Unhas quebradiças são um problema para cerca de 20% da população.
Esta condição pode atrapalhar a vida de muita gente, principalmente das mulheres que gostam de cuidar das unhas.
Quem tem unhas que descamam sabe que a esmaltação dura menos por causa deste problema. Sem contar que fica muito mais difícil ter unhas um pouco mais compridas, afinal, sempre acontece delas quebrarem.
Por isso, a gente foi atrás das dicas dos especialistas para entender as causas das unhas quebradiças.
Além disso, trouxemos para você neste artigo 5 dicas para tratar e resolver esta situação.
Veja mais:
Unhas quebradiças: o que pode ser?
Unhas quebradiças são uma condição chamada de Síndrome das Unhas Frágeis pela dermatologia.
E, com certeza, este problema possui várias causas. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a alimentação não é a principal. Na realidade, a questão nutricional é apenas uma delas.
Hoje em dia, os principais inimigos das unhas são agentes externos que, ao longo do tempo, acabam prejudicando a saúde das unhas.
Por isso, unhas quebradiças tem muito menos a ver com falta de vitaminas e muito mais com os cuidados diários que você tem com suas mãos.
Quer entender melhor? Então vem com a gente!
Uso contínuo de esmaltes ou alongamentos
Para evitar as unhas quebradiças, é necessário ficar de 3 a 7 dias por mês sem esmalte ou alongamentos nas unhas.
Este período é necessário para fortalecer a camada de queratina da superfície da unhas.
Durante este período de pausa, é muito importante fazer um tratamento intensivo de fortalecimento. Aprenda como fazer um cronograma de tratamento para suas unhas:
Lixar a superfície das unhas
Polir as unhas é uma forma muito comum de aumentar a fixação do esmalte à curto prazo.
Porém, esta prática, à longo prazo, pode prejudicar a saúde das unhas, porque retira a camada de queratina.
A camada de queratina é a mais superficial e rígida. Ela ajuda a manter a estrutura da unha forte e evitar a quebra.
Por isso, o hábito de lixar a superfície da unha deve ser feito no máximo uma vez ao mês.
Principalmente pessoas que gostam de fazer alongamentos , precisam prestar atenção ao lixamento que a manicure faz para retirar os resíduos dos produtos durante a manutenção das unhas.
Da mesma forma, a manicure precisa compreender a importância de um lixamento técnico bem feito para não prejudicar a saúde das unhas de sua cliente.
Uso de acetona
A acetona resseca as unhas, isso é fato. Mesmo assim, muitas pessoas insistem em usar este produto para retirar os esmaltes toda semana.
Porém, o uso recorrente de acetona pode enfraquecer as unhas, retirando a hidratação natural delas e causando quebra e escamação.
Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda: prefira removedores sem acetona.
Contato contínuo com produtos químicos
Outro fato que prejudica as unhas é o contato direto com produtos de limpeza diariamente. Além disso, o uso contínuo de álcool 70 sem a devida hidratação é outro grande causador de unhas quebradiças.
Por isso, se você vai manipular produtos de limpeza, por exemplo, o ideal é usar luvas. Após o uso, procure manter as luvas de borracha limpas e secas.
Uma dica interessante é, após o uso, virar as luvas do avesso e deixar no sol. E, mesmo assim, é preciso troca seu par a cada 3 meses, pelo menos.
No caso de pessoas que trabalham com limpeza ou estão habituadas a mexer muito com água, recomenda-se usar luvas de algodão por baixo das de borracha, pois isso ajuda a evitar alergias.
Deficiência de biotina no organismo
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), a biotina é o principal tratamento para unhas quebradiças.
De acordo com os pesquisadores, o uso diário de 2,5mg/dia de biotina entre seis e 12 meses pode levar à melhora em até 67% dos casos.
Outros fatores podem causar unhas quebradiças
Se mesmo após todos os cuidados, as unhas permanecerem quebradiças, então é o momento de ir ao médico para investigar outras possíveis causas do problema.
Entre as condições que podem causar enfraquecimento das unhas, estão: hipotireoidismo, hipertireoidismo, acromegalia, diabetes, gravidez, anorexia, bulimia, deficiências circulatórias, onicomicose, eczemas, fenômeno de Raynaud, psoríase e líquen plano.
Veja mais:
Unhas quebradiças: o que fazer para tratar?
Agora que já sabemos as causas, fica mais fácil identificar possíveis tratamentos e atitudes de prevenção das unhas quebradiças e fracas, não é?
Então, veja alguns truques para fortalecer as unhas e evitar a quebra:
1. Evite atritos
Pode ser que você trabalhe com computador e, neste caso é difícil evitar os atritos das unhas no dia a dia certo?
Mais ou menos. Mesmo que você não possa evitar o atrito da digitação, é possível evitar outros tipos de traumas nas unhas.
O truque aqui é evitar qualquer tipo de atrito e eles acontecem principalmente quando você usa suas unhas como ferramenta:
2. Use luvas na hora da limpeza
Chegou o dia da faxina? Então já separa suas luvas de borracha, amore!
Tem muita gente que não gosta de luvas de borracha porque elas são muito grandes e atrapalham nas atividades.
Saiba que algumas marcas já trabalham com tamanhos diferentes. Assim, é possível comprar uma que se adeque perfeitamente as suas mãos.
3. Tome biotina
Existem vários suplementos a base de biotina. Se quiser investir neste tratamento, será muito importante para a saúde de suas unhas à longo prazo.
Além disso, você pode investir no consumo de alimentos ricos neste nutriente. Veja:
4. Hidrate, nutra e reconstrua
Aqui no Blog da Nati a gente já ensinou a fazer um cronograma de tratamento para fortalecer suas unhas. A ideia é fazer igual ao cronograma capilar, só que nas unhas.
A partir da descoberta das necessidades de suas unhas, siga um cronograma para nutrir, hidratar e reconstruir durante as pausas no uso de esmaltes.
5. Use uma base bomba
A base bomba é um tipo de base fortalecedora que possui vários agentes que complementam os nutrientes diretamente nas unhas.
Aliás, a Nati lançou uma Base Bomba na linha Color Fix que possui queratina, óleo de alho,d-pantenol e óleo de cravo!
Depois que usar, venha aqui no Blog compartilhar sua experiência. E não esqueça de seguir a Nati no Instagram para ficar por dentro das novidades!
E para deixar suas unhas lindas durante o tratamento, veja só este post.
Você pode contar com a Nati para adquirir produtos profissionais para o seu trabalho AQUI: loja.nati.com.br
Lançamentos Nati Cosmética:
4 cores e muita naturalidade! Adquira o Kit de géis T3 para alongamento de unha!
Alta cobertura e duração de até 15 dia. Adquira as 20 cores de esmalte gel Nati!
A Nati é especialista em unhas