendo movimentos delicados e gentis. Afinal, qualquer lesão nessa área pode fazer com que a unha fique com imperfeições.

Se você vai parar de tirar a cutícula agora, saiba que no início ela vai crescer bastante.

Isso é normal, porque seu corpo está acostumado com um ritmo de produção de tecido suficiente para repor o que era retirado. Ou seja, quando tirava a pele da cutícula, o corpo entendia que precisava produzir mais. Você tirava e ele produzia, e assim por diante.

Quando você para de tirar, a coisa muda de figura, o corpo vai entender que não precisa produzir tanto. Mas isso leva tempo. Tenha paciência.

Depois de um tempo, ela vai ficar discreta e perfeitinha, não vai dar nem pra reparar.

Apenas lembre-se de hidratar para ela não descascar, pra não ficar com aquelas peles levantadas que às vezes sangram e doem muito.

3. Hidratar as cutículas auxilia no crescimento das unhas

A hidratação das cutículas serve para não descascar a região, como já citamos anteriormente. Mas, mais do que isso: cutículas hidratadas resultam em unhas mais fortes.

Conforme já expliquei aqui, a cutícula fica pertinho da fábrica das unhas, a matriz. Manter toda a área hidratada vai impactar diretamente o fortalecimento das suas unhas.

Para hidratar, você deve passar óleos nas cutículas pelo menos uma vez ao dia. Use óleo de cravo, azeite de oliva, óleo de rícino ou óleo de coco. Todos esses estão liberados para hidratar muito suas unhas!

Massageie bem a região e empurre as cutículas com os dedos mesmo, fazendo movimentos gentis.

4. Usar creme para as mãos

Além dos óleos, tenha sempre um creme para as mãos com você. Se puder, coloque umas gotinhas de óleo dentro da embalagem e agite bem.

Aplique várias vezes ao dia. Toda hora. Você gosta de abrir a geladeira pra pensar? Então, em vez de desperdiçar energia, passe um creme nas mãos para pensar na vida. Melhor coisa que você faz.

Aplique o hidratante também após levar as mãos, pois os sabonetes ressecam a pele e as unhas.

5. Mantenha as unhas feitas

Fez as unhas? Depois de uma semana tire o esmalte e faça uma hidratação intensiva com óleo e faça de novo.

Aproveite para aplicar o hidratante várias vezes ao dia, massageie e pense bastante na vida. Vale a pena. Sério, toda semana sua unha precisa desse cuidado.

Se não conseguir fazer nada nada na unha, passe apenas a base fortalecedora + cobertura brilhante.

O esmalte, base e cobertura funcionam como uma proteção para suas unhas. Se você cuidar bem delas e não descuidar da esmaltação semanal, as chances de suas unhas crescerem aumentam bastante!

6. Alimentar-se bem e tomar bastante água

Sim, sua unha precisa de nutrientes, queridona. A falta de vitaminas e minerais no organismo prejudica unhas, cabelo e pele. Para resolver isso, procure comer alimentos in natura, ou seja, frutas, legumes e verduras frescos.

Evite colocar óleo de soja na comida, maneire no açúcar e nos doces em geral.

Beba muita água, pelo menos dois litros por dia. Não desista dessa dica, ela é importante e vai te dar muito mais do que unhas grandes, acredite.

7. Usar um suplemento de vitaminas

Se você não consegue comer coisas saudáveis, realmente não goste disso, tudo bem. Temos uma solução para você. Os suplementos melhoram a saúde e a qualidade de vida.

Um bom suplemento, é capaz de fornecer tudo o que seu corpo precisa e que é difícil completar com a alimentação. Com ele você fortalece não apenas as unhas, mas também pele e cabelos, de dentro para fora.

8. Ter sempre uma lixa com você

A unha descascou um pouco? Já pegue a lixa e acerte isso. Um bom lixamento fortalece as unhas, evite que ela quebre ou descame com facilidade.

Mas preste atenção, seja gentil com seu corpo. Faça movimentos delicados. Um bom lixamento é feito com jeito, não com força.

O objetivo é apenas modelar e deixar com acabamento perfeito, sem tirar o comprimento.



9. Usar luvas para proteger as unhas

Quantas vezes a sua unha já quebrou no faxinão? Ás vezes nem chega a quebrar logo de cara, ela só fica fraca como papel e quebra no dia seguinte.

