Toda manicure experiente sabe que só a prática leva à esmaltação perfeita. Mas, mesmo assim, saber no que você está errando é uma baita mão na roda!

E como a Nati quer que você arrase com unhas impecáveis, preparamos para você, além dos erros mais comuns na esmaltação, truques especiais de manicures experientes para dar mais durabilidade ao seu trabalho.

E mais: você ainda confere o passo a passo completo da esmaltação perfeita.

É muita coisa boa, gente! Vamos ver?

Esmaltação: 5 erros mais comuns

  1.  Não lixar a superfície da unha antes de passar a base;
  2. Passar camadas muito grossas de esmalte;
  3. Esmaltar com a mão pesada e lenta;
  4. Esquecer de passar a cobertura finalizadora (extra brilho ou fosca);
  5. Não usar um palito para tirar o excesso de borrados enquanto o esmalte ainda está fresco.

Esmaltação: 5 truques de manicure para + durabilidade

esmaltação lixamento

  1. Sempre retire a oleosidade das unhas antes de esmaltar. Para isso, utilize um algodão com álcool ou removedor;
  2. Use um esmalte cintilante bem clarinho antes de passar cores claras, como brancos, nudes claríssimos ou tom pastéis, por exemplo. Inclusive, uma ótima opção é o Polo, da coleção Brancos que Não Mancham, da Nati;
  3. Antes da esmaltação, em vez de usar base convencional, prefira uma base fosca ou um primer. No caso, você pode usar a Base Seda ou o Primer Nivelador da Nati;
  4. Coloque uma colher de óleo de banana no frasco de removedor de esmaltes, porque isso vai ajudar a potencializar seu efeito de remoção;
  5. Antes de limpar os borrados de cores mais escuras ou intensas, como preto, vermelho e marrom, por exemplo, passe Óleo Secante, pois isso vai ajudar a evitar manchas nos dedos e cutícula.

Passo a passo para uma esmaltação perfeita

esmaltação passo a passo

Primeiramente, invista em uma boa preparação das unhas. Além da cutilagem perfeita, capriche na lixação.

Não esqueça de lixar a superfície da unha, sempre com delicadeza e cuidado. Use a lixa bloco para polir, se possível. Principalmente em caso de unhas oleosas, que são as que nunca seguram o esmalte por muito tempo. Mais adiante vamos dar dicas específicas para estes casos, ok?

Antes de iniciar a esmaltação, coloque um pouco de álcool em um algodão (se não tiver, pode usar removedor sem óleo de banana) e passe nas unhas. Isso vai retirar os resíduos da lixação e a oleosidade que o amolecedor de cutículas pode ter deixado.

Na hora de esmaltar faça sempre camadas finas, deixe a mão leve, faça movimentos rápidos. A ordem correta para a esmaltação é: base protetora (ou esmalte cintilante claro quando o objetivo é evitar manchas), em seguida duas demãos do esmalte com a cor escolhida, depois finalize com a cobertura extra brilho ou fosca.

Sempre espere pelo menos alguns segundos para a demão secar para, então, passar a seguinte. Outra coisa muito importante é usar um palito para tirar o excesso de borrado em volta da unha quando o esmalte ainda está fresco. Assim: esmaltou uma demão na unha, passa o palito em seguida.

Unhas oleosas: o que fazer quando o esmalte não dura

esmaltação unhas oleosas esmalte não dura

Sempre acontece de uma cliente voltar um ou dois dias depois reclamando que o esmalte saiu. Se você faz a esmaltação corretamente, então, neste caso, é preciso observar as unhas dela e fazer alguns testes até encontrar a fórmula perfeita que faça a esmaltação durar mais.

Unhas oleosas tendem a soltar o esmalte com facilidade. Neste caso, além de lixar a superfície da unha antes de passar a base protetora, é importante passar algodão com álcool antes de esmaltar, pois ele retira a oleosidade natural e os resíduos de amolecedor de cutícula que ficou.

Se isso não funcionar, procure usar desidratador nas unhas dela antes da base protetora. Mas atenção: não faça isso toda a semana, procure alternar conforme perceber a oleosidade voltando.

Como evitar esmalte que descasca

Se a cliente não for alérgica, procure usar esmaltes que não sejam free ou hipoalergênicos, pois os produtos com composição tradicional tendem a ter uma fixação maior. Ou ainda experimentar uma linha com efeito gel, como nossa coleção Gel Sem Cabine.

Para unhas que lascam a esmaltação bem na pontinha, dá pra fazer o estilo unha carioca, que é quando você retira o esmalte da pontinha da unha com o palito envolto em algodão e embebido em removedor.

esmaltação estilo unha carioca

Se a cliente não gostar deste estilo, também é possível passar o pincel com esmalte na ponta da unha, meio por baixo também. Essa técnica ajuda a reforçar a esmaltação na ponta das unhas, evitando que descasque.

Outra dica boa, mas que dá um pouco de trabalho é passar o Ultra Secante da Nati, aquele sem óleo, entre as demãos de esmalte. Isso ajuda a cada demão secar mais rápido e durar mais.

5 Hábitos que fazem a esmaltação durar menos

Além disso, é importante que a cliente saiba que alguns hábitos podem fazer o esmalte sair mais rápido:

  • Água muito quente no banho amolece o esmalte e facilita que ele descasque;
  • Lavar a louça sem luvas;
  • Coçar qualquer parte do corpo danifica a esmaltação;
  • Esfregar a roupa com as mãos sem luvas;
  • Usar produtos de limpeza, como água sanitária por exemplo, sem luvas.

Dicas adicionais sobre esmaltação

esmaltação linda

Separamos mais dicas para você sair daqui sabendo muitos segredinhos de manicure, amiga linda! Confira!

Coloque uma gotinha de óleo de melaleuca na base protetora. Esse óleo ajuda a fortalecer a unha e ainda previne infecções por fungos. Só não dá pra usar em unhas oleosas, ok?

A grana tá curta? Então você pode usar soro fisiológico ou condicionador de cabelo como amolecedor de cutículas. Pode ser que não funcione tão bem, mas quebra um galho.

Uma camada fina de Pluma, Gelo ou Véu, todos da Nati, no meio de qualquer esmalte colorido não mancha e a cor fica mais vibrante. Duvida? Então vai lá testar e conta pra gente o que achou!

Clientes com cutículas muito finas e que despelam com facilidade precisam hidratar mais as unhas. Dê para ela, de presente, um potinho ou um sachê de óleo de coco. Ela vai amar!

Esmaltes velhos ficam mais grossos e, por isso, duram menos nas unhas. Para resolver isso, coloque uma gotinha de óleo de banana ou removedor no vidrinho e agite bem. Não exagere na quantidade, pois isso pode deixar o esmalte muito ralo.

Antes de esmaltar, use um pincel para passar amolecedor de cutícula ou um óleo secante ao redor da unha. Isso ajuda na hora de remover os borrados. Especialmente em caso de degradê ou ombré. Apenas tome cuidado para não passar a oleosidade para a superfície das unhas.

Ainda sobre o degradê, passar um cintilante transparente por cima dá um acabamento lindo!

Efeito de unhas encapsuladas com esmalte normal

unhas glitterinadas encapsuladas

Se você não faz esmaltação em gel, mas mesmo assim quer dar um efeito de unhas encapsuladas, fica tranquila, temos um truque mara para você! Esse tipo de unha ficou conhecida como glitterinada ou misturinha gliterinada.

Para fazer esse efeito, você vai precisar de 5 esmaltes:

  1. Base Seda;
  2. Ultra Glitter Dondoca;
  3. Poderosa (2 camadas);
  4. Intensificador de vermelho.

Lembre-se das dicas, mão leve, pinceladas rápidas. Primeiro, passe uma camada bem fininha de Base Seda da Nati.  Depois, passe uma demão de Noite. Mais uma camada de Ultra Glitter Dondoca. E então, passe uma camada de Poderosa. Para finalizar, passe o Intensificador de Vermelho.

Fica perfeito! Igual a uma unha encapsulada! Suas clientes vão amar, com certeza. E melhor: dura bastante.

Pode colocar cola no esmalte para durar mais?

Esse assunto é delicado, bonita. Existem profissionais que dizem que pode e outros que não recomendam. E também há casos de clientes que ficaram com as unhas seriamente danificadas por causa desta prática.

As que ousam fazer, colocam uma gotinha de cola específica para unhas no frasco do finalizador (fosco ou extra brilho).

Mas atenção: o excesso de cola e o uso de produtos que não são adequados para unhas, mesmo que tenham a mesma composição, fazem mal, pois colas convencionais possuem maior concentração de agentes químicos que são suavizados e mais diluídos em colas específicas. Por isso, usar cola no esmalte pode causar sérios danos às unhas, principalmente se usados diretamente na unha sem nenhuma camada de esmalte antes.

Outra informação importante é: clientes com alergia a esmaltes não podem usar a base com cola.

E mais: nunca se deve colocar o produto com cola diretamente na unha da cliente por semanas seguidas, por isso que quem costuma usar a misturinha só faz no extra brilho, pois desta forma o produto não entra em contato direto com as unhas.

Mas, de qualquer forma, gatona, a Nati Cosmética não indica este tipo de procedimento e não se responsabiliza por danos causados por uso indevido ou inadequado dessas dicas, ok? Todo cuidado é pouco.

Top Coat UV no lugar do Extra Brilho

Faça as unhas normalmente, mas no lugar no Extra Brilho, use um Top Coat UV e leve na cabine por alguns segundos. Isso vai aumentar muito a durabilidade da esmaltação. Mas, é preferível cobrar um valor a mais por esse acabamento.

Saiba mais:

Como evitar a formação de bolinhas na esmaltação

esmaltação dicas

A formação de bolinhas na esmaltação é causada pela temperatura do esmalte. Temperatura mais alta que o normal tende a causar esse problema. Para evitar a formação de bolinhas, você vai precisar dar uma atenção especial a temperatura.

Antes de mais nada, certifique-se de que as mãos da cliente estão mais frias antes da esmaltação. Então, faça a cliente lavar as mãos com água fria ou gelada antes de esmaltar. Outra opção é deixar o vidro de esmalte mergulhado em água gelada.

Outra dica importante é manter as mãos frias durante a secagem do esmalte. Para fazer isso, deixe as mãos da cliente sobre uma superfície mais fria, como um tampo de mármore, granito, ardósia ou até mesmo inox.

Uma vez nas unhas, nunca assopre o esmalte, nem o deixe exposto a um vento forte, como de ventilador ou ar condicionado direto. Não deixe a cliente agitar as mãos, pois isso também ocasiona bolinhas.

 

Uau! Quantas dicas, né? Quando for testar qualquer uma delas, compartilhe e marque a Nati no Instagram! E, se você é manicure iniciante, veja dicas para aumentar seus ganhos: