Unhas inflamadas ficam doloridas, enchem de pus e causam muito transtorno para quem sofre com elas. A principal causa deste problema são as unhas encravadas ou com infecção por bactérias ou fungos.

Mas, o que fazer quando ela aparece?

Bem, existem 3 coisas essenciais para fazer logo que a unha começa a inflamar.

Unhas inflamadas: o que fazer imediatamente?

Muita gente fica meio perdida quando está com a unha inflamada.

Porém, é muito importante fazer alguma coisa, afinal, uma inflamação dessas, quando é negligenciada, pode causar problemas mais sérios. Além de muita dor e sofrimento para você.

1. Evite usar sapatos fechados

Não importa se a inflamação é causada por um encravamento de unha apenas ou se há uma infecção por fungos e bactérias no local. O fato é que abafar essa unha inflamada só vai agravar o problema.

Por isso, a primeira coisa a se fazer é evitar sapatos fechados e/ou apertados. Esse tipo de calçado pode piorar a situação e causar muita dor.

2. Faça a limpeza do local

Assim que sentir os primeiros sintomas da inflamação, evite abafar o local. Mantenha-o limpo, arejado e seco.

Para limpar as unhas, utilize utensílios limpos e secos. Lave com água corrente e sabão. Não tente cutucar a área com objetos pontiagudos.

Se houver água oxigenada volume 10, aplique sobre a área e espere agir. Limpe o excesso com um cotonete muito suavemente, lave e seque bem em seguida.

3. Procure um especialista

Caso você tenha acesso a um profissional de podologia, vá até ele imediatamente. Quanto mais cedo você tratar o problema, melhor.

O profissional capacitado pode fazer a remoção da pele encravada de forma correta e segura. Em casos de inflamação mais grave, procure um pronto atendimento na área de urgência.

É importante não tentar mexer na área sem orientação profissional, pois uma inflamação pode avançar rapidamente para quadros mais graves se algo for feito errado.

Se você é manicure e não sabe como lidar com unhas inflamadas e encravadas, confira:

E não esqueça de seguir a Nati no Instagram para ficar por dentro das novidades!