Manicure a domicílio: Dicas para quem quer começar

Manicure à domicílio pode ser uma solução de modelo de negócio muito boa para quem ainda não tem um espaço próprio para atender e não quer trabalhar em salão.

Como qualquer opção de modelo de negócio, o serviço de manicure delivery tem seus prós e contras. Vai muito de cada profissional decidir o que é melhor para si.

Aqui no Blog da Nati nós já fizemos um post bem completo com dicas para quem sonha em abrir sua própria esmalteria:

Antes de começar com as dicas, precisamos pensar em algumas questões essenciais para quem está cogitando a possibilidade de trabalhar à domicílio.

Manicure a domicílio é pra você?

manicure a domicilio

Sei que pode parecer uma pergunta meio desconfortável. Mas, calma, a ideia aqui não é te deixar pra baixo. O que queremos é que você tome uma decisão com a plena consciência dos prós e contras dela.

Ao longo deste post a gente vai te dar dicas de como começar a atender como manicure delivery. Vamos mostrar quais materiais você precisa levar, como se portar na casa da cliente, como precificar seu serviço e, também, como organizar a sua agenda. E muito mais!

Pense com carinho

Dentro de cada tópico você vai entender mais sobre a realidade do atendimento à domicílio. O que desejamos é que você olhe com atenção cada vantagem e desvantagem. E se pergunte: isso é pra mim?

Se a resposta ao final deste artigo for que sim, então desejamos sucesso! Se a resposta for não, desejamos que você encontre a melhor forma de trabalhar como manicure e que, claro, tenha muito sucesso também!

Manicure a domicílio: o que levar?

Vamos ver aqui uma lista básica de materiais para levar no atendimento à domicílio. Em seguida, vamos falar mais sobre como levar este material.

Borrifador com água

O borrifador é, sem dúvida, um instrumento essencial para seu atendimento. Com ele você umedece as mãos e pés da cliente antes de colocar na botinha ou luva de plástico. Além disso, ele vai te ajudar a molhar as cutículas durante a manicuração, caso necessário.

O ideal é levar um que seja pequeno. Se preferir, coloque soro fisiológico no lugar da água, pois isso vai ajudar na hidratação da pele da cliente, já que a água da torneira possui cloro e causa ressecamento.

Álcool 70%

O álcool 70% deve ser utilizado para higienizar suas mãos e as mãos e pés da cliente. Ele também é muito útil para retirar a oleosidade das unhas antes de esmaltar.

Removedor de esmalte

     

O removedor de esmaltes sem acetona é menos agressivo e proporciona o mesmo resultado da acetona comum. Por isso, sempre opte por ele.

Leve um pequeno recipiente com removedor. Quanto menor, melhor. Afinal, você não vai usar um franco inteiro de 100 ml em um dia de trabalho.

Quanto menores os recipientes que você leva, menos peso terá que carregar.

Amolecedor de cutícula

Não esqueça de sempre levar um pote pequeno de amolecedor de cutículas.

Ele deve ter um bico dosador para facilitar a aplicação e ser compacto para não ocupar muito espaço, assim como os demais recipientes levados.

Algodão

Leve o algodão necessário para a quantidades de atendimento que você faz no dia.

Cuidado para não deixar o algodão solto na maleta ou bolsa que leva na casa das clientes. Este hábito pode causar contaminação e passa uma imagem muito ruim para a cliente.

Prefira acomodar o algodão em um pote de plástico limpo e seco.

Kits de descartáveis

Em pequenos pacotes plásticos, coloque seu kit de materiais descartáveis.

Eles geralmente são compostos por: lixa comum e lixa bloco, palitos de madeira, luvas e máscara para você usar no atendimento, botinha e luva descartável para a cliente.

Se preferir, use toalhas de viscose, elas são mais baratas e descartáveis.

Saco de descarte

Leve um saco plástico para colocar os resíduos do trabalho: algodão sujo, materiais descartáveis utilizados, etc.

Ao final, peça à cliente um lixo onde você possa descartar seu saco plástico.

Este tipo de saquinho é vendido em rolos, não precisa ser muito grande e pode ser colocado dentro do kit de descartáveis.

Kits de esterilizáveis

Leve kits de alicates, palitos, desencravadores e espátulas esterilizados e fechados no saquinho de plástico grau cirúrgico.

Necessaire de esterilizáveis

Onde você vai acomodar os instrumentos esterilizáveis depois do uso?

Leve uma necessaire para colocar os alicates e espátulas após o atendimento da cliente. Esta bolsa deve ser higienizada frequentemente com água e sabão.

De preferência tenha uma para cada dia da semana e lave todas no final da semana de trabalho.

