dicas de higiene e biosseguranca para manicures compressed

Saiba sobre a higienização e biossegurança adequada do Trabalho de Manicure

Tudo sobre higiene e biossegurança no trabalho de manicure e pedicure 

Já se perguntou o porquê dos profissionais de unhas estarem sempre equipados com álcool, luvas e touca? Isso faz parte de uma série de medidas de segurança que manicuros e manicures devem seguir. Trabalhar com unhas não é só pensar na decoração e cores lindas de esmalte, parte dessa profissão também é responsável pelo cuidado com a saúde dos clientes. 

As regras de higiene e biossegurança foram pensadas para proteger tanto o profissional quanto os clientes. Durante o atendimento, o contato com alicates, espátulas e lixas contaminadas aumentam as chances de transmissão de doenças. Por isso, manicures e pedicures devem estar preparados para lidar com essas situações para realizar um trabalho com qualidade para seu cliente, garantindo sua satisfação e seu retorno.

Por isso, o blog da Nati vai tratar nesse post sobre esse assunto essencial para o bem-estar durante o trabalho de manicures e pedicures.  Saiba quais são as práticas de limpeza necessárias em qualquer atendimento. 

VISITE O SITE  NATI COSMÉTICA!!!

loja online nati cosmética

Compre AGORA os melhores produtos para manicure e alongamento de unhas! Conheça nossa loja virtual loja.nati.com.br

Limpeza e esterilização das ferramentas

Antes da limpeza definitiva, chamada também de esterilização, é feita a primeira etapa de higienização das ferramentas de trabalho. A todos os materiais do tipo cortantes é recomendado limpar com água e sabão para remover todos os sinais de sujeira. Depois, é feita a esterilização, que tira todos os sinais de microorganismos infecciosos, que podem causar doenças. 

A primeira etapa de esterilização é o uso do álcool 70 para desinfetar. Em seguida, são usadas estufas ou autoclaves, submetendo os materiais a temperaturas altas, capazes de eliminar a existência de germes. 

Sobre o uso correto dos esterilizadores, você encontra dicas e passo a passo completo para ler AQUI! 

Por fim, também, é ideal fazer a higienização da pele dos clientes antes e após o atendimento. 

Uso de EPI`s 

Em todo trabalho manual existem riscos que podem comprometer o estado de saúde de alguns profissionais. Então, existem itens de segurança que devem sempre acompanha-los. No caso específico das manicures e pedicures, que estão sempre em contato com a pele humana, seus equipamentos de segurança são: 

  • Toucas 
  • Mácara
  • Avental
  • Luvas 
  • Óculos de proteção

Kit Nati profssional para fazer alongamento de unhas

Kit alongamento Nati acrílico
Kit alongamento Nati acrílico

Produtos de qualidade e aprovados pela Anvisa para fazer unhas de gel, acrílico, acrigel e fibra de vidro! Adquira o Kit completo em loja.nati.com.br

Descartar materiais usados 

Outra prática para a segurança do trabalho e do cliente é o descarte de materiais já usados. Existe a velha crença das reutilização de itens em vários atendimentos ao longo do dia, porém isso põe em risco o bem-estar da cliente que pode se contaminar com doenças de outras pessoas, devido ao contato direto com a pele logo após o uso. 

Alongamento de unhas decorados
Alongamento de unhas decorados

Por isso, lixas, palitos de madeiras e toalhas são de uso único e devem ser descartadas imediatamente depois do uso no atendimento. Uma ótima opção para materiais cortantes, é comprar modelos individuais para cada cliente. Eles são embalados em saquinhos lacrados. 

Linha esmaltes gel 

esmaltes-gel-nati-cosmetica
Coleção Esmaltes Gel Nati Cosmética

Conheça as 20 cores de esmalte gel em nossa loja virtual loja.nati.com.br 

A Nati é especialista em unhas

Acompanhe nossas redes sociais

Rolar para cima