Quando as pessoas falam de esmalte em gel, elas podem estar se referindo ao esmalte UV ou ao esmalte híbrido. Como assim? Calma, vamos explicar tudinho para você.

O que é esmalte em gel?

esmalte em gel sem cabine

O esmalte em gel é um produto superior aos demais disponíveis no mercado. Sua composição permite que ele dure muito mais nas unhas, tenha um brilho mais intenso e uma cobertura muito melhor. Mas como isso é possível?

Para saber isso direitinho, temos que ter em mente, gatona, que quando falamos neste tipo de esmalte, podemos fazer referência a dois produtos diferentes.

Esmalte em gel UV

O primeiro é o esmalte em gel UV, que é da mesma composição que o gel utilizado na construção de unhas artificiais e alongamentos. Esse tipo de esmalte em gel possui resina com ativos fotossensíveis que, ao entrar em contato com os raios ultravioleta das cabines, formam uma camada rígida de cor.

Existem algumas marcas vendidas em vidrinhos parecidos com os esmaltes comuns. Uma característica padrão neste tipo de produto é o vidrinho preto, pois o líquido não pode entrar em contato com a luz UV natural para não estragar.

Este tipo de esmalte deve ser aplicado e usado com cabine UV. Ou, ainda, com a luz solar com UV natural.

A principal desvantagem deste esmalte é o procedimento de retirada das unhas. Ficou curiosa? Aguenta aí que a gente já vai explicar, ok?

Esmalte em gel híbrido

esmalte em gel UV

O esmalte em gel híbrido é um produto meio a meio. Ele não é um esmalte comum, mas também não chega a ser um esmalte UV.

Em sua composição há resina diferente, mas também os componentes do esmalte comum. Esta mistura produz um efeito gel perfeito para quem não tem paciência, tempo ou dinheiro para usar cabine.

Inclusive, a Nati lançou uma edição limitada de um esmalte em gel que não precisa de cabine, o Gel Sem Cabine. Com um acabamento perfeito, ele possui brilho intenso, cobertura perfeita e durabilidade prolongada.

Aliás, o Gel Sem Cabine não precisa de top coat ou extra brilho, são opcionais, pois seu acabamento é perfeito.

Para quem quer praticidade é ótimo, pois na hora de retirar é muito, mas muito mais fácil.

Esse esmalte dura mais?

Sim, tanto o esmalte UV quanto o híbrido, como o Gel Sem Cabine, por exemplo, duram mais nas unhas do que o comum.

Como tirar esmalte em gel?

como tirar esmalte em gel

Bem, o esmalte UV é mais complicado para retirar, pois exige técnicas específicas. Já o esmalte em gel híbrido pode ser retirado exatamente como o esmalte comum.

Para retirar o esmalte UV das unhas existem dois procedimentos:

Retirada com removedor

Este método utiliza removedor comum, mas, para fazer efeito, é necessário deixar as unhas imersas no produto. Para fazer, coloque removedor em um recipiente e mergulhe as unhas por tempo suficiente para que todo o esmalte saia das unhas. Outra opção é pegar tufos de algodão molhados com removedor, colocar nas unhas e envolver com papel alumínio.

O único problema deste procedimento é que o contato das unhas com grandes quantidades de removedor por longos períodos de tempo pode afetar a saúde das unhas, enfraquecendo-as.

Retirada com broca

A retirada ou manutenção deste esmalte UV com broca é mais indicado para manicures que possuem lixadeira elétrica e dominam o lixamento técnico. A manutenção com lixa deve ser feita para retirar o excesso do esmalte da unhas, mas resíduos do produto podem e devem ficar nas unhas.

Para saber mais sobre a esmaltação em gel, confira este post:

Como passar esmalte em gel passo a passo

como passar esmalte em gel

Para passar o esmalte em gel UV, siga estas instruções:

  1. Primeiramente, você deve lixar a superfície das unhas com a lixa bloco;
  2. Depois, aplique o primer para proteger as unhas;
  3. Em seguida, aplique uma camada de esmalte e passe o palito para retirar o excesso dos cantinhos, uma unha de cada vez;
  4. Após este procedimento, use o palito com algodão e removedor para limpar bem os borrados;
  5. Leve para a cabine por 30 segundos;
  6. Repita o procedimento para a próxima camada;
  7. Então, passe um algodão molhado com removedor de esmalte em todas as unhas para ressaltar o brilho;
  8. Finalize com top coat UV e leve para a cabine novamente.

Tutorial para aplicar o esmalte em gel híbrido:

  1. Primeiramente, faça a cutilagem e lixação;
  2. Depois, passe uma camada de base protetora;
  3. Em seguida, faça a esmaltação com duas camadas, limpando os borrados com palito e depois fazendo o acabamento com palito envolto em algodão com removedor;
  4. Para finalizar, você pode usar um extrabrilho, mas é opcional.

Agora que você já sabe tudo sobre esmalte em gel, siga a Nati no Instagram e fique atenta às novidades!