Uniforme

Sempre leve um avental ou jaleco para evitar sujeira e resíduos na sua roupa.

Isso também ajuda a manter a postura profissional e o respeito de sua cliente. Acredite, as pessoas se comportam de outra forma quando você está uniformizada.

Instrumentos para decoração de unhas

Leve sempre películas e adesivos de unha, pedrarias e jóias de unhas, tesoura, pincéis e outros materiais de unhas decoradas.

Agenda física ou no celular

A sua agenda deve andar sempre com você. Ali é onde seus horários e clientes estão registrados. Ali é possível consultar disponibilidade e planejar atendimentos futuros.

Esmaltes

Não precisa levar muitas cores, pois elas podem ficar ruins de carregar.

De preferência, converse com a cliente no momento de confirmação do atendimento e pergunte qual cor ela quer passar.

Se ela disser que quer vermelho, por exemplo, leve 5 opções de vermelho.

Da mesma forma, se ela disser que quer francesinha, leve um kit de esmaltes para fazer esta unha decorada.

Caso seja uma cliente indecisa, monte um kit básico com opções limitadas, mas diversificadas.

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Toalha

Se a cliente for mais solícita e seu preço for baixo, peça para que ela separe uma toalha dela para utilizar.

Mas, se o perfil de seu público for mais exigente, digamos assim, opte por toalhas descartáveis ou mantenha uma toalha para cada cliente.

Só não esqueça de incluir tudo isso no preço, ok?

Saiba mais:

Qual maleta ou bolsa para manicure a domicílio usar?

Esta é uma dúvida muito comum entre as manicures que querem trabalhar à domicílio. Vamos ver as especificidades de cada uma:

Maleta para manicure à domicílio

A maleta possui várias repartições onde você pode acomodar seus kits e materiais.

Para quem se desloca usando uma moto com baú ou um carro, este tipo de maleta é muito prática, pois é fácil de ser transportada nestes locais.

Mas, para quem trabalha de bicicleta ou a pé, este tipo de maleta pode ser meio ruim de carregar.

Bolsa para manicure à domicílio

Se você tiver uma bolsa grande e com repartições, é uma opção interessante para levar suas coisas. Ainda mais se você já tiver uma em casa e não precisar comprar logo de cara.

A bolsa pode ser mais fácil de levar no ombro e tem várias repartições, dependendo do modelo.

Porém, se você vai se deslocar de bicicleta ou à pé, a melhor opção é uma mochila.

Mochila para manicure à domicílio

Uma mochila grande e bem reforçada pode ser uma boa opção para a manicure delivery.

Tanto para quem tem moto sem baú quanto para as que andam de bike ou mesmo a pé, esta é a forma mais confortável e ergonômica de levar um peso.

Talvez você precise de algumas bolsinhas e necessaires para separar os materiais dentro da mochila. Mas, mesmo assim, o fato de distribuir o peso de forma igual nos dois ombros já previne problemas de saúde que podem surgir no futuro.

Como se portar na casa da cliente

A cliente tende a ficar muito à vontade, pois ela está em sua casa. Já você, não precisa ficar tensa, mas também não pode relaxar demais. O ideal é manter uma postura de profissionalismo, respeitando a casa e a vida pessoal da cliente.

Se for o caso, logo que chegar, já peça tudo que tiver para pedir: a toalha usada no atendimento, uma bacia, caso a cliente faça questão de colocar os pés e mãos de molho, etc.

Sempre peça para a cliente que a unha seja feita em um local bem iluminado.

Outra coisa importante é pedir uma banqueta ou qualquer outro acento mais baixo para não ficar no mesmo nível que a cliente e evitar dor nas costas. Caso seu meio de transporte seja um carro ou moto, leve você mesma sua banqueta.

Quer ver mais dicas de atendimento ao cliente? Veja:

Quanto ganha uma manicure a domicílio?

Primeiramente, não existe uma resposta única. O quanto ganha uma manicure a domicilio vai depender de alguns fatores:

  • Qual a precificação que a profissional faz de seus serviços;
  • Quantos clientes são atendidos por dia;
  • Se o fluxo de clientes é constante ou tem dias de pico;
  • Qual é o meio de transporte usado pela manicure;
  • Quais são os serviços oferecidos pela manicure (unha simples, unhas decoradas, alongamentos, etc);
  • Além disso, a distância entre as clientes pode interferir nos seus ganhos. Afinal, se você atender uma cliente em um extremo da cidade e, em seguida, ir ao outro extremo para fazer outro atendimento, a tendência é que você ganhe menos, pois estará gastando mais no transporte e, além disso, gastando mais tempo.

Quanto cobrar pelo serviço de manicure a domicílio?