Isso acontece porque os produtos de limpeza que usamos em casa podem enfraquecer as unhas.

Sem contar que mexer com limpeza causa vários atritos que quebram e enfraquecem as unhas.

Para evitar este problema, use sempre luvas de borracha. E, como você não é boba nem nada, aproveita e passa um pouco de hidratante ou óleo antes de vestir as luvas. Assim você faz uma hidratação power enquanto limpa a casa, lindona!

Muita gente acha que as luvas de borracha são grandes e desconfortáveis. Mas essa desculpa não procede mais! Já existe no mercado tamanhos diferentes. Escolha o tamanho perfeito e proteja suas unhas para que elas possam ficar grandes e lindas.

10. Usar Removedor Sem Acetona

Acetona resseca a unha, isso é fato. Porém, o removedor livre de acetona é menos agressivo e alguns possuem até agentes hidratantes.

O removedor da Nati Tox-free, por exemplo, possui D-pantenol em sua fórmula.

O D-pantenol é um agente eutrófico, que promove a nutrição e o fortalecimento da pele e das unhas. Pessoas com deficiência desta substância podem ter descamação e ressecamento.

Porém, se mesmo assim você ainda sentir que precisa proteger suas unhas, aplique um pouco de óleo no algodão que você vai usar para retirar o esmalte.

Coloque um pouco, apenas para não passar só o removedor direto nas unhas. Isso vai ajudar muito quem está com a unha mais frágil e quebradiça.

Saiba mais:

11. Usar cola para unhas

Mesmo com todos os cuidados, mesmo com unhas mais fortes e grandes, uma hora ou outra vai quebrar. Tem gente que diz que é invejinha, tem gente que faz um movimento mais brusco, um pequeno descuido.

Não importa, é normal isso acontecer, a questão central é: como recuperar essa unha?

Bom, quando acontecer da unha quebrar, tenha uma cola especial para as unhas e fixe novamente aquela parte que se rompeu.

Depois, deixe secar bem e passe uma lixa bloco de levinho só para nivelar e uniformizar a superfície. Pronto: unhas grandes por mais tempo.

12. Preservar suas unhas

Repita comigo:

Não vou usar minhas unhas como ferramentas. Não vou tirar sujeirinhas com a unha. Não vou usar a unha para abrir latinha, nem para destacar o bico da caixa de leite. Não vou descascar o esmalte com a unha ou com a boca. Aliás, não vou, nunca, colocar a unha na boca”.

Sério, gatona, mesmo que não seja para roer colocar a mão na boca acaba com as unahs. A sua saliva, o contato com os dentes, tudo isso contribui para ela enfraquecer.

Agora, se você é viciada e faz isso sem nem perceber, então, use a Base Nail Guard e você nunca mais vai querer colocar a mão na boca, sério!

A Larissa Leite fez um vídeo ensinando na prática a evitar esse vício que favorece a quebra das unhas:

5 receitas caseiras para deixar as unhas grandes e fortes

  1. Coloque 2 colheres de sopa de azeite, meio limão espremido limão e 1 dente de alho picado ou triturado, misture tudo e aplique nas unhas e cutículas. Vai ficar com cheiro forte, mas aplicando duas a três vezes por semana faz muito efeito;
  2. Aplique vinagre de maçã três vezes ao dia nas unhas e cutículas. Também deixa cheiro, porém ajuda muito com os fungos, caso você tenha este problema;
  3. Em um recipiente coloque água, gelo, sal e azeite. Deixe as unhas imersas nesta solução por 10 minutos e enxágue em seguida, apenas com água.
  4.  Corte um pedacinho de cebola e esfregue nas cutículas 3 vezes ao dia;
  5. Em um potinho, coloque um pouco de vinagre de álcool, 2 colheres de azeite, um dente de alho triturado e cravinhos. Deixe esta solução surtindo em um pote bem fechado na geladeira e depois de um dia de descanso, passe todos os dias nas unhas.

Caso você não goste do cheirinho que estas receitas deixam nas unhas, use uma base fortalecedora como aquelas que citamos no início do post.

Bem, agora você só precisa cuidar direitinho das suas unhas e quando elas estiverem grandes, tire uma foto, compartilhe no Instagram e marque a Nati. Vamos amar ver suas unhas lindas!

E antes de ir, veja estas super dicas:


Siga o Instituto Nati no Instagram e fique por dentro das novidades e brindes, amore!