Unhas postiças são adereços que podem salvar o seu dia, principalmente quando o tempo é curto.

As postiças com adesivo, por exemplo, podem deixar as unhas prontas em minutos!

Já o alongamento com tips ou com unhas postiças fixadas com cola, podem ser aplicadas quando as unhas ainda estão curtinhas ou quando uma delas quebra.

Se você quer saber o passo a passo de cada tipo de unha postiça, incluindo tips, então se prepara que este post vai ir de encontro com suas necessidades. E melhor: com dicas extras!


Qual a diferença entre tips e unha postiça?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal, são produtos muito parecidos. Mas, a principal diferença está na aplicação. Confira agora os tipos de unhas postiças e depois aprenda o passo a passo de cada uma delas:

  • Unha postiça adesiva: este modelo é fácil de encontrar em perfumarias e lojas especializadas. Elas já vêm com cores e um adesivo próprio, que você apenas fixa nas unhas e vai ser feliz;
  • Unha postiça com cola: este é fixado com uma cola específica de unhas, que vem geralmente com um aplicador de pincel igual a de um esmalte comum, depois de coladas, é preciso esmaltar;
  • Unha postiça estilo tips: essa modalidade de produto é exclusiva para alongamentos com acabamento perfeito, pois a unha postiça é colada, também com cola específica, não rente à cutícula como as outras, mas sim do meio para as pontas das unhas. Além disso, também exige mais domínio de técnicas de lixamento e precisa de esmaltação.

Vamos ver como aplicar cada uma delas?

Unha postiça adesiva

A unha postiça adesiva não precisa esmaltar, e por isso não borra. É muito prática, com certeza. Mas, é preciso dizer: o que vem fácil, vai fácil, lindona. Ou seja, é preciso muito cuidado para não deixar as unhas pelo caminho. Por isso, sempre leve algumas de reserva na bolsa.

Além disso, a unha postiça adesiva pode cair antes do tempo, principalmente se você faz coisas como lavar louça, lavar roupa e outras atividades manuais.

Ela é perfeita para emergências do tipo: preciso ir em um evento e não consegui marcar manicure ou não vou ter tempo hábil para fazer a esmaltação das unhas.

Mas, mesmo nestes casos, é importante fazer uma aplicação de teste antes da final, pra você pegar o jeito, entende? E falando nisso, vamos ver os segredinhos da aplicação deste modelo?

Passo a passo das unhas postiças adesivas

como colocar unhas postiças

Antes de tudo, retire o esmalte das unhas, caso houver, com removedor comum. Depois, faça a cutilagem como de costume. Em seguida, inicie o lixamento de toda a superfície da unha, para que a superfície fique mais porosa e fixe melhor o adesivo das unhas postiças.

Antes de prosseguir, não esqueça de fazer a limpeza dos resíduos da lixação com álcool 70% ou removedor de esmalte em um algodão.

E então, finalmente, pegue as unhas postiças, que geralmente vem com 24 unhas em cada pacote. Escolha a que combina mais com o tamanho de cada uma de suas unhas e guarde o restante para não confundir.

Dependendo da marca escolhida, a película adesiva pode estar na unha postiça ou vir separada da embalagem.

No caso de películas soltas, retire o papel da película e cole o adesivo na unha bem rente à cutícula, depois segure firme por cerca de 10 segundos.

Porém, também é possível que o adesivo venha separado. Se este for o caso, cole o adesivo na unha, retire a película e coloque a unha postiça por cima, segurando por alguns segundos.

Repita o procedimento em todas as unhas e vá ser feliz!

Unha postiça com cola

unha postiça com cola

A aplicação da unha postiça com cola é mais trabalhosa. Mas, certamente, fica mais natural e dura muito mais tempo. Pode ser aplicado por uma manicure, e neste caso, é preciso consultar o valor, pois cada uma trabalha de uma forma. Algumas cobram a mais pelo material, outras pedem que você compre e leve as unhas postiças.

Passo a passo para unhas postiças com cola

Primeiramente, faça a preparação da unha: limpeza e cutilagem normal, depois vem lixando a unha por cima (produzindo ranhuras leves). Depois use um controlador de PH pra tirar toda água e oleosidade da unha e passe um primer ou base protetora.

Em seguida, você deve medir as as unhas naturais com cada unha postiça. Conforme for encontrando as que combinam perfeitamente, separe-as na ordem, para não se perder.