Para saber quanto cobrar, você precisa ter na ponta do lápis todas as suas despesas, o valor de sua hora de trabalho, o lucro e comissões ou taxas.

Para fazer a precificação, faça uma lista com todos os materiais que você gasta, despesas de transporte, comissões ou taxas pagas a um aplicativo ou outra empresa para a qual você trabalha.

Em seguida, faça o cálculo de sua hora de trabalho. Depois, defina o lucro que precisa tirar para continuar investindo em seu negócio com cursos, equipamentos, etc.

Parece complicado? Então veja este post que explica direitinho como fazer tudo isso:

Vale a pena usar aplicativos ou sites de manicure delivery para conseguir serviço?

Os aplicativos e sites de serviços estão em alta do Brasil. Eles prometem unir a demanda do cliente à oferta de serviços do profissional.

Já existem várias iniciativas que pretendem colocar manicures em contato com clientes em todo o Brasil. Conheça as principais delas: GetNinjas e TokBeauty em todo o Brasil, NailTime em Curitiba, Singu no Rio de Janeiro e São Paulo, EasyLook em Vitória.

Também há o POSHER, serviço de manicure para funcionários de empresas e a franquia Manicure Delivery.

Cada uma destas plataformas são empresas que funcionam com suas especificidades. Algumas possuem um quadro fixo de funcionárias, mas a maioria atua no estilo Uber: você se cadastra e pode atender a cliente que estiver mais perto de você, sem vínculo empregatício.

Para quem não tem uma carteira de clientes, é possível começar a atender a domicílio usando esse tipo de plataforma. Mas saiba que uma parte dos seus ganhos acaba ficando com eles.

Fica a seu critério utilizar esses sistemas ou construir sua própria clientela.

Como atrair clientes de manicure delivery?

A primeira coisa é divulgar nas redes sociais. Postagem de fotos, divulgação dos seus produtos e serviços em grupos do Facebook, WhatsApp, Instagram etc.

Aqui no Blog da Nati já fizemos um artigo com várias estratégias que você pode utilizar em seu perfil profissional de manicure no Instagram.

Em seguida, incentive que suas clientes indiquem outras pessoas. Dê um prêmio para a cliente a cada 3 indicações que ela fizer. O prêmio pode ser uma mão, um pé, uma decoração na unha, um Spa de pés e mãos, etc.

Fazer sorteios e rifas também pode ser um ótima opção para quem está começando. Isso ajuda a interagir com seus clientes e aproximá-los de você.

Como organizar a agenda de manicure a domicílio?

Primeiramente, organize seus atendimentos por região.

Se você mora em uma cidade pequena fica mais fácil separar dias de atendimento em bairros mais afastados ou até em outras cidades.

Se você mora em um grande centro urbano, configure sua agenda de acordo com as clientes que já têm e vá encaixando conforme as necessidades de outras clientes que surgirem.

Por exemplo

Se a maioria das suas clientes está em uma região da cidade, os dias de mais movimento devem ser feitos lá.

Então, digamos que a maioria dos seus clientes são da região A. Logo, sua agenda para esta região será na sexta-feira e no sábado, que são os dias de maior movimento.

Na terça e quarta-feira, você pode atender a região B, onde você tem menos clientes, mas pode crescer. Na quinta-feira a região C, lugar que você quer crescer porque é onde moram pessoas que são seus clientes ideais.

Esta é uma forma de economizar tempo e dinheiro que seriam gastos com transporte, caso não exista um planejamento.

Venda pacotes mensais

Os pacotes mensais podem te ajudar de várias formas. Além de ter uma renda mais ou menos fixa, você consegue planejar melhor sua rota de atendimento no dia.

Quer saber mais? Confira:

Estabeleça Parcerias

É normal que em semana de pagamento, quando as pessoas recebem seus salários, ou quando há alguma festa ou comemoração, sua agenda fique lotada.

Nestas horas é importante encontrar uma ou duas colegas de profissão que queiram atuar em conjunto. Assim, no mesmo dia vocês três podem cobrir 3 regiões diferentes sem perder clientes.

Outras parcerias interessantes de firmar é com podólogos, cabeleireiros e esteticistas.

Planejamento do horário de almoço

Nos dias mais corridos vai ser difícil manter uma alimentação saudável.

Mesmo assim, na hora de montar sua agenda do dia, pense em onde vai comer e quanto tempo terá disponível para isso.

Sempre leve uma garrafa de água e abasteça na casa da cliente. Leve também lanches rápidos como frutas, biscoitos e barras de cereal.

Não descuide da alimentação e da hidratação. Afinal, se você cair doente, como vai colocar seus planos em prática?

