imposto-de-renda-para-preatador-autonomo

Manicure: o que se atentar para declarar o imposto de renda?

Saiba exatamente quais registros de gastos e bens declarar no imposto de renda em 2022 

 Profissionais de beleza devem se prontificar para comprovar e registrar sua renda e gastos ao longo do ano de 2021. Entretanto, existe a falsa ideia vantajosa em não declarar o imposto de renda, afim de evitar pagar determinados impostos atrelados. Estar em dia com esse compromisso traz facilidades para quem planeja fazer financiamentos e empréstimos futuros. Para esclarecer esse assunto de tamanha importância para qualquer cidadão brasileiro, a Nati vai direcionar quais pontos priorizar enquanto autônomo ou MEI. 

manicure-como-declarar-imposto-de-renda
Como é feita a declaração de imposto de renda para profissionais da beleza?

Leia também: 

Primeiramente, é pertinente ressaltar que a declaração do IR permite a aprovação de financiamentos, obtenção de imóveis e possibilidade de abrir contas bancárias. Considere, também, essa certificação de renda como comprovante para adquirir empréstimos como cheque especial , crédito pessoal ou financiamento habitacional.

declaracao-do-imposto-de-renda-prestador-de-serviço
Prestação de serviços de beleza

Para o microempreendedor (MEI), donas de salão ou esmalterias por exemplo,  são exigidas rendas do tipo isentas, não-tributáveis, que incluem caderneta de poupança, indenização recebida da seguradora e auxílio-desemprego. Em específico, os registros classificados como não-tributáveis não são sujeitos a cobrança de impostos, porém é obrigatória a sua inclusão no registro. Já as classificadas como tributáveis incluem, pagamentos de funcionários, aluguel ou arrendamento de imóvel, 13º salário, prêmios em concursos e gratificações. Para calcular, basta somar o valor bruto e desconsiderar as parcelas chamadas indenizatórias. O resultado mostra o total dos rendimentos tributários. Existe, porém, a chance de alterações nessa valor devido a influência dos fatores de dedução para os microempreendedores.

Os esmaltes mais vendidos no Brasil!!!! Aproveite o Kit 32 cores de esmaltes

kit com 32 carimbo necessaire 1
kit com 32 carimbo necessaire
  • Adquira AQUI Kit com esmalte e ganhe necessaire + carimbo francesinha

Já as pessoas autônomas dependem dos registros dos contratantes. É feita a solicitação do informe de renda para cada empresa onde o/a profissional prestou serviços. Se você se encaixa nesse modelo de trabalho, deve inserir toda sua renda, dados da fonte de pagamento, e também impostos retidos e recolhimento de INSS.

prestacao-de-servico-manicure
Nail designer e manicure em serviço

Como  fatores de  dedução pra autônomos são considerados despesas consequentes de todo trabalho realizado. São elas:

  • Material de escritório
  • Água 
  • Aluguel 
  • Luz 

O período para emitir a declaração da Receita Federal foi prorrogado para até o dia 31 de maio de 2022. Aproveite para se informar e não deixe de se comprometer com esse dever de todo cidadão. 

Outros produtos Nati Cosmética você encontra em nossa loja virtual: loja.nati.com

kit-alongamento-nati-acrilico
Kit alongamento nati acrílico

Compre agora produtos profissionais para seu trabalho em loja.nati.com

Esmalte gel Nati A vida e agora
Esmalte gel Nati a vida é agora

Esmaltes com alta cobertura e durabilidade incomparável. Compre em nossa loja virtual loja.nati.com e descubra os diferenciais do esmalte gel.

A Nati é especialista em unhas

Acompanhe nossas redes sociais

Rolar para cima