Ter uma lista com boas ideias de promoção para manicures é uma ótima estratégia!
Afinal, se você souber direitinho qual é o objetivo de cada tipo de ação promocional, vai poder utilizar cada um deles no momento ideal para alcançar suas metas.
Isso significa que, para cada necessidade do seu negócio, existe uma promoção que pode te ajudar.
Quer saber mais? Então confira essa lista maravilhosa que preparei para você!
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1. Promoção para Dias de Menos Movimento
Manicure não tem final de semana, você já deve saber. Quinta, sexta e sábado são os dias de maior movimento, com certeza.
Inclusive, muitas profissionais da área acabam folgando domingo e segunda (às vezes só na seguinda), pois esses são os dias em que é possível descansar.
Mas, infelizmente, terça e quarta é difícil lotar a agenda. Por isso, você pode criar uma promoção para esses dias, oferecendo desconto para quem quiser marcar horário nos dias de menos movimento.
Entre as estratégias de precificação, essa é uma boa opção para trazer mais clientes.
Outra opção muito interessante de promoção para manicures é oferecer algo de graça nesses dias. Por exemplo, você dá uma aplicação de adesivo ou uma blindagem de unha para as clientes que marcarem unha de terça e quarta.
Antes de aplicar qualquer promoção, saiba direitinho seus custos e aplique o desconto de uma forma que você não tenha prejuízos, tá?
2. Rifa pelo WhatsApp
A rifa é uma das promoções para manicures mais interessantes!
Dá um pouco de trabalho para fazer, mas, com certeza, ela pode trazer muito retorno e manter os clientes em contato com você.
Para fazer uma rifa, você precisa pensar em um bom produto ou serviço para ser rifado. Pode ser um combo de manicure e pedicure, pode ser um combo de alongamento + manutenção, enfim, existem várias opções.
Para montar seu prêmio, pense no maior desejo de consumo de suas clientes: seus produtos e serviços mais caros, por exemplo.
O legal da rifa é que você não perde dinheiro, pois as pessoas pagam pelo prêmio que será sorteado. Inclusive, dependendo do prêmio, você consegue arrecadar 2 ou 3 vezes o valor investido.
Quer saber como fazer uma rifa top usando o WhatsApp? Olha só:
3. Combos Especiais
Os combos são uma ótima opção de promoção para manicures. A cliente ganha desconto e você ganha também porque ela consome mais.
Os combos podem ser usados para introduzir novos produtos ou serviços, aumentar o ticket médio das clientes ou até mesmo atrair um novo público para o seu negócio.
A lógica do combo funciona assim: você vende dois serviços um pouco mais barato do que se a cliente comprasse apenas um deles.
Por isso, o combo pode ser uma forma de incentivar sua cliente a gastar um pouco mais, pois para ela é vantajoso, já que existe um desconto para a compra do item adicional.
Como oferecer isso para a cliente? Quando ela te chamar para marcar uma mão, ofereça o combo de mão + pé, por exemplo. E não esqueça de comunicar para ela que, levando o combo, ela economiza dinheiro.
Outra opção é oferecer o combo no dia que a cliente chega para fazer a unha. Assim, você pode oferecer itens adicionais, como adesivos, pedrarias, blindagem de unhas, etc.
4. Indicação Premiada
Esse tipo de promoção para manicures é perfeita para atrair mais clientes.
Para colocar em prática, você vai precisar acionar suas clientes mais próximas, aquelas que sempre fazem unha com você e gostam do seu trabalho.
Já conseguiu pensar em algumas pessoas? Isso é ótimo!
Bom, para fazer essa promoção, converse com essas clientes e ofereça um desconto para cada cliente nova que elas indicarem.
Assim, você pode dar um desconto para essa cliente nova e também para a que fez a indicação.
A ideia aqui é ter a oportunidade de apresentar seus serviços para mais pessoas e, assim, conquistar mais clientes.
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5. Cupom de Desconto
O cupom de desconto pode ser uma ótima opção de parceria.
Ele pode funcionar bem com outros estabelecimentos comerciais perto da sua casa, como: academias, perfumarias, mercearias, farmácias, etc.
Caso você tenha contato com algum influenciador digital do seu bairro ou da sua cidade, pode também fazer cupons para a audiência da pessoa nas redes sociais. Inclusive, é uma boa maneira de entender o retorno de uma ação promocional desse tipo pode trazer ao seu negócio.
Bom, para fazer essa promoção funcionar, você vai precisar selecionar os parceiros e emitir um cupom.
Ele pode ser uma imagem, que a pessoa salva no celular e te mostra quando for marcar o horário, ou pode ser um panfleto, que você imprime e deixa nos estabelecimentos parceiros.