Não venda fiado, venda com pagamento adiantado

Este tema é delicado. Quem é autônomo ou microempreendedor sabe bem que, infelizmente, as pessoas vão pedir para pagar depois.

Com certeza, lidar com isso vai ser difícil. Sem dúvidas, é desconfortável responder não a uma pergunta que nem deveria ter sido feita.

Infelizmente, a vida é assim, as pessoas não sabem o que é empreender.

Pode ser que você chegue na casa da cliente, faça o serviço e na hora de pagar, ela peça fiado. Nestas horas é preciso ter muito autocontrole e manter a calma.

E quando a cliente pede fiado. Como negar sem ser indelicada?

1. Relaxa

Bem, a primeira coisa que você precisa fazer é ficar tranquila. Não se ofenda, não feche a cara. Se possível, sorria. Esta pessoa não está contra você, ela só quer dar um jeitinho…

2. Explique

Diga de forma amigável que você não pode aceitar pagamento posterior porque precisa do dinheiro na mão para fazer seu negócio girar.

Não precisa explicar detalhadamente, só diga: preciso do dinheiro na hora para manter meu negócio girando, pagar fornecedores e transporte para trabalhar.

3. Ofereça o serviço em outra data

Em seguida sugira que a pessoa faça o serviço quando tiver dinheiro.

Pode ser que ela diga: “Ah, mas nessa data já vai ter passado meu evento, eu preciso ter as unhas feitas para este evento, blá, blá, blá”.

Respira fundo, sorria e diga:

“Eu só posso fazer o serviço quando tiver o pagamento em mãos. Tenho compromissos com fornecedores e não posso fazer fiado. Mas, olha, da próxima vez que você tiver um evento, você pode falar comigo e agendar um horário pagando adiantado. Assim, não corre o risco de ficar sem dinheiro na hora do atendimento”.

4. Ofereça outras formas de pagamento

Ofereça outras oportunidades de pagamento ao cliente: cartão de crédito, débito, cite todas as bandeiras que você aceita.

Tente, ao máximo, encontrar uma forma que a cliente possa pagar na hora.

E, caso já tenha realizado o serviço, e não consiga receber por ele, deixe bem nítido para a cliente que é preciso avisar antes quando acontecer isso. E que é a última vez que você faz esse tipo de coisa.

5. Entre em contato depois

A pessoa te deu uma data futura em que ela recebe o salário durante a conversa? Anota na agenda e puxe conversa com ela neste dia.

Mande uma mensagem amigável, algo como: “Oi, Fulana, tudo bem? Só passei para te lembrar que eu estou com a agenda disponível em tal e tal dia. Se quiser deixar seu horário reservado, avisa! Beijo!”

E, se ela tinha ficado de pagar depois, na hora de cobrar, já oferece o pagamento adiantado do próximo serviço e dê o recado: não faço mais fiado, então, é melhor você pagar agora e garantir o próximo atendimento.

Dos incômodos de ser manicure a domicílio

Ser manicure a domicílio não é um mar de rosas. E, mesmo que fosse, a gente bem sabe que até a rosa mais bonita e cheirosa têm seus espinhos

No dia a dia do seu trabalho como manicure a domicílio, acredite, vão acontecer coisas desagradáveis.

Vai ter a cliente que pede pra parar toda hora. Uma hora é a panela no fogo, na outra, a criança que chega da escola. Ou a campainha toca e ela precisa atender a porta.

Ás vezes a cliente não oferece um espaço adequado e você tem que ficar em uma posição desconfortável que vai gerar dores depois.

Existem as clientes que atrasam, e como a gente já viu neste post, as que pedem fiado.

Existem, também, as clientes que deixam seus filhos mexerem nas suas coisas. E até as que deixam os animais de estimação fuçarem nas suas coisas.

Educando sua clientela

Essas coisas acontecem realmente. Mas, para lidar com elas de forma saudável, crie pequenos materiais de educação e distribua para as clientes, seja pelo WhatsApp, nas redes sociais etc.

Que tal fazer uma arte simples explicando para ela o que não fazer durante o atendimento?

Faça um aviso simples e direto, com um tom amigável e informativo. Acredite, na maioria dos casos a cliente não tem noção do que faz de errado.

E, se tiver noção, pelo menos vai ter um aviso e vai precisar entender que com você as coisas são diferentes.

Mesmo com os informes no celular, converse com ela, explique a situação, fale com cordialidade.

No fim ela vai entender. E se não entender, não precisa ser sua cliente, certo?

E aí, como você lida com as situações adversas em seu trabalho de manicure a domicílio? Conta pra gente nos comentários!

Quer ver mais dicas de como atender a domicílio na quarentena? Confira:

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