Água micelar não pode faltar em sua rotina de cuidados com a pele! Mas, para que ela ser mesmo? E, como se deve usá-la corretamente?

A água micelar vai antes ou depois de lavar o rosto com sabonete líquido?

Neste post, você vai ver as respostas a cada uma dessas perguntas. E mais: vai também entender a diferença entre a água micelar e outros produtos para a pele.

Água Micelar: Para que serve?

Vamos começar, então, pelo começo. Para que serve a água micelar, afinal de contas?

Quem vê aquela solução na embalagem pode até pensar que não tem nada de mais naquela “aguinha”. Mas, quem vê embalagem não vê composição, amore.

Hoje estamos falando de um produto essencial na skincare, especialmente para quem sofre com pele oleosa.

5 funções da água micelar

  1. Limpa;
  2. Demaquila;
  3. Purifica;
  4. Suaviza;
  5. E equilibra.

Por isso, toda vez que usa água micelar, você faz a limpeza da pele, retira a maquiagem, purifica a pele de resíduos de produtos e poluição, além de equilibrar o pH e a oleosidade.

Para fazer tudo isso, a solução de limpeza possui micelas, que nada mais são do que micro partículas que penetram a superfície da pele.

As micelas alcançam as impurezas que geralmente ficam acumuladas, fazendo uma limpeza de forma leve e equilibrada.

Existem, ainda, algumas opções diferenciadas, como a água micelar hidratante e para controle de oleosidade. A primeira geralmente possui ácido hialurônico e a segunda pode conter ativos como zinco.

Como usar água micelar?

água micelar para que serve

Para aplicar, use um algodão umedecido com um pouco do produto e espalhe com movimentos suaves por todo o rosto. Depois que terminar a aplicação, observe o algodão: Quanto resíduo saiu ali?

Esse é um bom indicativo de quantas impurezas havia em sua pele, além de mostrar a eficiência do produto.

Como você já deve ter visto, a água micelar é um produtos que a gente colocou na lista dos itens essenciais para uma skincare perfeita. Lá a gente mostrou um uso comum para a água micelar: tonificante para a pele.

Mas, existem outras formas de usar o produto, sabia?

Modo de usar água micelar como tonificante

Ela é muito importante para sua rotina matinal, pois tonifica e garante a limpeza da pele antes que ela receba o protetor solar.

Por ser um produto leve, ela não tem enxágue. Então, para usar em sua rotina matinal, apenas lave o rosto com seu sabonete líquido preferido, depois aplique a água micelar e, por fim, passe protetor.

Depois é só partir pra make!

Como demaquilante

Outro uso possível, principalmente para quem tem pele sensível, é usar a água micelar como demaquilante. Esse uso é muito prático, principalmente se você não usa make à prova d’água.

Neste caso, use o produto em sua rotina noturna, passando no rosto para retirar toda a make antes de aplicar o sabonete líquido. Depois é só aplicar o hidratante facial de sua preferência.

Como substituto do sabonete líquido

Está com pressa ou simplesmente não pode lavar o rosto ao acordar? Use a água micelar para limpar a pele. É rápido e ajuda a tirar a sujeira acumulada. Desta forma, sua pele fica preparada pra receber o protetor e a maquiagem.

Qual a diferença entre:

Água micelar e demaquilante bifásico

A água micelar não possui enxágue, por isso, pode ser usado tanto antes quanto depois da lavagem, conforme a gente já explicou antes nesse post.

O demaquilante é uma solução que ode conter ativos oleosos e serve exclusivamente para retirar a maquiagem. Geralmente ele precisa de enxágue, pois deixa resíduos na pele.

Água micelar e tônico facial

A água pode ser usada como tônico, como já citamos aqui, mas ela possui apenas a função complementar da limpeza. Já o tônico facial pode conter outras funções, como agentes hidratantes, adstringentes ou de renovação celular.

Água micelar e água termal

A água micelar equilibra a pele e purifica, retirando resíduos com suas micelas. Já a água termal, por possuir sair minerais, proporciona refrescancia, além de acalmar a pele sensível e irritada.

Água micelar: qual a melhor?

água micelar como usar

A melhor água micelar depende de cada pessoa, pois cada pele possui suas necessidades especiais. Uma marca pode ser perfeita para sua pele, mas pode ser péssima para a pele de sua melhor amiga. Isso acontece porque são pessoas diferentes e que precisam de cuidados específicos.

Para descobrir a melhor água micelar para você, é preciso testar. E, para fazer esse teste, é bom seguir alguns critérios de qualidade.

Ardência nos olhos

Primeiramente, observe se o produto causa ardência nos olhos ou na área próxima a eles. Lembrando que, na hora de aplicar, não precisa exagerar na quantidade, pois o ideal é que a quantidade seja o suficiente apenas para fazer a limpeza da pele e não para encharcá-la.

Fragrância suave

Preste atenção à fragrância. Se for suave e agradável, ótimo. Afinal, o cheiro pode ser bom, mas ele vai te acompanhar diariamente, então, deve ser uma fragrância que não enjoe com o tempo. E, caso você tenha problemas com enxaqueca, rinite ou sinusite, o ideal é  usar produtos quase sem cheiro.

Sensação confortável

Qual a sensação que o produto deixa na sua pele? O ideal é que você sinta seu rosto confortável e suave. Algumas das sensações desagradáveis são: ressecamento ou pele repuxando, oleosidade ou pele melecada. Lembre-se de que esse produto não deve deixar resíduos após o uso, porque é sem enxágue.

Potência demaquilante

Quando você passa o produto, quanto resíduo sai no algodão? Esse é um bom termômetro para indicar se a água micelar é um demaquilante eficiente. Agora, é legal olhar pra isso apenas se você vai usar o produto para isso. Ou seja, pra quem quer usar como tônico e finalizador da limpeza, não precisa que ela retire bem a maquiagem, né?

Reações da pele

Como a pele se comportou após o uso: Deu espinha? Ficou mais oleosa ou ressecada? Isso é muito importante de testar, pois às vezes a gente acaba tendo um problema de pele e não sabe que a causa foi aquele produto novo.

Outra dica importante é: adicione um produto novo de cada vez em sua rotina. Se puder, anote quando começou a usar e observe como sua pele reage ao uso contínuo. Isso pode ser muito útil para você entender o que funciona pra sua pele.

Gostou das dicas? Então conta pra mim quais são seus produtos básicos de cuidados com a pele. E, caso ainda não tenha montado sua rotina de skincare, veja: