Saiba mais sobre o alongamento de unhas

Entenda mais sobre o alongamento de unhas

Seja nas cores, formatos ou para retirar a cutícula, o cuidado com a aparência das unhas, é motivo de preocupação diária para muitas mulheres. Falando sobre as unhas, surgem muitos mitos e verdades sobre utilização, técnicas e materiais. Vamos entender mais sobre o alongamento de unha e alguns mitos sobre esse método. 

Saiba mais sobre o alongamento de unhas
Mitos e verdades sobre o alongamento de unha. | Foto: Nati Cosmética.

A verdade é que uma mudança no visual, pode significar uma melhora significativa na autoestima e na saúde. A indústria da beleza vem se preocupando cada vez mais com isso, e trazendo aos consumidores diversas novidades e práticas para dar um UP no visual e na autoestima. O alongamento de unha é uma dessas novidades que surgiram e existem muitas questões sem resposta acerca dos mitos e verdades sobre alongamento de unhas e, por isso, separamos algumas curiosidades sobre alongamento de unhas para desvendar o mitos e verdades sobre esse assunto. 

O que é alongamento de unha?

Os cuidados com as unhas são milenares, desde a antiguidade, e surgiu como uma demonstração de status e poder. No princípio, com apenas alguns desenhos na unha, durante a Dinastia Ming, na China(entre os séculos XIV ao XVII), a nobreza se utilizava de unhas postiças de ouro como forma de mostrar poder. Essa foi uma das primeiras evidências da utilização de unhas postiças e alongamento de unha. 

O alongamento de unha é uma prática que, como o próprio nome já diz, tem como objetivo aumentar o comprimento da unha. Sendo assim, pode ser feito de diversas formas, mas as mais comuns são de acrílico, fibra de vidro, AcryGel e gel moldado e Polygel. 

Como fazer o alongamento de unha?

O alongamento de unha pode ser feito de diversas maneiras, separamos os principais para falar sobre como eles funcionam.

1. Acrílico/AcryGel

É um método mais rápido, porém sua aplicação deixa as unhas um pouco mais ásperas e necessitam de um cuidado a mais ao serem moldadas nas unhas naturais. Ele reconstrói unhas danificadas, quebradiças ou até mesmo roídas.

2. Fibra de vidro

O alongamento de unha com fibra de vidro, apresenta uma estética e um acabamento naturalmente mais delicado. Para realização desse processo, é necessário a utilização de uma cabine, nome do aparelho responsável pela secagem das unhas.

3. Gel Moldado

Bem  como o próprio nome já diz, o alongamento de unha com gel moldado, consiste na aplicação de um gel sobre um molde, e que para a secagem, também necessita da cabine.

4. Polygel

Esse tipo de alongamento de unha, consegue conservar o aspecto natural das unhas. É composto de uma forma que une a força do acrílico, e a leveza do gel, fazendo com que se tenha uma material maleável e de fácil modelagem.

7 mitos acerca do alongamento de unhas

Alongamento de unha faz mal?

Mito. O alongamento de unha, tal qual grande parte dos procedimentos estéticos, não é nocivo à saúde quando realizado com materiais de qualidade e por profissionais capacitados. Outro fator que é necessário se atentar é acerca da manutenção das unhas, que se mal realizada pode acarretar no surgimento de fungos que vão atuar no enfraquecimento das unhas.

Alongamento de unha permite o fortalecimento das unhas?

Verdade. Imagina-se que o alongamento prejudica o fortalecimento das unhas, mas a verdade é que o fortalecimento da unha é feito através do absorção de nutrientes presentes na corrente sanguínea, desse modo o fortalecimento que se dá pela base a unha, ocorre sem nenhuma interferência do alongamento de unha.

Pode passar esmalte no alongamento de unha?

Verdade. O alongamento de unha sempre vem preparado para receber o esmalte, e isso faz com que o esmalte dure até mais tempo, pois evita que o esmalte tenha o mesmo desgaste do que quando está na superfície de uma unha natural, por conta de não possuir a oleosidade e o calor, presentes na unha.

Qualquer pessoa pode fazer alongamento de unha?

Mito. O alongamento de unha não pode ser feito em pessoas diabéticas ou que tenham doenças graves. E, também, é contraindicada para pessoas que sofrem com alguma doença nas unhas ou infecção fúngica, como por exemplo a micose.

O alongamento de unha precisa sempre ser trocado?

Mito. O alongamento de unha normalmente precisa ser trocado, mas existem suas exceções. Certamente, com um profissional capacitado acompanhando esse procedimento, que varia de acordo com a qualidade do material, será possível definir a  necessidade ou não de manutenção.

É possível fazer alongamento de unha nos pés?  

Verdade. É possível fazer alongamento de unha nos pés. Para esse procedimento é mais comum que se utilize a fibra de vidro, que é o material que apresenta maior resistência a impactos, algo que é muito corriqueiro durante o caminhar. 

Existe um material melhor que o outro para realizar o alongamento de unha?

Mito. Desde já, os materiais costumam ter propriedades diferentes e assim “utilidades” diferentes, ou seja, um material x vai te oferecer algo que o material y não vai, e vice-versa. Então na hora de escolher, entenda primeiro o que cada um oferece e não se deixe levar pela ideia de que se é mais caro, é melhor. A qualidade do alongamento também depende muito do profissional que realiza o procedimento.

Após o alongamento de unha, posso seguir minha vida normalmente?

Verdade. Após o alongamento de unha, você não precisará se preocupar com nada além da necessidade ou não de manutenção. Mas é claro, para um alongamento de unha duradouro é necessário evitar algumas práticas comuns, como utilizar as unhas de ferramenta, ou roer-las, por exemplo.

Agora que você já descobriu os mitos e verdades sobre alongamento de unhas, não irá cometer mais erros quando for realizar tal tipo de procedimento. Se você é nail designer, manicure, ou é interessada pelo assunto e cogita trabalhar com isso, a Nati Cosmética lançou um curso para auxiliar manicures iniciantes, ou que buscam aumentar seu conhecimento e seus ganhos. O curso Manicure Empresária atua desde o ensinamento básico de técnicas, até técnicas aprimoradas de como captar clientes e aumentar o alcance do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima