Que elas estão em alta, não há dúvidas. Mas, quais são as vantagens e desvantagens das unhas de gel?

Resistentes, brilhantes e práticas, elas conquistaram o Brasil. Principalmente entre as mulheres que têm dificuldade em manter as unhas naturais longas e saudáveis. Entre as manicures, é uma ótima oportunidade de negócio.

Ao contrário das unhas biológicas, o gel não é danificado ao ser coberto por esmaltes e outras substâncias químicas, então, pode durar meses, quando bem aplicado.

Porém, como nada é perfeito, as tão famosas unhas de gel também têm suas desvantagens.

Dentre elas, a principal, e que deve ser levada em conta se sua cliente pensa em aplicar, é que as unhas de gel ao serem fixadas só podem ser removidas com equipamentos especializados.

Fato este que dificulta, ainda mais quando se trata de uma pessoa que enjoa fácil das coisas. Neste caso, você precisa investir nos argumentos certos para convencer sua cliente.

Quer entender melhor esse produto? Então, confira as principais vantagens e desvantagens das unhas de gel, que têm sido uma das mais comentadas formas de decoração de unhas desde 2016.

Quer saber mais, bonita?

Vantagens e Desvantagens das Unhas de Gel

o brilho é uma vantagem das unhas de gel

Basicamente, unhas de gel são unhas artificiais feitas com gel e fixadas em uma cabine de luz  (UV ou LED), moldadas diretamente sobre as unhas naturais.

Além disso, podem ser aplicadas  por meio das chamadas tips – unhas postiças com formatos diferenciados – para encaixar nas pontas das unhas ao invés da raiz. Esta técnica é chamada de alongamento.

Se você já trabalha com aplicação e alongamentos de unhas de gel, é importante ficar por dentro das vantagens e desvantagens do procedimento. Assim, estas informações podem ser úteis na hora de atender as suas clientes, certo?

Com elas, você poderá indicar o produto que se encaixa melhor para o estilo de cada uma delas.

Vantagens das unhas de gel

As unhas de gel são muito mais resistentes, principalmente quando comparadas com as naturais. Com elas, suas unhas permanecerão bonitas e brilhantes por mais tempo.

Inclusive, os esmaltes podem durar por até 15 dias em unhas de gel. O acabamento é impecável, com cor mais intensa e um brilho extraordinário.

Sem contar que o produto seca totalmente na cabine, assim, a cliente sai com as unhas prontas, sem risco de borrar.

Finalmente, é uma ótima opção para quem tem dificuldade de deixar as unhas crescerem, pois protege as  naturais enquanto crescem e fortalecem.

Desvantagens das unhas de gel

o processo de retirada é uma desvantagem das unhas de gel

Para quem tem histórico com unhas quebradiças, o uso prolongado das unhas de gel pode agravar o problema.

Isto acontece por causa do processo de a retirada das unhas, pois o gel é mais complicado de ser removido do que os outros tipos de unhas postiças.

Em alguns casos é preciso lixar o gel completamente, processo que pode deixar as unhas enfraquecidas. Em outros, você precisará deixar as unhas da cliente de molho em um removedor. Fato este que também pode acarretar ressecamento e enfraquecimento das unhas naturais.

Além disso, com o passar dos dias, a unha natural vai crescendo, e, com o tempo, começa a ficar aparente. É um pequeno detalhe, no entanto, é importante falar, pois pode causar descontentamento na cliente.

Cuidados essenciais para quem tem unhas de gel

Neste caso, tanto a cliente quanto a manicure devem estar cientes dos riscos e das responsabilidades que o procedimento exige. Quando falamos das unhas em gel, a hidratação das mãos e das unhas são essenciais para minimizar os danos causados pela química do processo.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que se faça uma pausa de duas a três semanas entre uma aplicação e outra. Ou seja, depois de retirado o gel, é aconselhável ficar um tempo sem para que a unhas se recupere.

principais formatos de unhas

Enfim, independente das vantagens e desvantagens das unhas de gel, é preciso pensar em cada cliente. Afinal, como diz o ditado: Cada caso é um caso.

Essa técnica pode ser uma ótima opção para quem não tem muito tempo disponível para fazer manutenção, ou ainda, trocar de decorações.

E aí, gatona, o que achou do artigo? Tem alguma vantagem ou desvantagem que queira sugerir? Escreva nos comentários!

E não esqueça de ver esse post mara sobre unhas decoradas:

Se você já faz lindas unhas de gel em suas clientes, marque o Instagram na Nati! A gente vai adorar prestigiar seu trabalho!

Obrigada e até mais!