Um bom perfil de Instagram profissional pode funcionar como uma vitrine virtual onde você vai mostrar todas as suas habilidades. Afinal, o Instagram é a melhor rede social para quem trabalha como manicure.
E o conteúdo mais potente desta rede social são fotos e vídeos. Por isso, vamos dar aqui algumas dicas sobre como arrasar nas fotos e conteúdos do seu perfil profissional.
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Pense seu projeto como um todo
O Instagram profissional de manicure não é apenas um conjunto de fotos. Ele é um álbum eletrônico e quando a pessoa visita seu perfil, tem a ideia da totalidade de seu trabalho.
Isso significa que quando você for planejar uma foto, deve pensar em quais outras fotos ficarão antes e depois desta. Será que elas funcionam bem juntas?
Para bolar um bom projeto é preciso se Inspirar em alguns perfis que fazem isso muito bem.
Visite esses perfis e veja referência sobre como pensar seu perfil como um todo, usando o poder da sequência de conteúdos para atrair mais pessoas.
Cuide do seu perfil
O perfil do Instagram, também chamado de bio, é o seu cartão de visitas nesta rede social. Então, para divulgar seu trabalho, é importante dar atenção a cada detalhe que está neste lugar de destaque.
Uma pessoa que vê uma foto legal sua, geralmente, entra no seu perfil e, a partir das informações que ela vê ali, decide se vai ou não seguir você.
Por isso, um bom perfil resulta em mais seguidores. E mais seguidores resulta em mais clientes potenciais.
Coloque uma foto bem bonita no seu perfil. Pode ser uma imagem com a sua marca, pode ser uma selfie sua ou uma foto de unhas. O importante é que seja uma foto que represente você e seu trabalho.
Além disso, crie um username simples e fácil, sem muitos números, sinais e letras aleatórias. Quando mais fácil de procurar e encontrar, melhor o nome é. Tem muitos nomes que já estão em uso, mas com criatividade, você pode encontrar uma solução.
No campo do website, você pode colocar um link que vá direto para o seu WhatsApp. Mais pra frente a gente vai te explicar como.
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Biografia para Instagram profissional de Manicure
Na bio, você deve colocar alguma frase curta que faça um resumo do que você faz. Algo como: “Manicure & Pedicure”, “Agende seu horário”, “Nail Design”, “Alongamentos”, “Unhas Decoradas”. Veja o perfil de manicures que você admira e se inspire.
Na bio você também pode colocar emojis, uma frase que te represente e que tenha a ver com sua profissão ou seus princípios.
Não esqueça de adicionar pelo menos 3 hashtags que tem a ver com seu perfil. Veja neste post algumas dicas de hashtags para usar:
Outra coisa que é importante colocar é, na parte Opções de Contato, adicionar um Endereço Comercial. Assim, as pessoas vão saber logo de cara de onde você é.
Essas pequenas mudanças já podem situar os seus visitantes e fazer com que eles sigam você para saber mais.
Confira algumas ideias para se inspirar:
Preste Atenção à iluminação das fotos
Na hora de fazer a foto, a iluminação deve ser bem distribuída. E a melhor luz para se usar é a natural, por isso, crie um espaço de fotos ao lado de uma janela.
Para ampliar a iluminação, você pode usar duas dessas luminárias fáceis de encontrar em lojas de utilidades domésticas. Existe um modelo com prendedores na ponta que ajuda bastante a fixar na borda da mesa.
Procure usar nela a lâmpada de LED mais potente que você encontrar. Se precisar, compre papel manteiga e envolva a luminária para suavizar a luz, prendendo a folha com um elástico em volta do suporte da lâmpada.
Para montar a iluminação, posicione as duas luminárias na diagonal, uma apontando para o produto e outra para o fundo.
Faça fundos interessantes para suas fotos
Fotos com aquele fundo com profundidade ficam muito mais profissionais. Além disso, o fundo neutro traz o devido destaque para seu produto nas fotos.
Para criar esse fundo com efeito de profundidade, use uma cartolina e cole na parede usando fita adesiva. Deixe metade da cartolina sobre a mesa para criar uma curva suave no papel.
Pense em variar as cores de fundo a cada três fotos, por exemplo, pois isso pode criar um efeito visual interessante no seu perfil.
Por isso, use cartolina branca ou de cores suaves como rosa bebê, azul bebê, amarelo clarinho, cinza suave.
Papel de presente pode ser uma boa opção para uma série de fotos, principalmente se for neutro e forme uma boa composição com as unhas. Enfim, existem muitas possibilidades!
Você também pode optar por tecidos e outros materiais com uma textura suave e uma cor neutra, sempre pensando na composição do seu feed do Instagram.
Ultimamente as pelúcias, jeans e outros tecidos com uma textura legal tem feito muito sucesso. Vale a pena usar alguma peça de roupa ou comprar pequenos pedaços de tecido em lojas especializadas. Veja algumas ideias:
Destaque as unhas em suas fotos
Parece óbvio, mas não é. Quanto mais limpo e sem detalhes, melhor é a visualização do seu produto ou serviço.
Por isso, evite colocar outras coisas no cenário da foto que possam brigar por atenção, desviando o foco das unhas que você quer mostrar.
Esse tipo de acessório que compõe o cenário é interessante usar apenas quando você possui uma câmera que consegue deixar o fundo desfocado.
Mas, se você vai usar uma câmera simples, opte por um fundo sem acessórios.
Além disso, procure colocar um dos vidros de esmalte usados em sua unha na sua foto. Depois, na hora de postar, marque a marca do produto. Assim, se a foto estiver boa, pode ser repostada e gerar alguns seguidores para você!
No perfil da Nati no Instagram sempre há repostagens das unhas mais lindas do feed!
Crie conteúdo de valor
O Instagram profissional pode ser um lugar para divulgar as fotos das unhas que você faz.
Mas, ele pode ser muito mais do que isso.
Se você pensar mais sobre como criar um conteúdo que realmente interesse as pessoas, que vai além da foto bonita, mas que tem um texto bem escrito que entrega algo útil para sua audiência, as chances de você crescer e ter mais seguidores é maior.
E mais seguidores significa mais pessoas conhecendo sua marca. E aqui é que sua agenda começa a lotar.
Para fazer isso, você precisa seguir 3 regras simples: entreter, motivar e educar seu público.
Isso significa que a foto bonita é uma parte importante, mas que mensagens positivas, alegres e engraçadas fazem a diferença, além de dicas sobre o que você sabe fazer de melhor: unhas.
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Veja algumas ideias de posts:
Aproveite o potencial da sua postagem
Na hora de postar a foto das unhas da sua cliente, você deve aproveitar todos os recursos que o Instagram tem pra te oferecer. Confira alguns deles
- Use filtros que ajudem a realçar a beleza da foto, mas sem distorcer a cor do esmalte, porque as pessoas podem pedir aquela cor para você e se decepcionar se for diferente;
- Marque a cliente na foto e também a marca de esmaltes que você usou na esmaltação. O Instagram profissional da Nati, por exemplo, faz repost de algumas fotos interessantes de manicures e influencers, e isso pode trazer mais seguidores para seu perfil;
- Use hashtags mais populares na sua cidade e região, além das mais comuns no seu segmento. Mais adiante veja uma lista de hashtags para usar;
- Coloque sua localização na foto, principalmente se você já tem a localização do seu espaço salva no Google Meu Negócio e Google Maps;
- Compartilhe o conteúdo de forma simultânea em outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo;
- Sempre responda aos comentários de suas seguidoras, com carinho e respeito, essa é uma forma eficaz de manter uma boa relação com elas, afinal são potenciais clientes;
- Faça parte da comunidade de unhas no Instagram, siga as hashtags mais interessantes para você e interaja, curta e faça comentários.
Coloque o link do seu WhatsApp na sua bio
Esse recurso pode ser muito útil para quem faz atendimento ao cliente pelo WhatsApp.
Usando este link especial, você consegue levar a pessoa que clicam no seu link da bio diretamente para uma conversa privada no aplicativo de mensagens mais popular do Brasil.
Para fazer, siga o passo a passo:
Primeiro, abra seu Instagram e clique em Editar Perfil. Depois, onde está a opção Website, cole o seguinte link:
http://wa.me/
Imediatamente depois da barrinha, sem deixar nenhum espaço, coloque o DDD e DDI seguido do seu número de telefone. Assim:
http://wa.me/5511999999999
É importante não colocar espaços nem traços. Após este procedimento, salve as alterações do perfil e pronto.
A partir de agora, quem clicar no link da sua bio já vai direto para um chat privado com você no WhatsApp.
Além disso, você também pode colocar um texto de sinalização na bio, pois ele vai aparecer logo acima do link.
Crie conteúdo em formatos variados
Hoje o Instagram não funciona apenas com fotos avulsas.
Você pode fazer postagens no estilo carrossel, adicionando várias fotos, que seus seguidores arrastam para o lado para ver todas.
O IGTV é outra opção muito interessante. Lá você pode publicar vídeos mais longos e oferecer prévias no feed para gerar muita interação.
Nos Stories entram vídeos curtos com música ou com figurinhas e GIFs que podem atrair pessoas que não acompanham seu trabalho pelo feed. Isso acontece porque os Stories têm mais audiência do que o feed, pois as pessoas assistem mais.
Os Stories que você achar mais relevantes podem ser salvos nos Destaques. Ali você pode separar várias sessões com suas opções de serviços e preços, horário de atendimento, dicas, promoções, pacotes, etc.
Avalie os resultados
Certo, você está colocando em prática todas as dicas! Mas, como saber o que está funcionando de verdade?
O Instagram pode te dar informações valiosas. Quer ver?
Entre em seu perfil e clique no menu na lateral superior direita da tela. Depois, selecione a opção Informações.
Ali, você vai ter acesso a uma seleção de dados sobre o desempenho do seu perfil.
Você acompanha, ainda, as publicações mais visualizadas, o alcance e o número de impressões das suas publicações.
Outras informações importantes disponíveis são as interações dos seguidores, a quantidade de visitas ao perfil, os cliques no link da bio.
E, conheça o número de seguidores ao longo do tempo, quantas pessoas deixaram de seguir e, também, qual a localização, idade e gênero dessas pessoas.
Com esses dados em mãos, você sabe qual o tipo de conteúdo que mais engaja seu público, você entende melhor sobre qual caminho seguir no seu planejamento.
Esses dados também podem dizer mais sobre o que você deve evitar. Pois, assim, você percebe quais horários não são tão interessantes para postar, quais conteúdos não interessam muito à sua audiência.
Uma ferramenta poderosa
O Instagram profissional pode ser uma grande ferramenta para atrair clientes e se desenvolver como uma manicure.
Essa ferramenta demanda tempo e dedicação, mas pode se tornar uma fonte contatos, clientes, parcerias e muito dinheiro também!
Inclusive, não se esqueça de seguir o Instagram da Nati para ficar por dentro das novidades. E, quando postar uma linda foto usando nossos produtos, marque a gente!
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