Na hora de colar, escolha uma boa cola para unhas postiças, é importante usar uma cola específica para não agredir e estragar suas unhas naturais à longo prazo.

Aplique a cola na unha postiça e fixe na unha natural, pressionando da área da cutícula para a ponta. Certifique-se de que não ficou ar entre as unhas postiça e natural. E então, passe a cola por cima da unha postiça, como se fosse uma base. Para finalizar, é só esmaltar normalmente.

Alongamento com Tips e Top Coat UV

unhas postiças tips

As tips são muito usadas para alongamento de unhas de gel. Mas, também é possível usá-las em alongamentos sem gel ou em técnicas mistas, como esta que você vai aprender a seguir.

Lembre sempre de que apenas profissionais com prática e capacitação técnica podem aplicar unhas de gel, pois existe uma série de detalhes relacionados à segurança e reações alérgicas que precisam ser seguidas, ok? Busque conhecimento sempre.

Passo a passo para alongamento com tips

Inicie com a preparação da unha, que inclui cutilagem e lixamento. Depois, passe primer e uma camada de cola para tips por cima e deixe secar.

Depois de seco, aplique cola nas tips, naquela borda feita para encaixar nas unhas. Aplique as tips, com cuidado para não fazer bolhas na cola. Para evitar essas bolhas, pressione a tip do meio para a ponta da unha.

Após a secagem da cola, que costuma ser rápido, corte, então, as tips para que fiquem em um comprimento adequado, sempre usando o cortador de tips.

Em seguida, realize o lixamento para nivelar as tips com as unhas. Nesta etapa, você pode usar uma lixa elétrica ou uma manual. O ideal aqui é fazer com que o limite entre a unha e a tips desapareça, deixando a unha lisa e uniforme.

Passe, então um algodão com álcool 70% para retirar os resíduos do lixamento.

Por fim, passe uma camada fina de Top Coat UV e seque na cabine. Antes de terminar, limpe com álcool e pronto!

Dicas Extras sobre unhas postiças

Embaixo das unhas postiças pode vir um número bem pequeno, por isso, antes de colar vai testando e a unha que der certo olha o número embaixo e separa o par, pois na maioria das vezes é o mesmo tamanho para os dedos das duas mãos.

Na hora de lixar a unha postiça, dá uma afinada nas pontas pra parecer mais natural. Na hora de aplicar na unha, tenta não deixar bolhas de ar entre a unha postiça e a natural. Isso faz com que a unha dure mais e evita problemas com fungos e bactérias.

Atenção

unhas postiças adesivas

Não use colas comuns para fixar suas unhas postiças, isso pode danificar seriamente suas unhas. Prefira colas específicas para unhas postiças. Pois elas fixam muito bem o produto, não causam danos permanentes nas unhas e ainda vêm com um aplicador de pincel igual ao do esmalte.

As tips devem ser coladas na unha sempre da metade para o final. Já as unhas postiças adesivas e com cola devem ser fixadas rente à cutícula.

A durabilidade das unhas varia. Dependendo dos cuidados que você tem, das atividades que você faz, da qualidade do produto utilizado e também do tipo de unha postiça que você escolheu, elas podem durar mais ou menos.

Em geral, a durabilidade das unhas postiças adesivas é de 5 a 7 dias. Já as unhas postiças com cola duram mais de 15 dias, assim como o alongamento com tips. Alongamentos com produtos que vão na cabine podem durar muito mais.

Como fazer a retirada das unhas postiças

Para retirar as unhas postiças com adesivo, basta esperar que a cola solte ou use água morna para facilitar a retirada.

No caso de unhas postiças com cola ou tips, prefira lixar 90% do produto com broca elétrica ou lixa manual.

Deixe que os resíduos saiam com o tempo e nunca deixe as unhas e molho no removedor de esmaltes para tirar unhas postiças. Se precisar, use um produto específico para a retirada de cola para unhas postiças.

Sempre passe uma base fortalecedora após a retirada. Oriente a cliente a fazer hidratação das unhas e cutículas para evitar danos permanentes.

E aí, o que achou de nossas dicas? Escreva nos comentários! E não esqueça de seguir a Nati no Instagram.

Para as manicures iniciantes de plantão, vamos deixar um link com dicas de como ter renda extra:

E para quem quer saber mais sobre unhas de gel: