O alongamento de unhas pode ser uma forma muito eficiente de complementar a renda da manicure.
Por ser um serviço diferenciado, que exige mais conhecimento técnico e mais trabalho, pode ser utilizado pela manicure empresária para ampliar seus negócios.
Porém, a clientela que gosta de alongamento de unhas é mais exigente e deve estar disposta a pagar mais. Ou seja, a manicure precisa ficar esperta na hora de precificar o serviço. Caso contrário, pode sair no prejuízo.
Sendo assim, para ajudar a profissional a escolher quais alongamentos vai oferecer para as consumidoras, o Blog da Nati trouxe aqui as 5 principais técnicas de alongamento de unhas.
Neste post você vai saber mais sobre esses tipos de alongamentos, vai ter dicas de precificação e atendimento à cliente.
Vá direto ao assunto
1. Alongamento de unhas postiças
O alongamento que usa unhas postiças é um dos mais tradicionais da área de manicuração. Para a manicure é um dos mais fáceis, já que o material é mais barato e a aplicação não necessita de equipamentos caros, nem de técnicas muito elaboradas.
Para a cliente, é uma solução mais acessível, perfeita para ocasiões especiais, como casamentos, formaturas, festas de debutantes, etc.
As unhas postiças mais interessantes para a manicure são as que levam cola de unhas. Elas vem sem coloração, por isso, a profissional terá de fazer as unhas normalmente, com cutilagem e lixamento, colar as unhas postiças sobre as unhas naturais da cliente, lixar e/ou cortar as unhas artificiais e esmaltar.
Na hora de precificar é preciso considerar o valor das unhas postiças e da cola. Caso elas sejam compradas pela manicure, será preciso cobrar o valor da manicuração completa + serviço de aplicação das unhas (que seria colagem e lixamento técnico).
Porém, caso a cliente optar por levar a cola e as unhas por sua conta, então, o valor cobrado será da manicuração + aplicação das unhas.
Logo, a aplicação de unhas postiças nunca deve ser o mesmo valor de uma manicuração simples. Até porque, se a manicure cobrar o mesmo, sairá no prejuízo.
Saiba mais:
- Lixa de Unha: O Guia Essencial Para Unhas Naturais
- 1001 Segredinhos para UNHAS DE GEL Impecáveis
- Manicure, saiba o que é ticket médio e use essas 8 dicas para arrasar!
E se a cliente não quiser pagar?
Bem, neste caso, já existem unhas postiças adesivas no mercado. Estas vem com uma película que fixa as unhas artificiais e não necessita de grandes preparos. Geralmente, já vem coloridas, basta aplicar e sair para o compromisso. No caso, este modelo é mais indicado para a cliente aplicar em casa.
Sempre deixe claro para a cliente quais serão os serviços prestados. Assim, fica mais fácil para ela entender porquê o alongamento com postiças é mais caro do que a manicuração simples.
2. Alongamento de unhas com tips
O alongamento de unhas com tips é uma modalidade muito popular. E também, é um alongamento que possui diversas variações.
Dependendo das habilidades da manicure, e dos materiais disponíveis para ela trabalhar, o alongamento com tips pode ser combinado com unhas de porcelana e de gel UV.
A principal vantagem destas combinações é a queda do valor do material base. Por exemplo, uma unha moldada apenas em porcelana usa mais matéria-prima cara, ou seja, monômero e pó acrílico.
Já uma unha feita de tips e revestida com porcelana, fica mais leve para o bolso da profissional.
Essa adaptação é perfeita para quem não tem lixadeira com motor. Sem contar que também facilita e muito o procedimento para quem dificuldade em moldar a porcelana.
Quer ver mais dicas sobre aplicação de unhas postiças e tips? Confira:
- Unhas postiças: veja aqui passo a passo + dicas
- Unhas Primavera/Verão: Novidades e Tendências no Brasil e no Mundo
- Acrilfix: Tire suas dúvidas e aprenda a fazer
3. Gel
As unhas de gel são alongamentos feitos com um produto rico em partículas fotossensíveis, que são ativadas por meio da exposição aos raios ultra-violeta.
Esse tipo de alongamento é um dos mais duradouros e pode ser combinado com tips, além de também ser usado nos alongamentos de fibra de vidro.
Para construção do alongamento em gel é preciso ter alguns materiais específicos e um pouco mais caros, como a cabine UV, o próprio gel UV, primer, desidratador, etc.
Por ter uma série de detalhes técnicos e de segurança, é recomendável que a manicure faça um curso antes de iniciar seu aprendizado prático na área, que envolve mais custos.
Entretanto, este alongamento possui um valor agregado dos mais altos. Já que exige uma série de investimentos da profissional.
Veja mais dicas:
4. Fibra de vidro
O alongamento de unhas com fibras de vidro é uma técnica derivada das unhas de gel, já que é possível utilizar gel UV em sua construção.
A principal diferença entre as unhas de fibra de vidro são construídas com filamentos de vidro finíssimos e flexíveis. Essas cerdas ajudam a dar mais durabilidade e também um certo ar mais natural para as unhas artificiais.
Mesmo sendo um pouco mais cara do que as tips, a fibra de vidro possui um acabamento muito delicado. Inclusive, em alguns casos, chega a ficar idêntica a uma unha natural.
A durabilidade deste alongamento é tão bom quanto os das unhas de gel.
Quanto a valores, a manicure deve considerar o preço do gel + o da fibra de vidro utilizada em cada alongamento + mão de obra.
Confira alguns macetes sobre unhas de fibra de vidro:
- Unhas de fibra de vidro: 5 conselhos para iniciantes
- Conheça 3 maneiras de alongar suas unhas – dicas de manicure
- Unhas acrigel: 5 coisas que não te contaram sobre esta técnica
5. Porcelana
As unhas de porcelana são um tipo de alongamento de unhas que utiliza uma massa composta de pó acrílico e monômero líquido.
O material deste alongamento é mais duro, ideal para quem gosta de resistência. Entretanto, para a manicure, é um material mais difícil de trabalhar, pois por ser mais resistente, também é mais difícil de lixar.
As unhas de porcelana possuem uma vantagem para a manicure que está começando agora: elas não precisam de cabine UV para secar, por isso, apesar de ser mais difícil de lixar, ainda exige um investimento inicial um pouco menor.
Essa técnica da porcelana também pode ser mesclada com as tips ou com a fibra de vidro. Porém, apenas a porcelana é forte o suficiente para segurar a estrutura da unha.
Se você quer aprender a fazer unhas de porcelana, veja este post especial sobre o assunto:
- Unhas de porcelana: Confira aqui passo a passo + dicas de experts
- Unhas acrigel: 5 coisas que não te contaram sobre esta técnica
Agora, se você é manicure, não pode perder a oportunidade de ficar por dentro das principais tendências de unhas decoradas. Olha só:
- Unhas decoradas 2020: conheça as TOP 10 tendências que vão bombar!
- Manicuração: O Guia Essencial para Começar do Zero
Todos os esmaltes Nati você encontra AQUI: loja.nati.com.br
Lançamentos Nati Cosmética:
Adquira já o Kit de 42 cores de esmaltes + carimbo para francesinha
Adquira já a coleção de esmaltes Deu Match
A Nati é especialista em unhas