Algumas dicas importantes
No cupom deve ter algumas informações, como:
- Valor do Desconto: em porcentagem ou em dinheiro;
- Data de validade da ação: coloque até que dia a pessoa pode usar o cupom, caso queira dar uma data limite;
- Orientações ao cliente: se você quiser, indique que o cupom deve ser apresentado na hora do agendamento de horário, por exemplo.
6. Pacote Família
Final de ano costuma ser uma temporada bem agitada para manicures. Todo mundo quer ter unhas lindas no Natal e Ano Novo, certo?
Bom, pois é justamente nessas datas comemorativas que surgem oportunidades de aumentar a clientela.
Uma delas é a promoção do Pacote Família.
Sabe aquela sua cliente fiel que tem mãe, sogra, filha, sobrinha, irmã, enfim, uma família grande e que vai se reunir no final de ano?
Que tal oferecer um pacotão de desconto para todo mundo fazer a unha com você?
Pense bem: todo mundo mora meio perto, então, porque não formar uma clientela ali?
7. Pacotes para Eventos
O mesmo vale para eventos. Casamento, formatura, aniversário, chá de bebê, etc.
Esse tipo de evento geralmente movimenta as convidadas a irem na manicure, pedicure, etc.
Que tal oferecer um descontão para a noiva, a aniversariante, a formanda ou mamãe levar suas convidadas para fazer a unha com você?
Basta que ela diga para as convidadas que vai ganhar desconto, ou um serviço adicional gratuito, se juntar um número de pessoas para fazer a unha com você no dia do evento.
Vale a pena observar outros eventos que impactam a sua clientela em específico e criar uma ação voltada para essa data especial. Exemplos: shows, festas, quermesse, etc.
8. Descontos em Itens Adicionais
Esse tipo de promoção para manicures pode ser útil para introduzir um novo serviço ou para “desencalhar” alguma coisa que não esteja saindo muito.
Digamos que você tem umas cartelas de adesivos de unhas que não estão saindo muito. Que tal criar uma promoção para elas?
O mesmo vale para esmaltes que estão próximos da validade: crie promoções para as clientes que queiram usar aquela cor.
O desconto é uma ferramenta de movimentação de estoque, que pode ser muito útil.
Inclusive, o Esmalte da Semana pode ser usado para esse tipo de promoção. Ou até um tipo de decoração de unha.
9. Ofereça Brindes
O brinde é um mimo que faz sua cliente se sentir especial.
O brinde deve ser entregue ao final do serviço, antes da cliente ir embora. Assim, ela vai ficar com aquela sensação boa depois de fazer a unha com você.
O brinde pode ser algo mais baratinho, como uma base bomba, uma cera hidratante para cutículas e/ou uma mini lixa de unha. Esse tipo de mimo pode ser entregue todo mês, por exemplo.
Esse tipo de promoção para manicures ajuda a encantar as clientes e oferecer uma lembrança boa.
E, se quiser dar um brinde mais caro, como um kit para cuidados com as unhas, por exemplo, ou até um serviço de blindagem, o efeito será melhor ainda!
Mas, para valer a pena, ofereça o brinde mais caro para compras acima de um determinado valor. Desta forma, você dá uma recompensa para a cliente que valorizou seus serviços e investiu mais em você.
Deixe essa comunicação bem visível em suas redes sociais e também no local de atendimento. Assim, se uma cliente que gastou menos, pedir o brinde, é só incentivá-la a comprar algum serviço adicional.
Por exemplo: a cliente pediu uma mão simples. Ofereça para ela um combo mão + pé ou mão + SPA dos Pés e comente sobre o brinde. Esse mimo pode ser muito útil para aumentar o ticket médio.
Ainda não sabe o que é ticket médio? Não perca mais tempo, confira:
10. Sorteio Sazonal
As coisas mudam muito rápido hoje em dia. Por isso, a gente ama uma tradição.
O mundo pode estar uma loucura, mas a gente sabe que naquele dia vamos festejar algo, reunir amigos e família para um momento de alegria.
Esse é o efeito dos eventos sazonais.
E você pode usar esse efeito em favor do seu negócio. Para isso, crie um sorteio tradicional do seu negócio, sempre na mesma época do ano.
Pode ser no final do ano, para potencializar as vendas desse período, ou também nos meses de junho e julho, que costumam ser de menor movimento por causa do inverno.
O importante é sempre fazer o sorteio no mesmo mês e criar essa tradição.
Acredite, isso pode fortalecer a relação com suas clientes.
E aí, o que achou dessas ideias? Conta pra mim nos comentários, amore. Sempre leio e respondo todos eles!
Para continuar aprendendo sobre como ter mais clientes, veja:
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