Unhas quebradiças são um problema para cerca de 20% da população.

Esta condição pode atrapalhar a vida de muita gente, principalmente das mulheres que gostam de cuidar das unhas.

Quem tem unhas que descamam sabe que a esmaltação dura menos por causa deste problema. Sem contar que fica muito mais difícil ter unhas um pouco mais compridas, afinal, sempre acontece delas quebrarem.

Por isso, a gente foi atrás das dicas dos especialistas para entender as causas das unhas quebradiças.

Além disso, trouxemos para você neste artigo 5 dicas para tratar e resolver esta situação.

Veja mais:

Unhas quebradiças: o que pode ser?

unhas quebradiças e descamando

Unhas quebradiças são uma condição chamada de Síndrome das Unhas Frágeis pela dermatologia.

E, com certeza, este problema possui várias causas. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a alimentação não é a principal. Na realidade, a questão nutricional é apenas uma delas.

Hoje em dia, os principais inimigos das unhas são agentes externos que, ao longo do tempo, acabam prejudicando a saúde das unhas.

Por isso, unhas quebradiças tem muito menos a ver com falta de vitaminas e muito mais com os cuidados diários que você tem com suas mãos.

Quer entender melhor? Então vem com a gente!

Uso contínuo de esmaltes ou alongamentos

Para evitar  as unhas quebradiças, é necessário ficar de 3 a 7 dias por mês sem esmalte ou alongamentos nas unhas.

Este período é necessário para fortalecer a camada de queratina da superfície da unhas.

Durante este período de pausa, é muito importante fazer um tratamento intensivo de fortalecimento. Aprenda como fazer um cronograma de tratamento para suas unhas:

Lixar a superfície das unhas

Polir as unhas é uma forma muito comum de aumentar a fixação do esmalte à curto prazo.

Porém, esta prática, à longo prazo, pode prejudicar a saúde das unhas, porque retira a camada de queratina.

A camada de queratina é a mais superficial e rígida. Ela ajuda a manter a estrutura da unha forte e evitar a quebra.

Por isso, o hábito de lixar a superfície da unha deve ser feito no máximo uma vez ao mês.

Principalmente pessoas que gostam de fazer alongamentos , precisam prestar atenção ao lixamento que a manicure faz para retirar os resíduos dos produtos durante a manutenção das unhas.

Da mesma forma, a manicure precisa compreender a importância de um lixamento técnico bem feito para não prejudicar a saúde das unhas de sua cliente.

Uso de acetona

A acetona resseca as unhas, isso é fato. Mesmo assim, muitas pessoas insistem em usar este produto para retirar os esmaltes toda semana.

Porém, o uso recorrente de acetona pode enfraquecer as unhas, retirando a hidratação natural delas e causando quebra e escamação.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda: prefira removedores sem acetona.

Contato contínuo com produtos químicos

Outro fato que prejudica as unhas é o contato direto com produtos de limpeza diariamente. Além disso, o uso contínuo de álcool 70 sem a devida hidratação é outro grande causador de unhas quebradiças.

Por isso, se você vai manipular produtos de limpeza, por exemplo, o ideal é usar luvas. Após o uso, procure manter as luvas de borracha limpas e secas.

Uma dica interessante é, após o uso, virar as luvas do avesso e deixar no sol. E, mesmo assim, é preciso troca seu par a cada 3 meses, pelo menos.

No caso de pessoas que trabalham com limpeza ou estão habituadas a mexer muito com água, recomenda-se usar luvas de algodão por baixo das de borracha, pois isso ajuda a evitar alergias.

Deficiência de biotina no organismo

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), a biotina é o principal tratamento para unhas quebradiças.

De acordo com os pesquisadores, o uso diário de 2,5mg/dia de biotina entre seis e 12 meses pode levar à melhora em até 67% dos casos.

Outros fatores podem causar unhas quebradiças

Se mesmo após todos os cuidados, as unhas permanecerem quebradiças, então é o momento de ir ao médico para investigar outras possíveis causas do problema.

Entre as condições que podem causar enfraquecimento das unhas, estão: hipotireoidismo, hipertireoidismo, acromegalia, diabetes, gravidez, anorexia, bulimia, deficiências circulatórias, onicomicose, eczemas, fenômeno de Raynaud, psoríase e líquen plano.

Veja mais:

Unhas quebradiças: o que fazer para tratar?

Agora que já sabemos as causas, fica mais fácil identificar possíveis tratamentos e atitudes de prevenção das unhas quebradiças e fracas, não é?

Então, veja alguns truques para fortalecer as unhas e evitar a quebra:

1. Evite atritos

Pode ser que você trabalhe com computador e, neste caso é difícil evitar os atritos das unhas no dia a dia certo?

Mais ou menos. Mesmo que você não possa evitar o atrito da digitação, é possível evitar outros tipos de traumas nas unhas.

O truque aqui é evitar qualquer tipo de atrito e eles acontecem principalmente quando você usa suas unhas como ferramenta:

como evitar unhas quebradiças

unhas quebradiças

unhas quebradiças

2. Use luvas na hora da limpeza

Chegou o dia da faxina? Então já separa suas luvas de borracha, amore!

Tem muita gente que não gosta de luvas de borracha porque elas são muito grandes e atrapalham nas atividades.

Saiba que algumas marcas já trabalham com tamanhos diferentes. Assim, é possível comprar uma que se adeque perfeitamente as suas mãos.

3. Tome biotina

Existem vários suplementos a base de biotina. Se quiser investir neste tratamento, será muito importante para a saúde de suas unhas à longo prazo.

Além disso, você pode investir no consumo de alimentos ricos neste nutriente. Veja:

unhas quebradiças

Fonte: Tua Saúde.

4. Hidrate, nutra e reconstrua

Aqui no Blog da Nati a gente já ensinou a fazer um cronograma de tratamento para fortalecer suas unhas. A ideia é fazer igual ao cronograma capilar, só que nas unhas.

A partir da descoberta das necessidades de suas unhas, siga um cronograma para nutrir, hidratar e reconstruir durante as pausas no uso de esmaltes.

5. Use uma base bomba

como fazer a unha crescer base bomba nati color fix

A base bomba é um tipo de base fortalecedora que possui vários agentes que complementam os nutrientes diretamente nas unhas.

Aliás, a Nati lançou uma Base Bomba na linha Color Fix que possui queratina, óleo de alho,d-pantenol e óleo de cravo!

Depois que usar, venha aqui no Blog compartilhar sua experiência. E não esqueça de seguir a Nati no Instagram para ficar por dentro das novidades!

E para deixar suas unhas lindas durante o tratamento, veja só este post.